GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Aula 02 - Contas

Fabio Lagares Direito - Mapas Mentais English

Map content

Aula 02 - Contas

  1. Conceito

    • As contas contábeis são utilizadas para registrar elementos semelhantes do patrimônio, possibilitando o controle e acompanhamento necessários ao fornecimento de informações para a tomada de decisão e para o controle do patrimônio. Sendo assim, a conta “Caixa”, por exemplo, é uma conta do ativo que registra as variações ocorridas com o numerário que a empresa guarda fora do banco. As entidades possuem certa liberdade na nomenclatura das contas, desde que identifiquem corretamente os elementos do patrimônio aos quais se referem. No entanto, vale destacar o teor do §2º, art. 176, da Lei n. 6.404/76, senão vejamos: “Art. 176. § 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".  
    • Contas são nomes dados ao componentes
      • Componentes PATRIMONIAIS e de RESULTADOS
        • Através delas são feitos os REGISTROS contábeis
          • Quantificam os componentes por meio de saldos DEVEDORES e CREDORES
            • Contas semelhantes poderão ser agrupadas
              • Pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 do valor do respectivo grupo de contas
                • É VEDADA a utilização de designações GENÉRICAS, como "diversas contas" ou "contas-correntes".
  2. Débito, crédito e saldo

    • MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS OU MÉTODO VENEZIANO
      • →A todo o débito corresponde um ou mais créditos
        • → O total de débito é exatamente igual ao total de crédito
          • → ∑ débitos = ∑ créditos
            • → Um ou mais débitos em uma ou mais contas deve corresponder a um ou mais créditos de valor equivalente em uma ou mais contas.
              • →Para vários créditos, é desnecessário que existam vários débitos, basta que os valores das aplicações e das fontes de recursos sejam exatamente iguais
  3. Natureza das contas

    • ≈ Devedora → Aumenta a Débito e diminui a Crédito → Ativo, Despesa, Redutora de Passivo e Redutora do PL.
      • As contas do ativo e as despesas possuem natureza devedora, pois o saldo aumenta com débitos e diminui com créditos.  Para as contas redutoras, o raciocínio é inverso: redutoras do ativo possuem natureza credora e redutoras do passivo e PL possuem natureza devedora.
      • ≈ Credora – Aumenta a Crédito e diminui a Débito → Passivo, Receita, Redutora de Ativo, PL
        • As contas do passivo (inclui PL) e as receitas são de natureza credora, pois o saldo aumenta com créditos e diminui com débitos.   Para as contas redutoras, o raciocínio é inverso: redutoras do ativo possuem natureza credora e redutoras do passivo e PL possuem natureza devedora.
        • ≈ Entrada no Ativo → Bens e Direitos → Debitar
          • ≈ Saída no Ativo → Bens e Direitos → Creditar
            • ≈ Entrada no Passivo → Obrigações → Creditar
              • ≈ Saída no Passivo → Obrigações à Debitar
                • ≈ Despesas → apropriação (reconhecimento) → Debitar
                  • ≈ Receitas → apropriação (reconhecimento) → Creditar
                    • Contas REDUTORAS ou RETIFICADORAS = Diminuem o valor do respectivo grupo. Ela têm a função de garantir que um determinado grupo de contas reflita com fidedignidade a realidade patrimonial da entidade. Assim, pertencem ao mesmo grupo patrimonial (ativo, passivo, etc.), mas possuem natureza diversa (credora ou devedora, conforme o caso).
                      • Representação (“Conta em T”) é o que denominamos de Razonete
                        • O lado esquerdo de uma conta é o lado dos débitos e o lado direito de uma conta é o lado dos créditos
                          • As contas de natureza DEVEDORA são representativas de APLICAÇÕES de recursos, enquanto as contas de natureza CREDORA são representativas de FONTE ou ORIGEM de recursos
                            • → Conta ESTÁVEL CREDORA = quando sempre assume SALDO CREDOR (EX Capital Social)
                              • → Conta ESTÁVEL DEVEDORA = quando sempre assume SALDO DEVEDOR (EX Caixa)
                                • → Conta INSTÁVEL = quando assume saldo CREDOR OU DEVEDOR, dependendo da situação (EX conta Lucros e Prejuízos Acumulados)
                                  • → Débito e crédito, em contabilidade, podem ser considerados, respectivamente, sinônimos de aumento e diminuição do saldo das contas. Porém, conforme estudamos no item referente à natureza das contas, para as contas de natureza devedora, o débito representa aumento de saldo e o crédito representa diminuição do saldo. Já para as contas de natureza credora, o raciocínio é justamente o inverso: débito representa diminuição do saldo e crédito representa aumento de saldo.
  4. Funções e estruturas das contas

    • Função
      • →representar os itens patrimoniais e de resultado
        • →controlam e movimentam todos os componentes patrimoniais
    • Estrutura
      • → A conta é composta pelos elementos essenciais: data; histórico; débito; crédito; e saldo.
        • → Essa estrutura é encontrada no Livro Razão
          • → No entanto, para fins de controle da movimentação das contas, existe uma estrutura simplificada das contas contábeis("Conta em T” ou “Razonete”)
            • Lembre-se que o razonete possui dois lados, um para registro das entradas e outro para o registro das saídas, de acordo com a natureza das contas. Conforme já comentado, convencionou-se denominar o lado esquerdo do razonete de lado do débito. O lado direito, por sua vez, de lado do crédito. Assim, as contas do ativo e as despesas (natureza devedora) terão registradas suas entradas no lado esquerdo do razonete e suas saídas no lado direito do razonete. As contas de natureza credora (passivo e receitas) possuem o raciocínio inverso: entradas no lado direito e saídas no lado esquerdo.  
  5. Plano de Contas

