Durkheim

Aldriessa Luz
Mind Map by Aldriessa Luz, updated more than 1 year ago
Aldriessa Luz
Created by Aldriessa Luz almost 4 years ago
7
0

Description

Mind Map on Durkheim, created by Aldriessa Luz on 08/31/2016.

Resource summary

Durkheim
1 O francês Emile Durkheim é nasceu em 15 de abril de 1858 e morreu em 15 de novembro de 1917 em Epinal. Seus estudos permitiram a classificação da sociologia como ciência. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
1.1 Sua linha de Estudo tinha como objetivo definir a sociologia como ciência rompendo com as ideias de senso comum (achismos).
1.1.1
2 A consciência coletiva é feita de representações que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com força sobre as consciências individuais. A consciência coletiva é fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas, formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais
2.1 EXEMPLO: Eu posso não gostar da cor amarela ou de música Funk; essa seria minha consciência particular. Acreditar que eu devo obedecer as regras da escola já é fruto de minha consciência coletiva.
3 Fato social(características): Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.
3.1 COERCITIVIDADE: Está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes. Essa característica obriga os indivíduos a cumprir os padrões culturais. Os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
3.1.1 EXEMPLO: Por que quando trabalhamos em um escritório ou algum lugar formal os homens estão de terno e não de pijamas? Isso é a ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer.
3.2 EXTERIORIDADE: É a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce. É externo ao individuo, existe independente de sua vontade
3.2.1 EXEMPLO: Regras e leis sociais.
3.3 GENERALIDADE: Ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atingem a toda a sociedade. É comum a todos os membros de um grupo ou sua maioria.
3.3.1 EXEMPLO:
Show full summary Hide full summary

Similar

Teorías de la educación
Juan Villegas
Functionalist, Strain, and Subcultural Theories
Laura Jenkinson
Functionalist theories of crime and deviance
alice_tripp
Suicide
A M
Non-existence of God and critiques of religious belief
Fanice Mongare
A2 Philosophy and Ethics: Critiques of Belief
Adam Cook
Functionalism and religion
amy.wade16
Part 2 - Ch 6: Functionalism: The Normal and the Pathological
missylew69
Phil HL - Emile Durkheim - Functionalist Theory
taja.barber
Study Guide Part 2
dvelaz88
Emile D
bhall2