Geografia e Historia de Goiás

Description

Mind Map on Geografia e Historia de Goiás, created by Fabiana Lemos on 12/10/2014.
Fabiana Lemos
Mind Map by Fabiana Lemos, updated more than 1 year ago
Fabiana Lemos
Created by Fabiana Lemos over 9 years ago
100
4

Resource summary

Geografia e Historia de Goiás
  1. origina-se da denominação da tribo indígena ‘guaiás’
    1. clima é tropical
      1. limita-se ao norte com o Tocantins; a leste e sudeste com Minas Gerais; a leste com a Bahia; a sudoeste com o Mato Grosso do Sul; e a oeste com o Mato Grosso.
        1. Suas terras são drenadas principalmente pelos rios Tocantins, Araguaia e Paranaíba.
          1. Destacam-se ainda no Estado, os rios Aporé, Corumbá, São Marcos, Claro e Maranhão.
            1. No rio Araguaia encontra-se a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial brasileira
              1. Com exceção da pequena área onde domina a floresta tropical, conhecida como Mato Grosso de Goiás, a maior parte do território do Estado de Goiás apresenta o tipo de vegetação escassa do cerrado.
                1. A população do Estado de Goiás é de 4.170.906 habitantes, distribuídos em 232 municípios, com densidade demográfica de 12,2 habitantes por km2.
                  1. as cidades mais populosas do Estado encontram-se Goiânia, a capital, seguida por Anápolis, e Luziânia.
      2. Economia - Baseia-se na produção agrícola e na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecção, mobiliário, metalúrgica e madeireira. Na agricultura destacase a produção de arroz, café, algodão herbáceo, feijão, milho, soja, sorgo, trigo, cana-de-açúcar e tomate. A criação pecuária de bovinos, suínos, bubalinos, além de eqüinos, asininos, ovinos e aves. Produz também água mineral, amianto, calcário, fosfato, níquel, ouro, cianita, manganês, nióbio e vermiculita.
        1. Formação Histórica - Os colonizadores portugueses chegaram pela primeira vez na região após quase um século do descobrimento do Brasil. As primeiras ocupações deveram-se a expedições de aventureiros bandeirantes provenientes de São Paulo, entre as quais destacou-se a de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, que seguia em busca de ouro, tendo encontrado as primeiras jazidas no final do século XVII. A colonização de Goiás deveu-se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo no século XVI, em busca de melhores terras para o gado. Em 1744, a região, antes pertencente ao Estado de São Paulo, foi separada e elevada à categoria de província. A partir de 1860, a lavoura e a pecuária tornaram-se as atividades principais da região, ao mesmo tempo em que a atividade de mineração do ouro entrou em decadência devido ao esgotamento das minas. A navegação a vapor e a abertura de estradas, no final do século XIX, possibilitaram o escoamento dos produtos cultivados no Estado, perm
          1. Indígenas - Existem atualmente quatro áreas indígenas no Estado de Goiás, três das quais já se encontram demarcadas pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI, órgão do Governo Federal responsável pela questão indígena no País. A população indígena do Estado não ultrapassa 120 habitantes e ocupa área de 39.781 hectares, abrangendo os municípios de Aruanã, Cavalcante, Minaçu, Colinas do Sul, Nova América e Rubiataba.
            1. Transporte - A rede ferroviária é constituída por apenas uma linha-tronco, que, partindo de Araguari, no Triângulo Mineiro, alcança Goiandira, Ipameri, Pires do Rio, Silvânia, Leopoldo de Bulhões e Anápolis. Da linha-tronco partem dois ramais, um em direção a Brasília e outro em direção a Goiânia.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Vocabulário Inglês Básico
              miminoma
              Crime and Deviance with sociological methods key terms
              emzelise1996
              Electromagnetism: Magnetic Flux Density & Magnetic Flux 2
              tatemae.honne
              A-level French Vocabulary
              Andrea Leyden
              GCSE AQA Physics - Unit 1
              James Jolliffe
              Biology (B3)
              Sian Griffiths
              The structure of the heart
              rachel_w
              Contract Law
              sherhui94
              2PR101 1.test - Doplňující otázky
              Nikola Truong
              1PR101 2.test - Část 1.
              Nikola Truong