REVOLUÇÃO INGLESA

Description

principais pontos da revolução inglesa
pedrohenrique amorim
Mind Map by pedrohenrique amorim, updated more than 1 year ago
pedrohenrique amorim
Created by pedrohenrique amorim over 3 years ago
45
0

Resource summary

REVOLUÇÃO INGLESA
  1. Podemos dividir o processo histórico da Revolução Inglesa em quatro fases principais: 1) Revolução Puritana e a Guerra Civil; 2) República de Oliver Cromwell; 3) Restauração da dinastia dos Stuart; 4) Revolução Gloriosa.
    1. Revolução Puritana e Guerra Civil (1640-1649): Teoria do Direito Divino;Censura à Liberdade Religiosa;Direitos do Povo: (As atitudes do rei levaram os puritanos a apelar em defesa da Carta Magna e aos direitos de todos os súditos ingleses.);Consequências Com a morte de Charles I, a monarquia foi abolida e foi declarada república na Inglaterra.
      1. “República” de Oliver Cromwell (1649-1658):A República de Cromwell foi um período de exceção na história da monarquia do Reino Unido, caracterizado por uma revolta do Parlamento diante de um monarca que não tolerava objeções aos seus desejos e que acabou executado por traição à pátria. Entre os anos de 1641 e 1649, aconteceu a revolta que levou o nome de Revolução Puritana, e de 1649 a 1658 foi o breve período em que a Inglaterra se constituiu em uma República, com a abolição da monarquia vigente à época e a execução pública do rei. Oliver Cromwell, militar e político inglês convertido ao puritanismo, foi o líder mais importante da Revolução Puritana e responsável por dar nome ao único período republicano da história inglesa. Ao fim de todo esse processo, a Inglaterra viveu a consolidação do mercantilismo burguês e lançou as bases para a revolução industrial que aconteceria no século seguinte.
        1. Restauração da Dinastia Stuart: Revolução Inglesa Com a restauração dos Stuart, os problemas religiosos e políticos não acabam. O rei Charles II era abertamente favorável a uma política de tolerância religiosa, mas o Parlamento, dominado pelos protestantes era contra. Igualmente, o soberano assina leis que favorecem a Igreja Anglicana em detrimento de outras correntes do protestantismo e da Igreja Católica. A disputa entre o Parlamento e o Rei se aprofundou quando se descobriu que o irmão de Charles II, Jaime, era católico. Isto fez surgir duas vertentes políticas que até hoje existem na política britânica: Whigs: desejavam excluir Jaime da linha de sucessão ao trono; Tory: não queriam excluir Jaime da linha de sucessão ao trono. Naturalmente, o rei Charles II se alinhou aos Tories desencadeando uma perseguição aos Whigs. Como não teve filhos com sua esposa e Jaime o sucederia, as sobrinhas tiveram que ser cri
          1. Revolução Gloriosa (1688) A Revolução Gloriosa encerra um período de revoluções na Inglaterra iniciado pela Revolução Puritana. Religião e política estavam intimamente ligadas nesta época. A crença do indivíduo determinava a sua posição política e por isso era tão importante definir qual seria a religião do reino e do soberano. Por isso, a burguesia só via com bons olhos o fortalecimento da religião protestante que defendia a limitação do poder do monarca através do Parlamento. Desta maneira, o católico Jaime II sempre foi visto com desconfiança. O Parlamento conspira para que o trono seja entregue a seu sobrinho Guilherme que havia se casado com sua filha, a princesa Maria II. Jaime II foge para França. Por sua vez, Guilherme e Maria são recebidos como reis na Inglaterra. Em seguida, é instituída a monarquia parlamentarista que limita consideravelmente o poder do soberano no governo.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            História do Brasil - Período Colonial
            alessandra
            Períodos da História do Brasil
            GoConqr suporte .
            A CIVILIZAÇÃO ROMANA
            Lucas Villar
            Hebreus, Fenícios e Persas
            Júlia Flores
            Mercantilismo
            Professor Junior
            Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
            Professor Junior
            SEGUNDO REINADO
            Lucas Villar
            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            Feudalismo
            Malu Miralha
            Iluminismo
            Priscila Reinaldo
            República Velha
            Vitor Gomes