Roteiro de Aprendizagem - Núcleo 3 - Ciclo 2

Description

Psicologia Mind Map on Roteiro de Aprendizagem - Núcleo 3 - Ciclo 2, created by Patrick Fragoso on 28/04/2018.
Patrick Fragoso
Mind Map by Patrick Fragoso, updated more than 1 year ago
Patrick Fragoso
Created by Patrick Fragoso almost 6 years ago
23
0

Resource summary

Roteiro de Aprendizagem - Núcleo 3 - Ciclo 2
  1. Além de um portfólio reflexivo, este mapa será uma revisitação futura do que aprendi neste ciclo tão interessante. Assim sendo, explicarei os conceitos dos respectivos temas e em seguida exemplos no meu cotidiano, e como este me influenciaram.
    1. Bandura
      1. Teoria da Modelagem

        Annotations:

        • Faço estágio de mediação para crianças especiais em uma escola municipal. Na sala de aula e proibido das crianças comerem balas ou lanches na sala de aula.  Um das crianças percebeu que eu estava com um chiclete na boca, logo comentou para professora e toda turma.  A professora repreendeu-o, alegando que eu não era aluno, portanto poderia estar mascando chiclete. Mas para os alunos continuarem a seguir a regra, eu dei o exemplo, e joguei meu chiclete no lixo para que o comportamento seja reproduzido por eles.
        1. Para Bandura a maior parte dos comportamentos humanos é aprendida por meio de exemplo, seja intencional ou acidentalmente. Aprendemos ao observar as outras pessoas e modelamos nosso comportamento pelo delas. Ver um modelo receber recompensa ou punição por apresentar um comportamento específico influenciará a imitação.
      2. Vigotsky
        1. Psicologia Histórico Cultural ou Teoria histórico Social
          1. Lev Vygotsky foi o primeiro psicologo moderno a enfatizar que a cultura se integra ao homem pela atividade cerebral, estimulada pela interação entre parceiros sociais mediada pela linguagem. A linguagem é a ferramenta que torna o animal homem, verdadeiramente humano.
            1. Mediação

              Annotations:

              • Seria justamente a minha função na instituição de ensino em que estou trabalhando.
              1. A cultura negocia o sentido das coisas através da linguagem, que realiza a mediação entre a coisa e a compreensão da coisa, uma certificação.
              2. Internalização

                Annotations:

                • A internalização é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, com ela que consigo fazer com que meu aluno use o conceito de algo, como a matemática, não só no exercício que foi proposto por mim, mas também pelo resto de sua vida.
                1. É o momento em que o aprendizado se completa. Quando a criança ao refletir sobre o nome e o significado de, por exemplo, uma cadeira, ao internaliza-los consegue abstrair o conceito e torna-lo universal, e então cadeira não cabe mais só na palavra "cadeira", porque a própria criança descobre os muitos sentidos da palavra que adquire assim novos tons, como: afetivos, emocionais, de memória, de sentimento ou de informação. Tudo via mediação da linguagem na troca com os outros e consigo mesmo.
                2. Zona de Desenvolvimento Proximal

                  Annotations:

                  • Com o ZDP aprendi que não devo dar as respostas das coisas que a criança tem o potencial de conseguir descobrir sozinho como por exemplo: Se a criança sabe o significado de "casa". Sabe a o fonema da silaba "ca" e o da "sa", então eu posso ajudar, mas não preciso dizer a resposta do que seria a junção das silabas "ca" + "sa"
                  1. Seria aquele espaço entre o que a criança já sabe fazer sozinha e aquilo que ela tem a potencialidade de vir a aprender, desde que seja assistida e aprenda com os outros.
            2. Piaget
              1. Fases do desenvolvimento

                Annotations:

