Sistema de Apoio a Decisões – SAD

Description

Sistema de Apoio a Decisões – SAD
Cássia Maciel Watakabe
Note by Cássia Maciel Watakabe, updated more than 1 year ago
Cássia Maciel Watakabe
Created by Cássia Maciel Watakabe about 4 years ago
123
0

Resource summary

Page 1

  Sistema de Apoio a Decisões – SAD Os sistemas de apoio à decisão visam auxiliar o gestor, facilitando suas tarefas que envolvem a tomada de decisão e que se tornam cada vez mais cotidianas e complexas. Por que as tarefas que envolvem decisão estão mais complexas? Os clientes estão mais exigentes com a qualidade daquilo que consomem; A globalização aproximou mercados e com isso a necessidade de mais informações sobre esses diferentes mercados; A competitividade entre as empresas está cada vez mais acirrada e, como consequência, devemos considerar variáveis de mercado nas decisões a serem tomadas, o que envolve: concorrências, clientes fornecedores e parceiros; As decisões afetam diretamente a sobrevivência da empresa e a vida dos que vivem em torno dela: colaboradores, acionistas, clientes e empregados. A complexidade permite que erros aconteçam no processo decisório. Os sistemas de apoio a decisão, ou simplesmente SAD, visam fornecer ao gestor a possibilidade de minimizar os erros e obter resultados favoráveis aos objetivos da empresas.

Page 2

OBJETIVOS Identificar os conceitos e os tipos de decisão, devidamente exemplificados, bem como as etapas formais de um processo decisório; Descrever a motivação, os conceitos, objetivos, as características e o contexto de uso dos sistemas de apoio a decisão; Reconhecer os elementos, a estrutura e funcionamento do SAD; Exemplificar o uso do SAD nas empresas e as tecnologias correlatas.

Page 3

Tomada de decisões nas empresas Decidir ou tomar uma decisão implica em escolher, entre as alternativas existentes, a que melhor atende aos objetivos, desejos e valores representados em um contexto específico. Ou seja, envolve a necessidade de análise das alternativas de solução ao problema, que é uma atividade intelectual e subjetiva. É o caminho mental, usado por administradores, para tomar uma decisão, segundo Chiavenato. Hoje em dia, as decisões são tomadas nos vários níveis da organização (Estratégico, Gerencial e Operacional), sendo muitas delas comuns e rotineiras. Em cada nível, os gestores demandam informações distintas para pautar suas decisões.  

Page 4

Os gestores do nível operacional lidam com decisões estruturadas, ou seja, aquelas que são repetitivas e rotineiras, envolvendo procedimentos pré-definidos e já estruturados nas empresas. Como exemplos de decisões estruturadas, podemos citar: “alocar trabalhadores para completar uma tarefa”, tendo como tomador de decisão o Gerente de chão de fábrica (nível operacional) ou ainda “determinar a elegibilidade de horas extras”, demanda do Gerente de Produção. Os gestores do nível gerencial lidam com decisões semiestruturadas, em que apenas parte do problema é estruturado e a outra parte é não estruturada. Como exemplo, podemos citar: “formular um plano de marketing”, demanda do Gerente de Marketing ou ainda “desenvolver um orçamento departamental”. Os gestores do nível estratégico lidam com as decisões não estruturadas em que os gestores usam seu bom senso, experiência acumulada e capacidade de avaliação. São decisões inusitadas e não há procedimentos definidos para tomar a decisão mais adequada. Como exemplo citamos: “a decisão de sair ou não de determinado mercado”.

Page 5

Certo (2005) propôs um modelo do processo de tomada de decisão envolve as seguintes etapas:  

Cabe ressaltar que o processo de tomada de decisão é passível de erros na medida em que é afetado pelas características pessoais e percepção dos responsáveis pela tomada de decisão. Na tentativa de minimizar esses possíveis erros e chegar a uma resultado mais favorável, a empresa deve se preocupar com um processo organizado e sistemático.

Page 6

OBJETIVOS Examinar os tipos de decisão dos gestores; Esclarecer o modelo de processo de tomada de decisão.

REFERÊNCIAS CERTO, Samuel C. Tomada de Decisões. In: Administração Moderna. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2005. Cap 7, página 123-145. LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

SíNTESE DA AULA Identificamos as necessidades dos gestores para tomada de decisão; Descrevemos os tipos de tomada de decisão com base na complexidade do problema; Definimos o modelo de processo de tomada de decisão que as empresas vêm pautando seus processos decisórios. APRENDA MAIS O processo decisório nas organizações. Disponível em: Portal Administração; A evolução do processo decisório. Disponível em: ABEPRO.

