Biologia - Unidade 0

Description

Capítulo 1 - A Biosfera Capítulo 2 - A célula
Alícia Luís
Note by Alícia Luís, updated more than 1 year ago
Alícia Luís
Created by Alícia Luís over 6 years ago
8
1

Resource summary

Page 1

A Biosfera

A Biosfera é, normalmente, definida como a camada superficial terrestre capaz de suportar vida. Assim, a Biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relações que se estabelecem entre todos os seus elementos.

Page 2

Organização biológica

A unidade fundamental da vida é a célula. As células podem surgir na Natureza de forma isolada - no caso dos seres unicelulares - ou associadas ente si - constituindo seres multicelulares ou pluricelulares.  Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos. Normalmente, diferentes grupos de tecidos associam-se para formar grandes estruturas designadas órgãos, como, por exemplo, o estômago ou o coração. Estes órgãos podem formar sistemas de órgãos, como o sistema digestivo ou o sistema circulatório. Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si formando um organismo. Os organismos idênticos capazes de se cruzarem entre si e gerarem descendentes férteis dizem-se pertencentes à mesma espécie. Assim, os seres vivos pertencentes à mesma espécie e que habitam uma determinada área, num determinado momento, constituem uma população. Indivíduos de espécies diferentes que habitam uma mesma área e estabelecem relações entre si formam uma comunidade biótica ou biocenose. O conjunto da comunidade biótica, do ambiente físico e químico e as relações que se estabelecem entre si formam um sistema ecológico ou ecossistema.

Dinâmica dos ecossistemas

Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas (alimentares) que envolvem transferências de matéria e energia. Estas relações tróficas constituem as cadeias alimentares. Assim, uma cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se relacionam a nível alimentar. As cadeias alimentares inter-relacionam-se, originando as teias alimentares ou redes tróficas.  Nas redes tróficas, pode considerar-se a existência de três categorias de seres vivos de acordo com as estratégias na obtenção do alimento: produtores, consumidores e decompositores. Produtores - seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, utilizando, para isso, uma fonte de energia externa - seres autotróficos.  Consumidores - seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos - seres heterotróficos - e, por isso, alimentam-se direta ou indiretamente da matéria elaborada pelos produtores. Decompositores - seres vivos que obtêm a matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo cadáveres e excrementos. Desta forma, transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, assegurando a devolução dos minerais (inicialmente incorporados pelos produtores) ao meio.

Page 3

Diversidade biológica

Atualmente, estima-se que existam na Terra cerca de 30 milhões de espécies de organismos. Alguns são formados por uma só célula muito simples, sem núcleo organizado - seres procariontes (formados por células procarióticas). Outros apresentam células mais complexas, com núcleo organizado e delimitado por um invólucro - seres eucariontes (formados por células eucarióticas). Estes seres vivos podem ser unicelulares ou pluricelulares. Os biólogos usam, por isso, sistemas de classificação em que os organismos são agrupados de acordo com as suas relações filogenéticas. O mais utilizado foi proposto por Whittaker em 1979. Esta consiste em 5 reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia.

Page 4

Conservação e extinção

Show full summary Hide full summary

Similar

Key Paintings
Julia Lee
Organelles and their functions
handrews
01 Long Term causes of the French Revolution
Holly Lovering
Language techniques: Macbeth
arnya_lewis
P4: Explaining motion
thegeekymushroom
GCSE Science - B1 - You and Your Genes - Genes, Chromosomes and DNA
GeorgeHaines
The Skeletal System - PE GCSE EdExcel
GeorgeHaines
AS level Maths Equations to Remember
Gurdev Manchanda
Gatsby notes on symbolism and themes
Maria-Rodriguez
2PR101 1.test - 1. část
Nikola Truong
Část 6.
Gábi Krsková