Perícia

Neimar Soares
Mind Map by Neimar Soares, updated about 2 months ago
Neimar Soares
Created by Neimar Soares about 2 months ago
1
0

Description

Perícia

Resource summary

Perícia
1 É o exame realizado por profissional com conhecimentos técnicos, a fim de auxiliar o julgador na formação de sua convicção. Pode ser realizada na fase de inquérito policial ou do processo, a qualquer dia e hora.
2 Prazo de 10 dias para elaboração do laudo, prorrogável em casos excepcionais.
3 O laudo pericial é o documento elaborado pelos peritos, resultante do que foi examinado na perícia.
4 A autoridade que determinar a perícia e as partes poderão poderão oferecer quesitos até o ato.
5 Deve ser realizada a perícia por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
5.1 Poderão ser designados peritos se a perícia for complexa, abrangendo mais de uma área de conhecimento especializado.
5.2 Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior na área específica com a natureza do exame e prestarão o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo.
5.3 Havendo divergência entre dois peritos, o juiz nomeará um terceiro. Se este divergir também de ambos, determinará a realização de nova perícia.
5.4 Havendo omissão ou falha, o juiz poderá determinar a realização de exame complementar.
6 É facultado ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado de indicar assistente técnico, bem como oferecer quesitos.
6.1 Este deve ser admitido pelo juiz e atuará após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelo perito oficial, sendo as partes intimadas desta decisão.
6.2 O material probatório que serviu de base à perícia será disponibilizado no ambiente do órgão, que manterá a sua guarda, e na presença de perito oficial, para exame dos assistentes, salvo se for impossível a sua conservação.
7 As partes podem, durante o curso do processo judicial, requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem as provas ou para responderem a quesitos.
7.1 Devem ser encaminhadas com antecedência mínima de 10 dias, podendo os peritos apresentar as respostas em laudo complementar.
8 Na realização de perícia por carta precatória, quem nomeia os peritos é o Juízo deprecado.
8.1 Se for crime de ação penal privada e houver acordo entre as partes, a nomeação pode ser feita pelo Juízo deprecante.
9 O juiz não está vinculado ao laudo elaborado pelos peritos, podendo julgar contrariamente às suas conclusões, desde que o faça fundamentadamente.
9.1 Sistema Liberatório
10 Perito: é o expert, pessoa que tenha curso superior na área que vai atuar no exame. Sendo perito oficial, concursado, basta apenas um para assinar o Laudo e não é necessário firmar compromisso.
Show full summary Hide full summary

Similar

TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Direito Previdenciário
Taty Tesch