Page 7

Conceituando os Sistemas de Apoio a Decisão - SAD Como vimos na aula anterior, o processo de tomada de decisão é subjetivo e sujeito a erros, sendo fundamental a experiência e capacidade de solução de problemas do gestor que, de forma geral, se baseia em dados históricos e em suas experiências individuais. Os Sistemas de Apoio à Decisão ou SAD têm por objetivo melhorar a qualidade, eficácia e eficiência do processo decisório, subsidiando o tomador de decisão. Enquanto o Sistema de Informação Gerencial (SIG) aborda fundamentalmente os problemas estruturados (rotineiros e conhecidos), com relatórios padronizados e bem definidos, o SAD suporta análise de problemas não estruturados e semiestruturados. Inicialmente, os SADs eram orientados por modelos: usavam modelos para executar as respectivas análises. Hoje em dia, os SAD são orientados a dados, valendo-se do Processamento Analítico Online (OLAP) e Mineração de Dados (data mining) para processar e analisar grandes volumes de dados colhidos nas organizações. É importante ressaltar que o SAD convencional (orientado a modelo ou a dado) é uma ferramenta a ser usada pelo tomador de decisão, de forma a subsidiá-lo com informações pertinentes para decidir, expandindo suas capacidades. Dentro dessa perspectiva, o SAD não substitui o tomador de decisão, pessoa que julga e avalia. O SAD é alimentado por dados internos da organização e externos (pertinentes ao ambiente em que a empresa está inserida). Sua interface é sofisticada e flexível, permitindo informações em gráficos e consultas.

Page 8

OBJETIVOS Estabelecer a necessidade e a motivação para uso do SAD; Examinar os conceitos, as características e os benefícios do SAD, no que se refere ao apoio dado ao tomador de decisão.

REFERÊNCIAS RESENDE, D. A; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação aplicada a sistemas empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SíNTESE DA AULA Identificamos a necessidade e a motivação para uso do SAD; Discutimos os conceitos, as características e os benefícios do SAD, no que se refere ao apoio dado ao tomador de decisão. APRENDA MAIS Acesse o artigo em PDF: Sistema de apoio a decisão nas organizações. Disponível em: Artigo

Page 9

Estrutura e Componentes do SAD Estruturalmente, O SAD é composto por três componentes: Banco de dados SAD – abrange dados internos da organização (contidos em sistemas de arquivos, bancos de dados e outras fontes) combinados com dados externos (sites, revistas entre outros). Alguns SAD mais complexos se valem de estruturas de datawarehouse. Cabe ressaltar que o banco de dados SAD é, geralmente, extrato ou cópia dos bancos de dados de produção. Sistema de Software SAD – abrange as ferramentas de software usadas para análise dos dados. Pode conter ferramentas OLAP, mineração de dados (datamining) ou um conjunto de modelos matemáticos e analíticos. Os modelos mais comuns são os de análise de sensibilidade que fazem perguntas do tipo “Se ... então...”; exemplo: o que acontece se aumentarmos o preço do produto em R$ 10,00? Interface SAD – permite fácil interação entre os usuários e as ferramentas de software SAD. Hoje em dia, a maioria já usa interface WEB, com gráficos e relatórios sumarizados. A interface deve ser flexível e adaptável ao usuário, com alta índice de usabilidade.

Page 10

OBJETIVOS Analisar a estrutura e funcionamento geral do SAD; Identificar cada componente do SAD e respectivas funções.

REFERÊNCIAS LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. ______. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, Cap 11, páginas 356 a 386.

SíNTESE DA AULA Examinamos a estrutura e funcionamento geral do SAD; Descrevemos cada componente do SAD e respectivas funções. APRENDA MAIS Sistema de Apoio à Decisão (SAD).

Page 11

O Banco de dados do SAD O Banco de Dados SAD é o componente ou subsistema que tem por objetivo manipular e controlar todos os dados que serão usados no SAD. Tal componente deve prover todas as informações e tecnologias de manipulação dos dados que o gestor pode necessitar para auxiliá-lo em suas decisões. É um componente vital para o Sistema de Apoio a Decisão, sendo uma coletânea de dados correntes e histórico provenientes dos dados da corporação e combinados com dados externos do ambiente em que a empresa está inserida (concorrência, fornecedores, governo, mercado, entre outros). Os dados desse banco de dados são extraídos das bases de produção da empresa, de forma que o uso do SAD não gere interferência nos sistemas críticos ao negócio da empresa. O banco de dados SAD pode ser materializado em um pequeno banco de dados isolado, carregando um subconjunto de dados corporativos e, em geral, combinados com dados externos, ou pode ser um datawarehouse (armazém de dados) alimentado constantemente pelos sistemas de processamento de transação (SPT). Um datawarehouse, segundo Date (2004): “Data Warehouse (que no português significa, literalmente, armazém de dados) é um depósito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais”.

