Sistema urinário

Description

Mind Map on Sistema urinário, created by Jonathan Nazário on 12/11/2018.
Jonathan Nazário
Mind Map by Jonathan Nazário, updated more than 1 year ago
Jonathan Nazário
Created by Jonathan Nazário over 5 years ago
20
0

Resource summary

Sistema urinário
  1. O Sistema Urinário ou Aparelho Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as "impurezas" do sangue que circula no organismo.
    1. O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
    2. Rins

      Annotations:

      • Os rins são órgãos que se situam na parte posterior da cavidade abdominal, localizados um em cada lado da coluna vertebral. São de cor vermelho - escuro e têm o formato semelhante ao de um grão de feijão e do tamanho aproximado de uma mão fechada.
      • Os rins se ligam ao sistema circulatório através da artéria renal e da veia renal, e com as vias urinárias pelos ureteres. As artérias renais são ramificações muito finas que formam pequenos emaranhados chamados glomérulos. Cada glomérulo é envolvido por uma estrutura arredondada, chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
      1. Bexiga urinária

        Annotations:

        • Órgão muscular elástico, uma espécie de bolsa, que está situada na parte inferior do abdome com a função de acumular a urina que chega dos ureteres. Portanto, a bexiga recebe e armazena temporariamente a urina e quando o volume chega a mais ou menos 300 ml, os sensores nervosos da parede da bexiga enviam mensagens ao sistema nervoso, fazendo com que tenhamos vontade de urinar.
        • Na parte inferior da bexiga, encontra-se um esfíncter - músculo circular que fecha a uretra e controla a micção. Quando a bexiga está cheia o esfíncter se contrai, empurrando a urina em direção a uretra, de onde então é lançada para fora do corpo. A capacidade máxima de urina na bexiga é de aproximadamente 1 litro.
        1. Ureteres

          Annotations:

          • São dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga.
          1. Uretra

            Annotations:

            • Tubo muscular, que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e transporta somente a urina. A uretra masculina mede cerca de 20 cm e transporta a urina para fora do corpo, e também o esperma.
            1. Sistema urinário feminino

              Annotations:

              • O canal da uretra no sistema urinário feminino, que estende-se da bexiga ao orifício externo no vestíbulo, é bem menor que o masculino, medindo aproximadamente 5 cm. Essa característica da anatomia feminina, canal da uretra curto, facilita a ocorrência de infecções urinárias nas mulheres.
              1. Sistema urinário masculino

                Annotations:

                • O sistema urinário masculino, difere do feminino na medida em que a uretra, canal que conduz a urina da bexiga para o exterior, também é utilizado para liberação do esperma no ato da ejaculação. Dividida em três partes: prostática, cavernosa e membranosa, a uretra masculina mede aproximadamente 20 cm e estende-se do orifício uretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Sistema excretor
                Ana Luiza Zuquim
                A-level French Vocabulary
                Andrea Leyden
                A-Level Physics: Course Overview
                cian.buckley+1
                Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)
                miminoma
                Biology Unit 1
                anna.mat1997
                Sociology Key Words
                kazoakley
                English Language Terms
                ekimlauretta
                STEM AND LEAF DIAGRAMS
                Elliot O'Leary
                Maths Revision
                Asmaa Ali
                RadioTelefonia
                Adriana Forero
                2PR101 1. test - 5. část
                Nikola Truong