Bronquite Asmática

tiago batista
Mind Map by tiago batista, updated more than 1 year ago
tiago batista
Created by tiago batista over 2 years ago
0
0

Description

Referencias : Organização Mundial de Saúde (OMS)

Resource summary

Bronquite Asmática
1 É uma doença pulmonar causada pelo estreitamento dos bronquíolos, que dificultam a passagem do ar e provocam as contrações broncoespasmos, que reduzem ou impossibilitam a respiração.
1.1  Dados Epidemiológicos: De acordo com senso de 2010, a população total de brasileiros do gênero masculino é de 93.406.990 (noventa e três milhões, quatrocentos e seis mil, novecentos e noventa), dentre esse contingente, 3,6% (3.362.652) dos homens adultos sofrem de Bronquite Asmática.
2 Causas A bronquite infecciosa manifesta-se com maior frequência durante o Inverno. Pode ser causada por vírus, bactérias e, especialmente, por gérmenes semelhantes às bactérias, como Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia. Podem sofrer de ataques repetidos os fumadores e as pessoas que sofrem de doenças crônicas pulmonares ou das vias aéreas inferiores, que dificultam a eliminação de partículas aspiradas nos brônquios. As infecções recorrentes podem ser consequência de uma sinusite crônica, de bronquiectasias, de alergias e, nas crianças, de amígdalas e de adenóides inflamados.
2.1 Tratamento Os adultos podem tomar aspirina ou paracetamol para baixar a febre e aliviar o mal-estar, mas as crianças devem tomar somente paracetamol. Recomenda-se o repouso e a ingestão abundante de líquidos. Os antibióticos administram-se a doentes com sintomas de bronquite produzidos por uma infecção bacteriana (no caso de uma expectoração com expectoração de cor amarela ou verde e febre alta) e a doentes que já sofrem de uma doença pulmonar. Os adultos podem tomar trimetoprim/sulfametoxazol, tetraciclina ou ampicilina. Administra-se, com frequência, eritromicina quando se considera a possibilidade de uma pneumonia por Mycoplasma. Nas crianças, a amoxicilina é o fármaco preferido habitualmente. Os antibióticos não são úteis em infecções víricas. Uma cultura da expectoração pode indicar a necessidade de outro tipo de antibiótico quando os sintomas forem persistentes ou recorrentes ou quando a bronquite for muito grave.
3 Prevenção e Tratamento A principal forma de prevenção é manter as boas condições de resistência orgânica. O tratamento consiste em alimentação rica, repouso, umidificação do ar, uso de analgésicos, antitérmicos, sedativos da tosse e expectorantes, antiinflamatórios e, em alguns casos, antibióticos. A bronquite, em geral não é fatal; mesmo em casos acompanhados de complicações, elas podem ser superadas, desde que o paciente apresente boas condições de resistência orgânica.
4 A bronquite pode ser
4.1 Aguda Causada por vírus ou bactérias, raramente por fungos. A poluição ambiental e o cigarro, geralmente, agravam os sintomas. As crises são de curta duração, por volta de uma a duas semanas.
4.2 Crônica É uma extensão da forma aguda e os sintomas pioram de manhã. É conhecida como a “tosse dos fumantes”, já que pode ser provocada única e exclusivamente pela fumaça do cigarro. A retenção do muco se dá pelo aumento da sua consistência, redução da atividade dos cílios e menor permeabilidade dos brônquios. Tal efeito resulta na obstrução brônquica, favorecendo as infecções. Manifesta-se, principalmente, em pessoas de meia-idade e fumantes.
5 Recomendações A medida mais importante para o tratamento da bronquite é parar de fumar. Se você não consegue, tente fumar menos e evite locais onde haja pessoas fumando Utilize máscara ou outro equipamento protetor, se você trabalha sujeito à inalação de elementos irritantes Ingira bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória Não impeça a tosse produtiva Evite locais onde o ar seja seco demais.
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography Quiz
PatrickNoonan
Symbols in Lord of the Flies
lowri_luxton
Enzymes and Respiration
I Turner
Using GoConqr to teach science
Sarah Egan
1PR101 2.test - Část 18.
Nikola Truong
Specific Topic 7.2 Timber
T Andrews
SISTEMAS NERVIOSO Y REPRODUCTIVO
Gerardo Corona García
4ta "P" de la mezcla de mercadeo: PROMOCIÓN
Gabriela Sánchez Idrovo
Key Biology Definitions/Terms
Chelsie Cottingham
Vocabulário - Numbers and Colors
Aline Nicomédio
Ingenieria Genetica
denisse Hoselin Rosas Larios