Tabela Periódica

marianacpcamarin
Mind Map by marianacpcamarin, updated more than 1 year ago
marianacpcamarin
Created by marianacpcamarin about 4 years ago
5
2

Description

ENEM Química Mind Map on Tabela Periódica, created by marianacpcamarin on 01/12/2016.

Resource summary

Tabela Periódica
1 1A: metais alcalinos
1.1 2A: alc terrosos
1.1.1 3A:Boro
1.1.1.1 4A: CARBONO
1.1.1.1.1 5A: Nitrogenio
1.1.1.1.1.1 6A: Calcogenios
1.1.1.1.1.1.1 7A:HALOGENIOS
1.1.1.1.1.1.1.1 8A:NOBRES
2 Raio Atomico: Em uma família, da tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e no período aumenta da direita para esquerda. Para esta regra não é admitido os gases nobres, já que possuem o maior raio atômico em cada período
2.1 Volume Atômico: Na tabela periódica, os valores do volume atômico aumentam de cima para baixo nas famílias e em um período, do centro para as extremidades da tabela.
2.1.1 Densidade Absoluta: Esta variação, no estado sólido é uma propriedade periódica. Na tabela periódica, os valores de densidades aumentam, nas famílias de cima para baixo e nos períodos, das extremidades para o centro.
2.1.1.1 Eletronegatividade É a tendência que um átomo tem de atrair elétrons. É muito característico dos não-metais.aumenta nas famílias, de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita. O elemento mais eletronegativo é o flúor (F), com valor de eletronegatividade 3,98.
3 Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição : Ponto de Fusão é a temperatura onde a matéria passa da fase sólida para a fase líquida. Ponto de Ebulição é a temperatura onde a matéria passa da fase líquida para a gasosa. Na tabela periódica, os valores de PF e de PE variam numa família, à esquerda da tabela, aumenta de baixo para cima e à direta da tabela, aumenta de cima para baixo. Nos períodos, aumenta das extremidades para o centro.
3.1 Potencial de Ionização: Quanto maior o raio atômico, menor a atração do núcleo com o seu elétron mais afastado. Então é mais fácil de “arrancar” o elétron. Consequentemente é menor a energia de ionização. O potencial de ionização aumenta, nas famílias de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.
3.1.1 Eletropositividade : É a tendência que um átomo tem de perder elétrons. É muito característico dos metais. Pode ser também chamado de caráter metálico. É o inverso da eletronegatividade. A eletropositividade aumenta conforme o raio atômico aumenta. A eletropositividade aumenta nas famílias, de cima para baixo, e nos períodos, da direita para a esquerda.
3.2 Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica A afinidade eletrônica aumenta conforme o raio atômico diminui. É importante para os não-metais. Os elementos mais eletroafins são os halogênios e o oxigênio. A eletroafinidade, na tabela periódica, aumenta nas famílias de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.
3.2.1 Calor Específico É uma propriedade aperiódica. O calor específico do elemento no estado sólido sempre diminui com o aumento do número atômico. O calor específico é a quantidade de calor necessária para elevar a 1°C a temperatura de 1g do elemento.
Show full summary Hide full summary

Similar

Dicionário de Química
Alessandra S.
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Questionário - Tabela Periódica dos Elementos
corinasaldanha