                • Em meu estágio queria saber se a criança que estava tomando conta mesmo com a síndrome de down tinha o mesmo desenvolvimento das outras crianças do 2º ano. Então usei a teoria Piagetiana e observei a fala, a coordenação motora e seu nível de pensamento lógico para ver se ela se encontrava no mesmo estágio de desenvolvimento das crianças comuns. Ela não se encontrava, assim sendo, tive que usar exercícios que se adequasse a sua fase para ter um melhor desempenho na sua evolução cognitiva.
                1. Com sua teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis, as quais denomina estágios e períodos do desenvolvimento. Para Piaget, esses estágios caracterizam-se pelas diferentes maneiras do indivíduo interagir com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas dos esquemas de assimilação e acomodação.
                  1. Estágio Sensório-Motor (0-2 anos)
                    1. Este estágio de desenvolvimento é caracterizado pela forma como a criança entende o mundo, reunindo a experiência sensorial com a atividade física. Este é o período em que a criança melhora reflexos inatos.
                    2. Fase Pré-Operatória (2-7 anos)
                      1. É marcado pelo aparecimento da linguagem oral, a qual da possibilidade da criança construir esquemas de ação interiorizados. Nesta faze a criança pode substituir objeto, ações, situações e pessoas por signos, que são as palavras. O pensamento pré-operatório, recebe também o nome de pensamento egocêntrico, é um pensamento não flexível, tem como ponto de referência a própria criança. Outra característica é o animismo que é a atribuição de sentimentos e intenções as coisas e animais.
                      2. Estágio Operacional Concreto (7-11 anos)
                        1. É por volta desta idade que a criança desenvolve pensamento lógico e objetivo, ao longo dela as ações interiorizadas vão se tornando cada vez mais reversíveis, e portanto móveis e flexíveis. O pensamento torna-se menos egocêntrico e a criança é capaz de construir um conhecimento mais compativel com o mundo que a rodeia , o real e o fantástico não mais se misturarão em sua percepção.
                        2. Operacional Formal (11 anos e mais)
                          1. Este último período é caracterizado pela aquisição do raciocínio lógico em todas as circunstâncias, incluindo o raciocínio abstrato. O novo aspecto deste último período em relação à inteligência é, como Piaget menciona, a capacidade de formular uma hipótese sobre algo que eles não aprenderam especificamente.
                          2. Seja Piaget ou Vygotski, todos concordam em afirmar que a função primária da linguagem é a comunicação e o intercâmbio social, através da qual a criança representa o mundo que a cerca e que influenciará seu pensamento e suas ações no seu processo de desenvolvimento e de hominização.
                            1. Cada um destes autores traz a sua contribuição para um conhecimento psicológico da aprendizagem da linguagem:
                              1. Piaget aponta para a gênese social das representações da criança e como ela desenvolve sua visão de mundo.
                                1. Vygotski, concebendo o ser humano como manifestação de uma totalidade histórico-social, vê a linguagem como fundamental para o desenvolvimento da consciência de si e social de indivíduo, a qual se processa através da linguagem, do pensamento e das ações que o homem realiza ao se relacionar com outros homens.
                        3. Psicologia Social
                          1. O estudo cientifico da influencia reciproca entre as pessoas e do processo cognitivo gerado por esta interação.
                            1. Psicologia Social Cítica
                              1. Vem com uma proposta de ter um olhar mais apurado sobre determinada questão social que por hora é visto como “verdade” absoluta. O papel dela é realmente e trazer um olhar crítico para se adequar a realidade contemporanea e de paises emergentes como da América Latina.
                              2. Psicologia Social Sociológica
                                1. No começo tenderam a enfatizar principalmente os processos contido dentro do indivíduo responsáveis pelo modo o qual respondem aos estímulos sociais, enquanto os últimos tendem a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.
                                  1. Representações Sociais

                                    Annotations:

                                    • Eu aprendi com esse estudo que, mesmo não sendo muito ativista hoje, se tivesse nascido nos anos 50/60 com certeza faria parte do movimento hippie, já que sou uma pessoa muito pacifista, contra o consumismo, odeio o Nixon e amo o estilo de musica psicodélica que estourou nos anos seguintes.
                                    1. Se constrói no processo de comunicação, no qual o sujeito põe à prova, através de suas ações, o valor do posicionamento dos que se comunicam com ele, objetivando e selecionando seus comportamentos e coordenando-os em função de uma procura de personalização (identificação e diferenciação). A comunicação e a personalização determinam e são determinadas pelas representações, que implicam objetivação, seleção, coordenação das posições dos outros e de si mesmo.
                                    2. Consciência

                                      Annotations:

                                      • Quando eu percebo que eu sou uma pessoa muito comunicativa em aula e que posso ser sempre o primeiro a começar a falar sobre o tema proposto em aula e isso acomoda os outros da turma a se calarem é uma forma de consciência. Então eu voluntariamente, mesmo querendo falar, me calo para outros tomarem essa iniciativa que não deve ser tomada somente por mim em sala.
                                      1. Trata-se do ato psíquico que permite que a pessoa se enxerga no mundo, é o estado cognitivo através do qual um sujeito pode interagir com os estímulos externos que formam a realidade e, a partir dessa interação, interpreta-los.
                                        1. A consciência social, por sua vez, pode definir-se como sendo o conhecimento que uma pessoa tem do estado dos restantes integrantes da sua comunidade. Um indivíduo que tenha consciência social é precisamente consciente de como o ambiente pode favorecer ou prejudicar o desenvolvimento das pessoas.
                                      2. Alienação

                                        Annotations:

