Trabalho Biologia — 2° Bimestre

Description

.
Giovana Figueiredo
Note by Giovana Figueiredo, updated more than 1 year ago
Giovana Figueiredo
Created by Giovana Figueiredo almost 6 years ago
11
0

Resource summary

Page 1

— Temas:

Quais as diferenças genéticas entre: — Homens — Ratos — Golfinhos — Primatas

Bibliografia:   https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/sobre-homens-e-ratos/ https://super.abril.com.br/ciencia/animaisgente-como-a-gente/ https://noticias.uol.com.br/ultnot/2004/05/26/ult27u42321.jhtm

— Diferenças Genéticas - Homem x Ratos

Homens e ratos, por mais incrível que pareça, compartilham a imensa maioria de genes, as duas espécies tendo 30 mil dos mesmos.  Coisa até que faria sentido, já que tanto os humanos quanto os ratos são mamíferos, os dois precisam de células capazes de realizar a respiração, a circulação, a movimentação, a digestão, a excreção e a produção de energia, entre outras.  A única coisa que nos diferencia dos pequenos mamíferos peludos é um conjunto de cerca de 300 genes, que fazem grande diferença. Os mesmos nos proporcionam atos extraordinários como a capacidade de pensar no futuro a longo prazo e criar uma linguagem tão complexa quanto a nossa, coisas que os ratos não conseguem.

— Diferenças Genéticas - Homem x Golfinhos

Os homens e os golfinhos, por mais que não possuam praticamente nenhuma semelhança física com os homens, tem diversas semelhanças genéticas. Essas semelhanças, voltadas principalmente para a parte de comunicação e cultura, incluem o uso de assovios que incluem informações repetidas, vocalização única de cada indivíduo e até mesmo o uso de nomes próprios entre um grupo da espécie, além de suas capacidades de usar ferramentas e transmitir conhecimento.

— Diferenças Genéticas - Homem x Primata

Os chimpanzés são geneticamente 98,5 por cento idênticos aos homens, tendo assim como o rato, minúsculas diferenças em seu DNA que fazem uma enorme diferença entre as duas espécies. Pelas pesquisas feitas, é sabido que os chipanzés e bonobos têm relações mais próxima com os seres humanos do que outras espécies de primatas.  Estudos recentes estimam que as linhas evolutivas dos primatas e dos humanos se separaram entre 12 milhões e 8,5 milhões de anos atrás, quando nossos processos evolutivos se divergiram e criaram suas diferenças.  Pesquisas atuais mostram que as áreas de principais diferenças genéticas dos primatas para os homens são os sistemas reprodutivo e imunológico, a percepção sensorial, a produção de queratina e a regulagem de insulina.

Show full summary Hide full summary

Similar

Período Regencial.
Théo Alexandre Klueger
Teste de cultura inútil - internet
Luis Mendes
Rotinas Diárias - vocabulário
Teresa Oliveira
Acústica
Marília Tavares
A Importância dos Hábitos de Estudo
estefane_cas
Umbrella Acqua Saver
Jose Moises
A antiguidade tardia
Gabriel Cata Preta
MEU MAPA CONCEITUAL DO TROVADORISMO
Duda Silva Medina1704
Biologia - Provas/Segundo Bimestre
Giovana Figueiredo