    • → Conceito: conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade
      • → Objetivo: uniformizar os registros contábeis de uma entidade
        • ↓Para isso, o plano de contas relaciona todas as contas a serem utilizadas no registro das variações patrimoniais.
          • ↓ plano de contas deve ser flexível, permitindo a exclusão ou inclusão de contas, acompanhando a dinâmica das operações da entidade
            • → Em geral, cada entidade elabora o seu plano de contas de acordo com suas peculiaridades.
              • → Elementos essenciais:
                • ↓ELENCO de contas
                  • O elenco de contas (ou rol de contas) nada mais é do que a relação de contas (intitulação) e respectivos códigos utilizados pela entidade.
                  • ↓ MODELOS de demonstrações padronizadas
                    • ↓ MANUAL de contas (código, intitulação, função, funcionamento, natureza, critérios de avaliação, exemplos de lançamentos, roteiros para conciliações)
                      •  Envolve as seguintes informações: código numérico, intitulação, função, funcionamento, natureza e os critérios de avaliação de cada conta, exemplos de lançamentos apropriados para o registro de operações não triviais, roteiros para conciliações, além de informações referentes aos documentos suportes dos registros contábeis. Perceba que é um elemento bem detalhado.
                      • O manual de contas objetiva apresentar informações detalhadas de cada conta (um guia para o contabilista registrar uniformemente todos os eventos envolvidos na gestão do patrimônio da entidade).
                        • O manual de contas objetiva apresentar informações detalhadas de cada conta, ou seja, é um guia para o contabilista registrar uniformemente todos os eventos envolvidos na gestão do patrimônio da entidade. Envolve as seguintes informações: código numérico, intitulação, função, funcionamento, natureza e os critérios de avaliação de cada conta, exemplos de lançamentos apropriados para o registro de operações não triviais, roteiros para conciliações, além de informações referentes aos documentos suportes dos registros contábeis. Perceba que é um elemento bem detalhado.
  6. Teoria das contas

    • 1) Teoria Personalista
      • → O patrimônio é o objeto a ser administrado (segrega as contas que representam a situação estática (bens, direitos, obrigações e PL) das contas que representam a situação dinâmica (receitas e despesas)
        • Cada conta representa uma pessoa (daí o nome personalista):
          • → Proprietários: PL, Receitas e Despesas
            • representam os sócios, na qualidade de titulares do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da empresa
            • →Agentes Consignatários: Pessoa a quem o proprietário confia a guarda dos bens da empresa.
              • → Agentes Correspondentes: Pessoas que não pertencem à entidade. São os direitos e as obrigações da empresa
    • 2) Teoria Materialista
      • → As contas só devem existir enquanto existirem os elementos MATERIAIS (bens, direitos, obrigações, Patrimônio Líquido, despesas e receitas) por ela representados na entidade
        • → Classificação das contas
          • → Contas Integrais: Ativo e Passivo
            • → Contas Diferenciais: PL, Receitas e Despesas
    • 3) Teoria Patrimonialista
      • → Utilizada atualmente na contabilidade
        • → Contas Patrimoniais: Ativo, Passivo, PL
          •  representam os bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido, ou seja, representam o patrimônio da entidade em determinado momento, por meio do Balanço Patrimonial. As contas patrimoniais são subdivididas em contas ativas e contas passivas. 
          • → Contas de Resultado: Receitas e Despesas
            • representam as receitas e despesas da entidade. As contas de resultado surgem durante o exercício contábil e encerram-se ao final do mesmo exercício. É por meio dessas contas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades. As contas de resultado são subdivididas em Contas de Despesa e Contas de Receita. Existem, ainda, as contas de compensação, também denominadas de extrapatrimoniais:  
            • ↓ Não estão no balanço patrimonial
              • ↓ Aparecem na DRE (Demonstração dos resultados do exercício)
                • ↓ Após o cálculo do lucro/prejuízo do exercício, o resultado é transferido para o PL (balanço patrimonial)
                  • →Contas de Compensação (Extrapatrimoniais): compreendem um sistema de contas próprias para o registro de atos administrativos relevantes (atos que podem afetar futuramente o patrimônio da entidade) (EX: hipotecas)
                    •  Nesse sentido, as contas de compensação são utilizadas para registrar não os fatos, mas os atos administrativos relevantes dentro da entidade. Um exemplo clássico dessas contas são as hipotecas.
          • ↓Representam Bens, Direitos, obrigações e PL
  7. Contas e subcotas

    • →As contas contábeis podem ser subdivididas em subcontas de maneira a individualizar o registro, melhorando o controle contábil.
      • ↓Contas Sintéticas: contas que consolidam os saldos de contas a ela vinculadas (resume os dados das subcotas) Ex: Bancos
        • ↓Contas Analíticas: são as contas utilizadas para controle e acompanhamento específicos (subcotas) Ex: Banco do Brasil e Caixa econômica
  8. Dica para identificação das contas

    • Reserva de = PL
      • Custo de... = despesa
        • A receber... = ativo
          • A pagar... passivo
            • A recolher... = passivo
              • Salários, depreciação = despesa
                • Vendas = Receita
                  • Bens = Ativos (móveis, imóveis, máquinas, veículos...)

Information

Description
Direito - Mapas Mentais (Contabilidade) Mind Map on Aula 02 - Contas, created by Fabio Lagares on 06/07/2020.
Created by
Fabio Lagares
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?