Quimica

Fátima Chafir
Mind Map by Fátima Chafir, updated more than 1 year ago
Fátima Chafir
Created by Fátima Chafir about 4 years ago
17
0

Description

Mind Map on Quimica, created by Fátima Chafir on 02/23/2016.

Resource summary

Quimica
1 Eletronegatividade
1.1 A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.
1.1.1 Energia de Ionização
1.1.1.1 É a energia mínima necessária para “arrancar” um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso
1.1.1.1.1 Geometria molecular
1.1.1.1.1.1 As geometrias moleculares são:
1.1.1.1.1.1.1 Linear: Para moléculas diatômicas (com dois átomos) .Angular: Para moléculas triatômicas com sobra de elétrons. Trigonal Planar: Para moléculas tetratômicas sem sobra de elétrons. Piramidal: Para moléculas tetratômica, com sobra de um par de elétrons. Tetraédrica: Para moléculas pentatômicas com átomo central.
1.1.1.1.1.1.2 Raio atômico
1.1.1.1.1.1.2.1 Representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência)
2 Polaridade
2.1 Durante as ligações químicas, podem sobrar elétrons do átomo central. Então: - molécula polar – quando não sobram elétrons do átomo central. - molécula apolar – quando sobram elétrons do átomo central.
2.1.1 Ligações químicas
2.1.1.1 Ligação Apolar: A diferença de eletronegatividade tem que ser igual à zero. Geralmente, acontece em moléculas de átomos iguais. Ligação Polar: A diferença de eletronegatividade tem que diferente de zero. Geralmente, acontece em moléculas de átomos diferentes.
2.1.1.1.1 Forças intermoleculares
2.1.1.1.1.1 Forças dipolo-dipolo: são aquelas presentes em compostos polares. Força dipolo-induzido: interação causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula. Ligações de hidrogênio: interação mais intensa que ocorre entre moléculas contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor e oxigênio.
2.1.1.1.1.1.1 Tabela periódica
2.1.1.1.1.1.1.1 A tabela periódica é uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. A organização é feita com base na ordem crescente do número atômico (número de prótons no átomo), na configuração eletrônica dos átomos dos elementos
Show full summary Hide full summary

Similar

REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani