ALFAMA - METODOLOGIA

Carlos Alberto Rocha
Mind Map by Carlos Alberto Rocha, updated more than 1 year ago More Less
Carlos Alberto Rocha
Created by Carlos Alberto Rocha about 4 years ago
6
0
0

Description

curso alfama
Tags

Resource summary

ALFAMA - METODOLOGIA
1 EAD
1.1 Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e/ou tempos diferentes.
1.2 MOORE apud MORAES definiu o Ensino a Distância como a família de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas a partir das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.
1.3 MORAN conceitua EAD como ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
1.4 O professor argentino Gustavo Cirigliano (1983:1920) assinala que a Educação a Distância é um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos se situa, de um lado, a relação presencial professor-aluno e de outro, a educação autodidata, aberta, cujo aluno não precisa da ajuda do professor. Nesse contexto, ele afirma: Na Educação a Distância, onde não há contato direto entre educador e educando, é exigido que os conteúdos sejam tratados de modo especial, isto é, tenham urna estrutura ou organização que os torne cognoscíveis a distância. Essa necessidade de tratamento especial, exigida pela “distância” é que valoriza o “esboço de instrução”, enquanto um modo de tratar e estruturar os conteúdos para torná-los compreensíveis. Na Educação a Distância, onde se coloca em contato o estudante com o “material estruturado”, isto é, conteúdos organizados segundo seu esboço, é como se o próprio professor estivesse presente no texto ou no material, graças ao esboço.
1.5 EXERCÍCIO
1.5.1 CITE CARACTERISCAS
1.5.1.1 Administrar mecanismos de comunicação que enriquecem os recursos de aprendizagem e transformem a separação concreta espaço-temporal entre o professor-aluno eliminando a dependência do ensino face a face. • Melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas. • A organização de apoio-tutoria é um elemento potencializador da aprendizagem individual. Nas instituições tradicionais quem ensina basicamente é o professor, na EAD é a instituição, isto é, uma rede de pessoas responsáveis por incentivar, motivar, guiar, facilitar e avaliar o aluno. • Estabelecer a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma sequência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno. • Alcançar níveis de custos decrescentes, já que, depois de um forte investimento financeiro inicial produzem-se coberturas de ampla margem de expansão. • Realizar esforços que permitam combinar a centralização da produção com a descentral
1.6 evolução da EAD
1.6.1 As primeiras experiências da EaD no mundo aconteceram em: • 1833 na Suécia em um curso de contabilidade; • 1840 foram ministradas as primeiras práticas na Inglaterra; • 1856 na Alemanha; • 1874 nos Estados Unidos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Criando Cursos On-Line com Qualidade
David Venancio
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ilda_silverio
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Apresentação do Curso
Wirlanda Josino
Docente EAD
Daniela Cherobin6085
TUTORIA EM EAD
Carlos Henrique Lima
Mapa conceitual em EAD
Janja