Marx e o trabalho

Description

Mind Map on Marx e o trabalho, created by luk k on 28/06/2017.
luk k
Mind Map by luk k, updated more than 1 year ago
luk k
Created by luk k almost 7 years ago
82
8

Resource summary

Marx e o trabalho
  1. Diferente da grande maioria dos flósofos que o precederam, Marx não acreditava que o principal objetivo da flosofa era explicar a realidade, mas sim transformá-la. Por isso seu pensamento é chamado de flosofa da práxis (“práxis”, em grego, signifca “ação”). Grande pai teórico do comunismo, Marx acreditava que o objetivo supremo da autêntica flosofa é fornecer os conhecimentos necessários para a realização da revolução social.
    1. Materialismo histórico: todos os elementos da vida de uma sociedade se reduzem, em última análise, às suas condições materiais.
      1. Para Marx toda sociedade humana se explica, no fm das contas, por sua estrutura econômica, pelo modo como é organizado seu sistema produtivo.
      2. Luta de classes: Convencido de que o elemento central para a explicação da sociedade é a economia, Marx se dispôs a passar um bom tempo estudando sistemas econô- micos. Sua conclusão foi de que, ao longo da histó- ria, o trabalho e os frutos do trabalho nunca foram divididos de modo igualitário.
        1. desde a pré-história, todas as sociedades humanas sempre se estruturaram em termos de grupos econômicos diversos, de classes sociais distintas. Assim, aos membros das classes superiores sempre coube o bônus; às classes inferiores, o ônus; aos primeiros, o domínio; aos segundos, o serviço; a uns, o poder; a outros, a submissão.
        2. Mais valia: Do ponto de vista marxista, a mais-valia é sempre um roubo, pois o burguês está tomando algo que pertence aos trabalhadores.
          1. Reificação: Explorado e roubado, para Marx, o operário sofre no capitalismo um processo de reificação (“coisificação”).
            1. para Marx, o trabalho é a atividade humana mais importante, ao alienar- -se do trabalho, o homem acaba por alienar-se de si mesmo.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          An-tAdh le Padraig o Conaire
          l.watters97
          Physics 2a + 2b
          James Squibb
          SAT Exam 'Word of the Day' Set 2
          SAT Prep Group
          Transforming Graphs
          james_hobson
          How Villainy is Depicted in Macbeth
          scarletsnow491
          MATTERS OF LIFE AND DEATH - UNIT 1, SECTION 2 - RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
          Khadijah Mohammed
          Unit 1 flashcards
          C R
          AP Psychology Practice Exam
          Jacob Simmons
          Expertise in Project Management
          tonesha_g
          AAHI_Card set 2 (Escalation criteria)
          Tafe Teachers SB