CLASSICISMO

Jéssica Santos
Mind Map by Jéssica Santos, updated more than 1 year ago
Jéssica Santos
Created by Jéssica Santos about 6 years ago
661
2

Description

Mind Map on CLASSICISMO, created by Jéssica Santos on 12/10/2013.

Resource summary

CLASSICISMO
1 O SÉCULO XV TRAZ O SER HUMANO PARA O CENTRO DOS ACONTECIMENTOS RELEGANDO PARA SEGUNDO PLANO O DEUS TODO-PODEROSO DO PERÍODO MEDIEVAL. ESSA MUDANÇA DE MENTALIDADE, QUE SE INICIOU COM O HUMANISMO, CHEGA AO APOGEU COM O RENASCIMENTO
1.1 A EUROPA
1.1.1 O ABANDONO DA PERSPECTIVA TEOCÊNTRICA MEDIEVAL E A RETOMADA DOS ENSINAMENTOS E MODELOS DA GRÉCIA E DE ROMA DEFINEM O RENASCIMENTO. ESSE TERMO FOI ESCOLHIDO PARA IDENTIFICAR O DESEJO DE PROMOVER UMA RENOVAÇÃO FILOSÓFICA, ARTÍSTICA, ECONÔMICA E POLÍTICA, DE MODO A RECRIAR, NA EUROPA, UMA SOCIEDADE ORGANIZADA A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
1.1.1.1 O CLASSICISMO: VALORIZAÇÃO DAS REALIZAÇÕES HUMANAS
1.1.1.1.1 NAS OBRAS DOS MESTRES GREGOS E ROMANOS OS ARTISTAS DO RENASCIMENTO ENCONTRARAM O MODELO IDEAL PARA DEFINIR O "NOVO" INDIVÍDUO.
1.1.1.1.1.1 O PROJETO LITERÁRIO DO CLASSICISMO
1.1.1.1.1.1.1 ASSOCIADO AO RENASCIMENTO, O CLASSICISMO REVELA EM SEU NOME A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE SEU PROJETO LITERÁRIO: A RETOMADA DE MODELOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
1.2 OS AGENTES DO DISCURSO
1.2.1 AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PROMOVIDAS PELO ENRIQUECIMENTO DAS CIDADES AFETARÃO DIRETAMENTE O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DA LITERATURA DO CLASSICISMO. A CIRCULAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS CONTINUA SOB O IMPACTO DA INVENÇÃO DA PRENSA MÓVEL
1.2.1.1 • O CLASSICISMO E O PÚBLICO
1.2.1.1.1 NA EUROPA DO RENASCIMENTO, AS CORTES AINDA SÃO CENTROS DE PODER E , PORTANTO, DE PRODUÇÃO CULTURAL. A CULTURA TORNA-SE, PARA ESSAS PESSOAS, SINÔNIMOS DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL, JÁ QUE NÃO CONTAM COM UM SANGUE "NOBRE" QUE LHES GARANTA PRESTÍGIO E RECONHECIMENTO IMEDIATO.
2 CRIAÇÃO E IMITAÇÃO
2.1 O CONCEITO DE ORIGINALIDADE NA CRIAÇÃO LITERÁRIA É UMA INVENÇÃO MODERNA. DURANTE O RENASCIMENTO,OS ESCRITOS INVESTIRAM NA RECRIAÇÃO DE TEMAS CLÁSSICOS E RETOMARAM, EM SUAS OBRAS,O PRINCÍPIO ARISTOTÉLICO DA MIMESE.
2.1.1 OLHAR RACIONAL PARA O MUNDO
2.1.1.1 PARA REVELAR O QUE ESTÁ NO UNIVERSO, O ARTISTA DO CLASSICISMO ADOTA A RAZÃO COMO PARÂMETRO DE OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE. O SONETO, TIPO DE COMPOSIÇÃO PREFERIDA DOS CLÁSSICOS, REVELA O DESEJO DE ADAPTAR A EXPRESSÃO LÍRICA A UMA FORMA QUE PERMITA O DESENVOLVIMENTO DE UM RACIOCÍNIO COMPLETO.
3 PERSPECTIVA DE VIDA
3.1 OUTRA CONSEQUÊNCIA DO DESEJO DE COMPREENDER O MUNDO É PROCURAR CONHECER A NATUREZA HUMANA. OS GRANDES ARTISTAS SE PREOCUPAVAM EM COMPREENDER A MECÂNICA DOS MOVIMENTOS PARA SEREM CAPAZES DE REPRESENTAR O CORPO HUMANO DE MODO HARMÔNICO, RESPEITANDO AS RELAÇÕES DE PROPORÇÃO ENTRE AS PARTES E REVELANDO UMA CONCEPÇÃO DE BELEZA ASSOCIADA À HARMONIA E À SIMETRIA.
3.1.1 TENDÊNCIA A UNIVERSIDADE
3.1.1.1 A BUSCA DE NOVOS TERRITÓRIOS E A EXPANSÃO COMERCIAL AMPLIAM OS HORIZONTES HUMANOS. EM TERMOS ESPACIAIS, O MUNDO DO RENASCIMENTO É MUITO MAIOR DO QUE CONHECIDO NA IDADE MÉDIA.
3.2 O RESGATE DA POESIA CLÁSSICA
3.2.1 OS POEMAS DO CLASSICISMO GIRAM EM TORNO DA TEMÁTICA AMOROSA OU BUCÓLICA. A POESIA ÉPICA, QUE EXALTAVA OS FEITOS HEROICOS, TAMBÉM É RETOMADA.
3.2.1.1 LINGUAGEM E FORMAS
3.2.1.1.1 OS SONETOS DE PETRARCA MOSTRAM UM NOVO MODO DE TRATAR A TEMÁTICA AMOROSA, EM VOGA NA ITÁLIA DESDE O SÉCULO XIII E CHAMADO DE "DOCE ESTILO NOVO". A INFLUÊNCIA GRECO-LATINA TAMBÉM SE MANIFESTA NO REAPARECIMENTO DA ODE E DA ELEGIA, MAS O SONETO CONTINUA SENDO A FORMA POÉTICA PREDOMINANTE.
Show full summary Hide full summary

Similar

Classicismo
Laryssa Valencise
Classicismo
thiagosilva327
Classicismo Online
pomposelle.mei
Escolas Literárias
Lucas Souza
Classicismo (XIV - XVIII)
Leonardo Menegon
Escolas
Julia Marchi
Literatura — Testes/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo
Classicismo
Ingridy Vieira
Classicismo
Marcele Oliveira
Classicismo
Milena Rodrigues