Sustentabilidade X Consumismo

Description

mapa conceitual que compara esses dois estilos e conceitos de vida.
Barbara Oliveira
Mind Map by Barbara Oliveira, updated more than 1 year ago More Less
Teo R,
Created by Teo R, over 7 years ago
Barbara Oliveira
Copied by Barbara Oliveira over 6 years ago
2
0

Resource summary

Sustentabilidade X Consumismo
  1. Consumismo
    1. Teve início desde que nosso mundo foi classificado como capitalista, onde o capital, o dinheiro, vale muito mais e tem maior prioridade e importância que uma vida sustentável e correta ecologicamente.
        1. Se baseia na troca de capital por produtos e na produção descontrolada e exploração de materiais para essa produção, tendo apenas um objetivo: o lucro.
          1. Essas atividades geram muita poluição por lado dos fabricantes e muito lixo por parte do consumidor, pois por terem esse objetivo os produtores fazem com que os consumidores precisem cada vez mais de mais produtos, utilizam várias estratégias para isso, como a mídia e o pensamento social, tendo sempre um produto mais moderno ou melhor que o que o consumidor tem, dando a impressão de que ele sempre presisará de mais e mais produtos, preenchendo seu objetivo.
      1. Sustentabilidade
        1. É um conceito relativamente novo pois começou a ser estudado e avaliado quando os recursos naturais e a condição do planeta para a nossa espécie começou a ameaçar nossas vidas.
          1. Consiste em uma vida sustentável, utilizando menos recursos naturais, tendo como base os 4 erres: reduzir o lixo, repensar a quantidade e a qualidade e se realmente há realmente nescessidade de consumo, reutilizar os produtos para não gerar tanto dano ambiental e reciclar o lixo sempre que possível.
            1. Tem como objetivo criar uma sociedade equilibrada com relação a utilização dos recursos e recuperar o que perdemos ecologicamente, economizar água, utilizar sacolas de pano ao invés de plástico, se esforçando para criar um ambiente ético ecologicamente e um bom futuro para outras gerações.
              1. E é nesse caso que esses dois estilos de vida se divergem, o capitalismo tem como objetivo lucrar sem se importar com as condições naturais de seu habitat, já a sustentabilidade pensa ao contrário, que não importa o que vamos ganhar financeiramente, importa criarmos algo menos egoísta e mais estável para nós e para os outros ao nosso redor.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        A sociedade de consumo e o meio ambiente global
        fabiano_juninho
        Direito ambiental
        GoConqr suporte .
        Ecologia I
        kyungsos
        Medicina
        Gabriel Lombarde
        Meio Ambiente
        Shinji Carvalho
        Mecânica Basica
        Dalmo Lacerda da Filho
        Tente traduzir as frases; depois, vire os cards para ver se respondeu corretamente:
        Regina Celia Ferreira Marques
        Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas organizações
        Guilherme Albuquerque
        PROJETO DE INTERVENÇÃO
        Sharla Maria Freitas de Souza
        Debate: AGRONEGÓCIO x MEIO AMBIENTE
        Arthur Rocha
        VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
        Aline Correia