Magnetismo e Eletromagnestismo

Paulo Henrique
Mind Map by Paulo Henrique, updated more than 1 year ago
Paulo Henrique
Created by Paulo Henrique almost 5 years ago
34
3

Description

Mind Map on Magnetismo e Eletromagnestismo, created by Paulo Henrique on 11/16/2016.

Resource summary

Magnetismo e Eletromagnestismo
  1. Magnetismo

    Annotations:

    • O Magnetismo é uma propriedade de certos materiais que os torna capazes de exercer uma atração sobre materiais ferrosos.
    1. Ímãs

      Annotations:

      • Os ímãs são materiais com propriedade magnéticas. Eles podem ser naturais ou artificiais e têm dois polos em suas extremidades: o polo norte e o polo sul, em que se concentram as forças magnéticas do ímã, enquanto na região central está a linha neutra, na qual as forças de atração se anulam.
      • Os polos diferentes se atraem e polos iguais se repelem;
      1. Campo Magnético

        Annotations:

        • No campo magnético e no espaço ao redor do ímã há a atuação das forças magnéticas; O fluxo da indução magnética e a quantidade total de linhas de um ímã constituem o CAMPO MAGNÉTICO.
      2. Eletromagnetismo

        Annotations:

        • O Eletromagnetismo é o fenômeno magnético provocado pela circulação de uma corrente elétrica em um condutor. que gera um campo magnético formado por linhas magnéticas; 
        • Para obter campos magnéticos de maior intensidade a partir da corrente elétrica, basta enrolar um condutor em forma de espiras, constituindo uma bobina.
        1. A Lei de Faraday

          Annotations:

          • Esta Lei estabeleceu que a corrente que circula pela espira é denominada corrente induzida, já que é a produzida por uma força eletromotriz (fem) induzida Ve;.
          • O sinal negativo da expressão é uma consequência da Lei de Lenz, que diz que a corrente induzida tem um sentido que gera um fluxo induzido oposto ao fluxo indutor.
          1. Lei de Lenz

            Annotations:

            • A Lei de Lenz estabeleceu que o sentido da corrente elétrica induzida comporta-se de tal maneira que o campo magnético criado por ela opõem-se á variação do campo magnético que a produziu.
            1. Segundo a lei proposta pelo físico russo Heinrich Lenz, a partir de resultados experimentais, a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera. Se houver diminuição do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com o mesmo sentido do fluxo; Se houver aumento do fluxo magnético, a corrente induzida irá criar um campo magnético com sentido oposto ao sentido do fluxo. Se usarmos como exemplo, uma espira posta no plano de uma página e a submetermos a um fluxo magnético que tem direção perpendicular à página e com sentido de entrada na folha. Se for positivo, ou seja, se a fluxo magnético aumentar, a corrente induzida terá sentido anti-horário; Se for negativo, ou seja, se a fluxo magnético diminuir, a corrente induzida terá sentido horário.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Jekyll and Hyde
          elliesussex
          OCR GCSE Latin Vocab flash cards - all
          jess99
          ICT Revision 2014
          11RaceyG
          FCE Practice Fill In The Blank
          Christine Sang
          Macbeth Notes
          Bella Ffion Martin
          Coastal Landscapes
          Chima Power
          A2 Organic Chemistry - Reactions
          yannycollins
          Random German A-level Vocab
          Libby Shaw
          GCSE AQA Biology - Unit 1
          James Jolliffe
          Relationships in Streetcar
          Alanna Pearson
          GCSE AQA Physics Unit 2 Flashcards
          Gabi Germain