Formação dos Estados Nacionais

Description

04/07/2016 Teoria das Ciências Sociais Mind Map on Formação dos Estados Nacionais, created by Pamela Mietto on 02/07/2016.
Pamela Mietto
Mind Map by Pamela Mietto, updated more than 1 year ago
Pamela Mietto
Created by Pamela Mietto over 7 years ago
53
1

Resource summary

Formação dos Estados Nacionais
  1. Baixa idade Média - séc XI à séc XIV
    1. Fracassada pretensão da Igreja de Roma unificar o continente sobre sua batuta
      1. Povos europeus se unificaram em torno de um grande líder, para unificar as diferentes e fragmentadas regiões que formavam a 'colcha de retalhos" européia.
        1. Com tal nova configuração sócio-política, os reis passaram a assumir um perfil próximo do absolutismo (Rei Luiz XIV da França "O Estado sou eu") e através dessa força, foi possível nascer o Estado Nacional moderno.,
          1. Com exceção ao Sacro-Império Romano Germânico e Estados Italianos que continuaram com sua estrutura Medieval ou seja fragmentação em mini-estados, até cerca do séc XIX.
            1. Toda a Europa seguiu gradualmente em direção à construção dos Estados modernos que conhecemos ainda hoje, sendo o primeiro deles Portugal, em 1140, resultado da reconquista cristã da Península Ibérica.
              1. Burguesia da época deu intenso apoio para que os estados de formassem
                1. O poder centralizado agradava ao monarca, pois particularmente trazia fortalecimento político e uma maior atuação administrativa e dependência do poder da igreja.
                  1. O Rei podia exercer livremente dentro de seu reino suas convicções, idéias e valores, algo que antes do surgimento do Estado Nacional não era possível, pela ação dos líderes regionais,.
                    1. Assim, é natural que tenha ocorrido uma aliança entre reis e burguesia, pois a liberdade de ação que a nova situação proporcionava a ambos era extremamente vantajosa.
                      1. Para tal consolidação, era necessário de se criar uma burocracia política e administrativa, bem como um exército nacional.
                        1. obra a ser financiada pelos impostos cobrados à população, além do financiamento proporcionado por ricos banqueiros e comerciantes
                          1. Com tais importantes financiamentos, esses capitalistas pioneiros tonararam-se patronos do Estado recebendo vantagens comerciais e alfandegárias, de modo que uma classe apoiava-se na outra, uma dependia da outra,
                            1. Os antigos senhores feudais locais começaram a formar a classe aristocrata, que, para manterem seus status eram "sustentados" pelos monarcas e burgueses, mantendo assim o reino livres de conflitos internos.
                              1. Esses nobres então, nada contribuíam para o reino, e foram se tornando uma classe parasitária
                                1. Tal sistuação de parasitismo dessa nobreza foi ficando insustentável, e por volta do Séc. XVIII o Estado Nacional entra em crise por tal fato, época da Revolução Francesa e Independência Americana. Deste modo a população do Estado se difundiu em uma pobreza inaceitável, causando enfim, a extinção do Estado Absolutista.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        SIMULADO _ 3º TRIMESTRE
        gt_adri5
        05.6-idade media
        Marco Moura
        SIMULADO _ 3º TRIMESTRE
        João Victor Torres
        Blood Brothers (Characters)
        nuhaheza
        Memory - AQA Psychology Unit 1 GCSE
        joshua6729
        Biology F212 - Biological molecules 1
        scarlettcain97
        GROUPED DATA FREQUENCY TABLES: MODAL CLASS AND ESTIMATE OF MEAN
        Elliot O'Leary
        OCR Gateway Biology Flash Cards
        Sam Newey
        Perimeter Check-up
        whitbyd
        1PR101 2.test - Část 7.
        Nikola Truong
        No more diets
        dana othman