Pedagogia de Projetos e Ensino pela Pesquisa

Description

Mind Map on Pedagogia de Projetos e Ensino pela Pesquisa, created by Emanuelle Milek on 26/03/2017.
Emanuelle Milek
Mind Map by Emanuelle Milek, updated more than 1 year ago
Emanuelle Milek
Created by Emanuelle Milek about 7 years ago
11
1

Resource summary

Pedagogia de Projetos e Ensino pela Pesquisa
  1. A Pedagogia de Projetos não é um método, pois a ideia de método é de trabalhar com objetivos e conteúdos pré-fixados, pré-determinados, apresentando uma sequencia regular, prevista e segura, refere-se à aplicação de fórmulas ou de uma série de regras.
    1. O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas e os percursos à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.
      1. Fernando Hernández (1998) vem discutindo o tema e define os projetos de trabalho não como uma metodologia, mas como uma concepção de ensino, uma maneira diferente de suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola e de ajudá-los a construir sua própria identidade.
        1. O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor. Hernández (1988) enfatiza ainda que o trabalho por projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola. Leite (1996) apresenta os Projetos de Trabalho não como uma nova técnica, mas como uma pedagogia que traduz uma concepção do conhecimento escolar.
          1. A pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade. Isto de fato pode ocorrer, pois o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas de conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.
            1. Os projetos de trabalho não se inserem apenas numa proposta de renovação de atividades, tornando-as criativas, e sim numa mudança de postura que exige o repensar da prática pedagógica, quebrando paradigmas já estabelecidos.
              1. A Pedagogia de Projetos é um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental para os mesmos.
                1. A proposta da Pedagogia de Projetos é promover uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e o currículo na prática pedagógica. Com a re-interpretação atual da metodologia, esse movimento tem fornecido subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discentes, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, mais do que na transmissão dos conhecimentos pelo professor.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Cell Parts & Genetics
                  Selam H
                  English Speech Analysis Terminology
                  Fionnghuala Malone
                  Was the Weimar Republic doomed from the start?
                  Louisa Wania
                  Circle Theorems
                  I Turner
                  Biology B1
                  Phoebe Drew
                  8 Motivational Quotes for Students
                  Andrea Leyden
                  Using GoConqr to teach Maths
                  Sarah Egan
                  GRE Verbal Reasoning Vocabulary Flashcards 1
                  Sarah Egan
                  Groups Starter Pack
                  Micheal Heffernan
                  2PR101 1.test - 7. část
                  Nikola Truong
                  1PR101 2.test - Část 5.
                  Nikola Truong