Tabela Periódica

Description

ENEM Química Mind Map on Tabela Periódica, created by marianacpcamarin on 12/01/2016.
marianacpcamarin
Mind Map by marianacpcamarin, updated more than 1 year ago
marianacpcamarin
Created by marianacpcamarin over 8 years ago
9
2

Resource summary

Tabela Periódica
  1. 1A: metais alcalinos
    1. 2A: alc terrosos
      1. 3A:Boro
        1. 4A: CARBONO
          1. 5A: Nitrogenio
            1. 6A: Calcogenios
              1. 7A:HALOGENIOS
                1. 8A:NOBRES
    2. Raio Atomico: Em uma família, da tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e no período aumenta da direita para esquerda. Para esta regra não é admitido os gases nobres, já que possuem o maior raio atômico em cada período
      1. Volume Atômico: Na tabela periódica, os valores do volume atômico aumentam de cima para baixo nas famílias e em um período, do centro para as extremidades da tabela.
        1. Densidade Absoluta: Esta variação, no estado sólido é uma propriedade periódica. Na tabela periódica, os valores de densidades aumentam, nas famílias de cima para baixo e nos períodos, das extremidades para o centro.
          1. Eletronegatividade É a tendência que um átomo tem de atrair elétrons. É muito característico dos não-metais.aumenta nas famílias, de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita. O elemento mais eletronegativo é o flúor (F), com valor de eletronegatividade 3,98.
      2. Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição : Ponto de Fusão é a temperatura onde a matéria passa da fase sólida para a fase líquida. Ponto de Ebulição é a temperatura onde a matéria passa da fase líquida para a gasosa. Na tabela periódica, os valores de PF e de PE variam numa família, à esquerda da tabela, aumenta de baixo para cima e à direta da tabela, aumenta de cima para baixo. Nos períodos, aumenta das extremidades para o centro.
        1. Potencial de Ionização: Quanto maior o raio atômico, menor a atração do núcleo com o seu elétron mais afastado. Então é mais fácil de “arrancar” o elétron. Consequentemente é menor a energia de ionização. O potencial de ionização aumenta, nas famílias de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.
          1. Eletropositividade : É a tendência que um átomo tem de perder elétrons. É muito característico dos metais. Pode ser também chamado de caráter metálico. É o inverso da eletronegatividade. A eletropositividade aumenta conforme o raio atômico aumenta. A eletropositividade aumenta nas famílias, de cima para baixo, e nos períodos, da direita para a esquerda.
          2. Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica A afinidade eletrônica aumenta conforme o raio atômico diminui. É importante para os não-metais. Os elementos mais eletroafins são os halogênios e o oxigênio. A eletroafinidade, na tabela periódica, aumenta nas famílias de baixo para cima e nos períodos da esquerda para a direita.
            1. Calor Específico É uma propriedade aperiódica. O calor específico do elemento no estado sólido sempre diminui com o aumento do número atômico. O calor específico é a quantidade de calor necessária para elevar a 1°C a temperatura de 1g do elemento.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          PROPRIEDADES COLIGATIVAS
          Yani
          Dicionário de Química
          Alessandra S.
          Princípios da Química
          GoConqr suporte .
          REAÇÕES QUÍMICAS
          alessandra
          Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
          GoConqr suporte .
          TERMOQUÍMICA
          Yani
          CINÉTICA QUÍMICA
          Yani
          Endotérmico ou Exotérmico?
          Andrea Borges
          Molaridade
          Alessandra S.
          Classificação Periódica dos Elementos
          Mariana Nogueira
          GEOMETRIA MOLECULAR
          Yani