Classicismo

Ítalo Alcântara
Mind Map by Ítalo Alcântara, updated more than 1 year ago
Ítalo Alcântara
Created by Ítalo Alcântara about 6 years ago
67
2

Description

Mind Map on Classicismo, created by Ítalo Alcântara on 12/18/2013.

Resource summary

Classicismo
1 A Europa do Renascimento
1.1 O abandono da perspectiva teocêntrica medieval e a retomada dos ensinamentos e modelos da Grécia e de Roma definem o Renascimento.
2 O Classicismo: Valorização das realizações humanas
2.1 Classicismo é a denominação da tendência artística que revitalizou a tradição clássica de afirmar a superioridade humana.
2.2 Para recriar os ideais da Antiguidade greco-latina, o Classicismo valorizou as proporções, o equilíbrio das composições, a harmonia das formas e a idealização da realidade.
2.3 Manifestou-se tanto nas artes plásticas quanto na música, na literatura e na filosofia.
3 Projeto literário do Classicismo
3.1 Retomar os modelos da Antiguidade clássica.
3.1.1 Adotar a razão como parâmetro de observação e interpretação da realidade.
3.1.1.1 Afirmação da superioridade humana (antropocentrismo)
3.1.1.1.1 Valorização do esforço individual
4 Classicismo e o público
4.1 Na Europa do Renascimento, as cortes ainda são centros de poder e, portanto, de produção cultural. O enriquecimento dos mercadores e comerciantes, porém, amplia o público dos textos literários e filosóficos, incluindo agora a burguesia em ascensão.
5 Criação e imitação
5.1 Durante o Renascimento, os escritores investiram na recriação de temas clássicos e retomaram, em suas obras, o princípio aristotélico da mimese.
5.1.1 Para revelar o que está no universo, o artista do Classicismo adota a razão como parâmetro de observação e interpretação da realidade.
6 Perspectiva humanista
6.1 Os grandes artistas se preocupavam em compreender a mecânica dos movimentos para serem capazes de representar o corpo humano de modo harmônico, respeitando as relações de proporções entre as partes e revelando uma concepção de beleza associada à harmonia e à simetria.
7 O resgate da poesia clássica
7.1 Os poemas do Classicismo giram em torno da temática amorosa ou bucólica. A poesia épica, que exaltava os feitos heroicos, também é retomada.
7.1.1 A natureza com expressão de beleza, harmonia e equilíbrio também é frequentemente usada como termo de comparação para a beleza feminina ou como parâmetro para os sentimentos humanos.
8 Linguagem e formas
8.1 A influência greco-latina também se manifesta no reaparecimento da ode e da elegia, mas o soneto continua sendo a forma poética predominante.
8.1.1 Já os versos de dez sílabas métricas, chamados de medida nova, substituem a preferência medieval e humanista pelos versos de sete e cinco sílabas métricas, denominados medida velha.
9 O Classicismo em Portugal
9.1 Francisco de Sá de Miranda: entre o passado e o presente
9.1.1 Usou a medida nova e a velha em seus poemas, que, pelos temas abordados, também revelam uma face voltada para o passado e outra para o presente.
9.2 Luíz Vaz de Camões é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
10 A poesia lírica camoniana
10.1 Camões escreveu sonetos, ode, éclogas e elegias. Usou, com maestria, os metros característicos da medida velha e nova.
10.1.1 As redondilhas camonianas eram compostas geralmente de um mote e uma ou mais estrofes que constituíam voltas ou glosas ao mote.
10.1.1.1 Nos sonetos haviam absoluto domínio da medida nova.
10.1.1.1.1 Sofrimento amoroso
Show full summary Hide full summary

Similar

Classicismo
Laryssa Valencise
Classicismo
thiagosilva327
Classicismo Online
pomposelle.mei
Escolas Literárias
Lucas Souza
Classicismo (XIV - XVIII)
Leonardo Menegon
Escolas
Julia Marchi
Literatura — Testes/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo
Classicismo
Ingridy Vieira
Classicismo
Marcele Oliveira
Classicismo
Milena Rodrigues