                                        • Quando estou no facebook, e as únicas noticias que aparecem para mim são aquelas que compactuam com minha inclinação politica e eu acho isso algo normal é um tipo de alienação. Então tendo consciência disso tenho que arrumar outras formas de obter minhas noticias, de modo que saia da minha zona de conforto para sair desse tipo de alienação.
                                        1. A alienação se caracteriza, pela atribuição de “naturalidade” aos fatos sociais; esta inversão do humano, do social, do histórico, como manifestação da natureza, faz com que todo conhecimento seja avaliado em termos de verdadeiro ou falso e de universal. Neste processo a “consciência” é reificada, negando-se como processo, ou seja, mantendo a alienação em relação ao que ele é como pessoa e, consequentemente, ao que ele é socialmente.
                                        2. Subjetividade

                                          Annotations:

                                          • Este conceito esta diretamente ligado ao que falei na nota do conceito de representações sociais.
                                          1. É constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o indivíduo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específico, decorrente de condições histórico-sociais.
                                          2. Identidade

                                            Annotations:

                                            • Este conceito também esta diretamente ligado ao que falei na nota do conceito de representações sociais.
                                            1. O reconhecimento do próprio de quem se trata, é aquilo que prova ser uma pessoa determinada e não outra, que passa por constantes mudanças durante a vida. Quando o indivíduo tem a capacidade de identificar a sua singularidade diante da sociedade do qual está inserido.
                                        3. Psicologia Social Psicológica
                                          1. Procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Excluindo a influencia dos grupos sociais.
                                            1. Atitude

                                              Annotations:

                                              • O ponto forte dessa aprendizagem é que agora tenho consciência desse conceito, mas o ponto fraco é que não necessariamente fará com que eu mude uma atitude que seria desfavorável para o grupo social que estou inserido.
                                              1. É uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira, uma tomada de posição intencional face a algum propósito. Uma atitude é uma tendência para responder a um objeto social (situação, pessoa, acontecimento) de modo favorável ou desfavorável.
                                              2. Valores

                                                Annotations:

                                                • Este fato alterou a minha vida porque agora gosto de observar os valores alheios para categorizar melhor meus julgamentos dos estereótipos.
                                                1. São crenças duradouras que guiam e determinam atitudes em relação a objetos e situações, ideologia, apresentação do self a outros, avaliações, julgamentos, justificações, comparações de si com outros e tentativas de influenciar outros.
                                                  1. Estas crenças podem vir a ser divididos em valores de:
                                                    1. Teoria
                                                      1. Estética
                                                        1. Praticidade
                                                          1. Atividade Social
                                                            1. Poder
                                                              1. Religião
                                                          2. Estereótipo

                                                            Annotations:

                                                            • Aprendi que somos o tempo todo julgados e "catalogados" na "lista" pessoal de estereótipos dos outros, então quando estou inserido em algum estereótipo que seja negativo para aquela pessoa que convivo tento me comportar de forma diferente na presença dela.
                                                            1. Na essência do preconceito estão as crenças sobre características pessoais que atribuimos a pessoas ou grupos, chamadas de estereótipos, é sua base cognitiva. Etimológicamente, deriva de duas palavras gregas: stereos e túpos, significando "rigido" e "traço", respectivamente.
                                                              1. Preconceito

                                                                Annotations:

                                                                • Aprendi com esta experiência que precisamos ir sempre além de um julgamento prévio com o outro para não fortalecer nossos preconceitos e termos mais harmonia em sociedade.
                                                                1. Referem-se, de uma forma ou de outra, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a individuos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam.
                                                                  1. Em sua essência, o preconceito é uma atitude
                                                                  2. Discriminação

                                                                    Annotations:

                                                                    • A aprendizagem desse conceito está diretamente ligada à nota escrita no conceito de preconceito.
                                                                    1. Quando estamos nos referindo a esfera do comportamento (expressões verbais hostis, condutas agressivas, etc.), fazemos uso do termo discriminação. Nesse caso, sentimentos hostis somados a crenças estereotipadas desaguam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e a atos manifestos de agressividade.
                                                          Show full summary Hide full summary

                                                          Similar

                                                          PSICOLOGIA DA GESTALT
                                                          eleuterapara
                                                          DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                                                          eleuterapara
                                                          Behaviorismo - Skinner
                                                          Suliane Makelry
                                                          Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                                                          Silvio R. Urbano da Silva
                                                          Quiz sobre Freud
                                                          Yasmin Padovan
                                                          Mediação de Vygotsky
                                                          claudinhadsc
                                                          TERAPIA FAMILIAR
                                                          dacir martins
                                                          POLÍTICAS PÚBLICAS
                                                          Alan Nunes
                                                          PSICOMETRIA
                                                          Alan Nunes
                                                          TEORIA SEXUAL FREUD
                                                          eleuterapara
                                                          Psicologia da Educação
                                                          rsgomes88