O Papel do Psicólogo no conceito: Inclusão

Description

O papel do psicólogo
karinah goes
Note by karinah goes, updated more than 1 year ago More Less
karinah goes
Created by karinah goes over 6 years ago
karinah goes
Copied by karinah goes over 6 years ago
1
1

Resource summary

Page 1

A meta da atuação do psicólogo deve ser a de fazer com que as relações institucionais, demandas sociais e expectativas do estudantes e dos outros atores educacionais sejam explicitadas, compreendidas e enfrentadas diretamente.

Page 2

O psicólogo deve estar preparado para integrar grupos de trabalho multidisplinares, no sentido de interferir no desenvolvimento da criança, sobretudo com a família, a escola e a comunidade.

Page 3

O psicólogo deve se preocupar com a prevenção e a promoção da saúde e do bem- estar subjetivo, envolvendo-se em atividades que permitam aos indivíduos obterem sucesso em suas atividades da vida, diminuindo as situações de risco, do fracasso escolar e de outros fatores que possam ameaçar sua sanidade e inibir suas potencialidades.

Page 4

No contexto escolar o Psicólogo deve buscar novas formas de levar em conta os processos de avaliação, deixando de tratar a queixa escolar como um fato em si mesmo e passando a buscar a compreensão da história escolar como um processo.

Page 5

O indivíduo/estudante deve ser concebido pelo Psicólogo como um sujeito inscrito em um sistema social, o que implica uma atenção às influências sistêmicas que o cercam quando se procura entender os problemas que está apresentando e se planejam intervenções.

Page 6

Os problemas, dificuldades e queixas devem ser considerados pelo Psicólogo no interior de uma ordem institucional e social onde a criança vive, e não um problema exclusivo da própria criança. 

Page 7

Show full summary Hide full summary

Similar

PSICOLOGIA DA GESTALT
eleuterapara
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
Quiz sobre Freud
Yasmin Padovan
TERAPIA FAMILIAR
dacir martins
POLÍTICAS PÚBLICAS
Alan Nunes
PSICOMETRIA
Alan Nunes
TEORIA SEXUAL FREUD
eleuterapara
Psicologia da Educação
rsgomes88
FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
Lorena S. Sousa