Sistemas da informação

Gustavo Berlanda
Mind Map by Gustavo Berlanda, updated more than 1 year ago
Gustavo Berlanda
Created by Gustavo Berlanda over 4 years ago
15
0

Description

ICFES/Saber 11 Sistema da informação Mind Map on Sistemas da informação, created by Gustavo Berlanda on 06/03/2016.

Resource summary

Sistemas da informação
1 Planejamento Estratégico

Annotations:

  • É um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
1.1 Visão

Annotations:

  • É o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “Onde queremos estar?”
1.2 Missão

Annotations:

  • Razão de existir e objetivo da instituição. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global.
1.3 Valores

Annotations:

  • são o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização.
2 Levantamento de necessidades

Annotations:

  • Identificar as necessidades de uma instituiçap
3 SMART

Annotations:

  • Ao contrário da missão, que é definida de forma genérica, os objetivos devem ser definidos de forma concreta e devem apresentar as seguintes características.
3.1 Especifico

Annotations:

  • Os objetivos devem ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender (não devem ser generalistas). Devem compreender algo que possa ser claramente atingido.
3.2 Mensuravel

Annotations:

  • Sendo os objetivos constituídos por desejos ou aspirações, devem ser passíveis de serem avaliados, através da definição de parâmetros (verificar se foram ou não atingidos).
3.3 Alcançavel

Annotations:

  • Os objetivos têm que ser alcançáveis. Este aspecto implica que os objetivos sejam propostos em consonância com todos os seus intervenientes, para que estejam motivados e compreenderem os objetivos, e como consequência, compreenderem as suas dificuldades. Devem ser definidos de modo congruente com o momento e os recursos.
3.4 Relevante

Annotations:

  • Só se faz planejamento de coisas importantes dentro da empresa, portanto, o objetivo em questão precisa ser relevante para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa.
3.5 Temporal

Annotations:

  • Os objetivos devem ser estabelecidos com um limite temporal bem definido (ou uma série de fases).
4 SWOT

Annotations:

  • Análise SWOT  é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa
  • Objetivos: *Efetuar uma síntese das análises internas e externas; *Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação; *Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver. *É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.
4.1 Pontos Fortes

Annotations:

  • Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
4.2 Pontos Fracos

Annotations:

  •  Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
4.3 Ameaças

Annotations:

  •  Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
4.4 Oportunidades

Annotations:

  •  Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
5 Priorização de projetos

Annotations:

  • Ajuda na tomada de decisão com a utilização de modelos torna-se fundamental, pois representa uma realidade simplificada, com o intuito de suportar o processo decisório, eliminando custos e fornecendo condições para termos modelos próximos da realidade em um tempo hábil, visto que precisamos apenas de “papel e caneta” e o cérebro dos gestores, com o apoio de ferramentas computacionais.
6 Matriz de Relacionamento
6.1 Parceria
6.2 Oportunidade
6.3 Risco
6.4 Convivencia
7 Processos
7.1 Informatizados
7.2 Parc. Informatizados
7.3 Não Informatizados
8 Organização
9 Pirâmide

Annotations:

  • Toda empresa ou organização conta com três níveis de administração, decisão e operação. Podemos dizer que, o planejamento é um processo desenvolvido com o objetivo de alcançar uma determinada situação almejada, ou seja, é a preparação para o alcance dessa "situação", que ocorre através de um planejamento bem feito, otimizando os recursos da organização e tornando-os mais eficiente e eficaz em sua aplicabilidade.
9.1 Estrategico

Annotations:

  • O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro. Ele visa a racionalidade das tomadas de decisão e a alocação dos recursos organizacionais da forma mais eficiente possível, o que acaba gerando mudanças e inovações na companhia
9.2 Tatico

Annotations:

  • O planejamento tático é aquele que faz a intermediação entre o nível estratégico e o operacional. Geralmente, o planejamento tático é projetado a médio prazo e abrange cada unidade da organização, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. Cada unidade, em específico, procura atingir seus próprios objetivos, que varia desde otimizar determinada área de resultado até utilizar de modo eficiente os recursos disponíveis.
9.3 Operacional

Annotations:

  • O planejamento operacional, é a formalização dos objetivos e procedimentos, ou seja, a implementação das ações previamente desenvolvidas e estabelecidas pelos baixos níveis de gerência (nível tático). Tem como principal finalidade desdobrar os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. É de conhecimento mútuo que o planejamento operacional possui um curto alcance (o menor dos três níveis de planejamento), estando diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.
10 Relatorio Analitico

Annotations:

  • É aquele que tem a finalidade de informar ou relatar com todos os detalhes.
11 Estruturas Organizacionais

Annotations:

  •  é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
11.1 Funcional

Annotations:

  • Temos em uma estrutura funcional a divisão de áreas dentro de uma empresa por especialização, ou seja, funcionários que cuidam de pessoas estarão alocadas no setor de RH, outras que lidam com o faturamento e finanças estarão alocadas na área do Financeiro e assim por diante. Vemos claramente que cada um dos funcionários destas áreas são subordinadas diretamente aos chefes destas respectivas áreas.
11.2 Matricial

Annotations:

  • Como o próprio nome diz, a organização matricial é um meio-termo entre a organização do tipo funcional e projetizada. Podemos dizer que o objetivo de estruturas deste tipo é reunir o melhor dos dois mundos.
11.3 Projetada

Annotations:

  • Na estrutura projetizada temos equipes que são reunidas por projeto. Não temos aqui mais a idéia de gerentes funcionais ou pessoas alocadas por especialização e sim pessoas alocadas por projeto e ao gerente responsável para um determinado projeto.
12 Soluções
12.1 Desenvolvimento interno
12.2 Tercerização
12.3 Solução de mercado
Show full summary Hide full summary

Similar

Estratégia Geral de Tecnologia da Informação
mstrbg_1993
PROVA - TECNOLOGIAS WEB
Priscila Barroso
Tecnologia da Informação
RenatoStriker #ContenteTv
Estratégia Geral de Tecnologia da Informação
RenatoStriker #ContenteTv
AQA GCSE Physics Unit 2.1
Matthew T
GCSE AQA Biology 2 Plants & Photosynthesis
Lilac Potato
Biology (B2)
Sian Griffiths
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
ESTEFANI YAJAIRA AMAYA MENDOZA
Mapa sobre ALGORITMOS
RICAUTER MOISES LOPEZ BERMUDEZ
Administración de la Mercadotecnia
Pedro Luis Ruiz Muñoz
Conceptos Generales De Robótica
Cintia Mariuxi