Segunda Etapa da Educação Básica: Ensino Fundamental

Emanuelle Milek
Mind Map by Emanuelle Milek, updated more than 1 year ago
Emanuelle Milek
Created by Emanuelle Milek about 4 years ago
110
2

Description

Mind Map on Segunda Etapa da Educação Básica: Ensino Fundamental, created by Emanuelle Milek on 01/15/2016.
Tags

Resource summary

Segunda Etapa da Educação Básica: Ensino Fundamental
1 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - 9.394/1996
1.1 Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006) I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
1.2 Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997) § 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. (Incluído pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997) § 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso. (Incluído pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)
1.3 Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. § 1º São ressalvados os casos do ensino noturno e das formas alternativas de organização autorizadas nesta Lei. § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.
2 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - 13.005/2014
2.1 Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
2.2 Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3o (terceiro) ano do ensino fundamental.
2.2.1 Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Psicologia da Educação
rsgomes88
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA SaberesNecessários à Prática Educativa
gsbelem
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU: Limites e Contribuições.
sandro.ufop
Estratégias Metodológicas para o Ensino Superior
Emanuelle Milek
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
vanessasenez
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
joseasfarina
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
vanessasenez