Reações de adição

Description

...
hanayel2
Mind Map by hanayel2, updated more than 1 year ago
hanayel2
Created by hanayel2 almost 9 years ago
43
2

Resource summary

Reações de adição

Annotations:

  • As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos. São caracterizadas pela quebra das ligações duplas e triplas. Nos hidrocarbonetos insaturados, a quebra ocorre na ligação mais fraca (ligação π) e ocorre a formação de duas novas ligações (ligações δ). As principais reações de adição são:- hidrogenação catalítica- halogenação- adição de HX- adição de água- adição a aromático
  1. Adições a ligação dupla C=C
    1. Adições comuns
      1. adição de hidrogenio

        Annotations:

        • Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. O gás hidrogênio é adicionado com a ajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt).   Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens.  Na indústria química de alimentos é muito conhecida. Serve de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.
        1. adição de halogênios

          Annotations:

          • A halogenação é uma reação de adição onde adiciona-se halogênio (Cl2 e Br2) a um alceno ou alcadieno. A halogenação forma como produto di-haletos vicinais, ou seja, dois halogênios vizinhos.
          1. adição de halogenidretos
            1. adição de agua

              Annotations:

              • Esta reação de adição também é chamada de hidratação de alceno. Ocorre de maneira semelhante com a reação de adição de HX.  É uma reação catalisada por ácido e também segue a regra de Markovnikov. O hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado e a hidroxila no carbono menos hidrogenado.  Formam como produto, álcool primário e secundário.
            2. adição em alcenos superiores

              Annotations:

              • em todas as reações de adição apresentadas ate agora, usamos CH2=CH2 como exemplo de alceno. em alcenos superiores, isto é, com cadeias carbonicas maiores.
              1. Adições ao nucleo benzenico

                Annotations:

                • As ligações duplas existentes no anel benzênico nos dão a primeira impressão de que deveriam ser fáceis as reações de adição.
              2. Adições a ligações duplas conjugadas

                Annotations:

                • Ligações duplas são chamadas de conjugadas quando estão separadas por apenas uma ligação simples, como acontece no composto CH2=CH-CH=CH2 Havendo reagente em exesso, esses alcadienos ou dienos darão reaçoes em dobro, quando comparados com os alcenos.
                1. Adições a ligação tripla

                  Annotations:

                  • O ponto vuneravel dos alcinos é a ligação tripla. embora sejam menos reativas que as ligaçoes duplas, as tripas quebradas duas vezes darão em dobro as mesmas reaçoes de adição vistas para os alcenos
                  1. adição tripla

                    Annotations:

                    • 1.Adição de halogênios A teoria da adição dos halogênios a uma tripla ligação carbono-carbono é semelhante a da adição às olefinas. A adição de cloro, por exemplo, ao acetileno, produz, intermediariamente, o 1,2-dicloroetileno, seguindo-se a formação de 1,1,2,2-tetracloroetano. C CH H + Cl C CH H Cl Cl C CH H ClCl 2.Adição de hidrácidos A adição de HCl ao acetileno ou a compostos relacionados, efetua-se em presença de catalisadores, como HgCl2, em temperaturas que variam, normalmente, entre 110 e 180oC. C CH H + ClH C CH H H H Cl Normalmente, a reaçãopára no cloreto de vinila. Uma nova adição pode ser obtida em presença de cloreto de alumínio. H H Cl H H Cl+ AlCl C CH H H Cl + H HCl ClH H Quer se trate de HCl, HBr ou HI, a reação fornece, apenas, o halogeneto de vinila, podendo-se utilizar como catalisador o HgCl2, já citado, ou o cloreto cuproso. AlClCH3 CH2 C C H HCl CH3 CH2 C CH HCl CH3 CH2 C CH3 2.Adição de água As reações de hidratação são efetuadas com ácido sulfúrico diluído a 85- 90oC, utilizando catalisadores do tipo do sulfato mercúrico ou sulfato férrico. OH CH3 C CH3 CH3 C CCH3 CH3 H CCH3 3.Reações de vinilação Uma reação é chamada devinilação qiando conduz à formação de derivados vinílicos. Em itens anteriores, vimos a formação de derivados vinílicos: cloreto de vinila e do álcool vinílico ( instável ) ClCH OH Em presença de catalisadores apropriados é possível obter: 4.Formação de acetiletos Os alquinos reagem com o sódio metálico formando acetiletos. No caso particular do acetileno, forma-se uma mistura de acetiletos mono e disódico. C CH H2 + 3 Na C CH Na ++ C C Na+ Na Nesse caso, ocorre, também, uma reação de redução. C CH H +3 Na C CH Na ++2 2 CH2 CH2 Substitui-se, nesse caso, o sódio metálico pela sodamida. C CH H + Na 2NH2 C C Na Se quisermos obter o acetileto di-sódico, faremos passar acetileno sobre amoníaco líquido, contendo sodamida. C CH H + Na 2NH2 C C Na O excesso de acetileno produz, como na equação anterior, o acetileto monosódico.Se a reação se efetua com um alquino diferente do acetileno, obteremos, logicamente, um acetileto monosódico. O acetileno forma, também, acetiletos, quando fazemos que o mesmo passe através de uma solução de sal de prata ou de cobre, em presença de A finalidade do hidróxido de amônio é neutralizar o HNO3 e o HCl, formando nitrato de amônio mais água e cloreto de amônio mais água, respectivamente. H NH OH+ NO NH + H2O HCl + NH OH NHCl + H2O Os acetiletos de cobre e de prata, quando secos, são explosivos: o primeiro, tem cor púrpura, e o segundo é branco. 5.Reação com os reagentes de Grignard Os alquinos reagem com os reativos deGrignard produzindo alcanos e derivados di-halomagnesianos. C C H + CH3MgCl CH + C CH MgCl
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    PROPRIEDADES COLIGATIVAS
                    Yani
                    Dicionário de Química
                    Alessandra S.
                    Princípios da Química
                    GoConqr suporte .
                    REAÇÕES QUÍMICAS
                    alessandra
                    Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                    GoConqr suporte .
                    TERMOQUÍMICA
                    Yani
                    CINÉTICA QUÍMICA
                    Yani
                    Endotérmico ou Exotérmico?
                    Andrea Borges
                    Molaridade
                    Alessandra S.
                    Classificação Periódica dos Elementos
                    Mariana Nogueira
                    GEOMETRIA MOLECULAR
                    Yani