Categoria especial de ativos circulantes (Curto Prazo), estão diretamente relacionados à operação fim da empresa (Sendo transformados em produtos).
São subdivididos basicamente entre três etapas: Estoque de materiais, estoque em elaboração e estoque de acabados.
Estoque de Materiais
Annotations:
Corresponde à área de entrada das matérias-primas ou materiais secundários adquiridos nas compras efetuadas dos fornecedores da empresa. Devido ao fato de tais compras conterem impostos obrigatórios na sua comercialização, sua entrada deverá ser efetuada pelo valor líquido.
Os materiais permanecerão neste estoque até o momento da requisição para a produção.
Estoque em Elaboração
Annotations:
No momento da requisição, os materiais são enviados para a elaboração onde serão adicionados de Mão de Obra Direta (MOD) e de outros gastos de produção.
Essa elaboração poderá se desdobrar em várias etapas, percorrendo diferentes departamentos produtivos, até que o produto esteja finalizado (acabado).
Estoque de Acabados
Annotations:
Uma vez finalizado, o produto será encaminhado ao estoque de acabados, de onde saiu pela ocasião das vendas. No estoque de produtos acabados, o valor de cada unidade representa seu custo total final, o qual, no momento de sua saída pela venda, passará a ser denominado Custo do Produto Vendido (CPV).