Page 12

OBJETIVOS Esclarecer o funcionamento do Banco de dados SAD; Identificar os elementos relevantes do componente SAD chamado Banco de dados SAD; Examinar o uso de datawarehouses para compor o banco de dados SAD.

REFERÊNCIAS DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SíNTESE DA AULA Descrevemos o funcionamento do banco de dados SAD; Identificamos os elementos e tecnologias relevantes do componente Banco de Dados SAD. APRENDA MAIS Teoria da Decisão. Disponível em: Ajuris; Data Warehouse. Disponível em: DevMedia.

Page 13

A interface do SAD A interface é um elemento de extrema importância em um SAD, pois é um meio usado para interação com o gestor. A interface para esse tipo de sistema deve ser flexível e reunir recursos como: telas gráficas, interface web, telas sensível ao toque, comandos de voz. A decisão de quais recursos usar vai depender da aplicação e do perfil do usuário. É muito importante que a interface facilite a interação e aprendizagem, pois o usuário pode desejar alterar variáveis do problema, analisar diferentes cenários cenários, entre outras possibilidades. A interface deve ter boa usabilidade de uma forma geral e uma das características necessárias é que “fale a língua do usuário”, ou seja, os temos e jargões devem ser compativeis com o tema tratado na consulta ao SAD. Os resultados do SAD devem ser apresentados em relatórios flexíveis, sofisticados e resumidos e/ou em gráficos diversos. Os SADs modernos estão sendo desenvolvidos com tecnologia WEB, de forma que os usuários possam se beneficiar da flexibilidade e comodidade do acesso a qualquer hora em qualquer lugar. Como exemplo de sistema com interface web podemos citar os SAD em grupos, em geral usados por pessoas de diferentes filiais de uma empresa, que juntos tomam decisões.  

Page 14

OBJETIVOS Identificar os elementos relevantes do componente chamado Interface SAD; Examinar o funcionamento da Interface SAD.

REFERÊNCIAS LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. ______. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, Cap 11, páginas 356 a 386.

SíNTESE DA AULA Identificamos os elementos relevantes da Interface SAD; Descrevemos o funcionamento da Interface SAD. APRENDA MAIS Sistemas de Apoio a Decisão Médica (SADM).

Page 15

O software do SAD orientado a modelos O componente software SAD contém todo o ferramental necessário para gerar as respostas aos questionamentos dos usuários, acerca de um assunto específico ou um conjunto deles. Nele está sua capacidade de relacionar, comparar, simular situações complexas e sugerir caminhos de acordo com a especificidade do SAD. Seguindo a classificação de Alter (1996), inicialmente os Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) podem ser orientados a dados ou a modelos. Posteriormente, com o crescimento de aplicações de inteligência artificial, uma nova abordagem, apareceu o SAD orientado a conhecimento, pautado no uso em sistemas especialistas. O SAD orientado a modelos são mais sofisticados e usados quando a decisão exige análise de uma quantidade razoável de variáveis interdependentes. Nesse caso, o SAD segue a sequência, o passo a passo definido pelo modelo para responder as alterações ocorridas nas entradas, ou seja a capacidade de análise baseia-se numa teoria ou modelo. Os principais modelos são: Estatísticos (ajudam a estabelecer relações, agregam funções como média, mediana, desvios e gráficos de dispersão); De otimização (determinam a alocação ideal de recursos que maximizem ou minimizem determinadas variáveis contextualizadas, usando programação linear); De previsão (usado em projeções de vendas, por exemplo); De análise de sensibilidade (estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais partes de um modelo exercem sobre as outras).   .Os modelos podem ser físico (como aeromodelo, ou protótipo), um modelo matemático (como por exemplo, uma equação) ou um modelo verbal (como a descrição de um procedimento). Os modelos mais comumente usados são os estatísticos e análise de sensibilidade.

Page 16

OBJETIVOS Identificar as diferentes modalidades de SAD: orientado a dados, a modelos e ao conhecimento; Esclarecer os diferentes modelos usados; Identificar os elementos e o funcionamento do SAD orientado a modelos.

REFERÊNCIAS ALTER, S. L. Information Systems: A management perspective. 2.ed. Menlo Park (CA): Benjamin & Cummings, 1996.,br> LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SíNTESE DA AULA Identificamos as diferentes modalidades do SAD; Discutimos os elementos e o funcionamento do SAD orientado a modelos. APRENDA MAIS Sistemas de Apoio a Decisão sob o Enfoque de Profissionais de TI e de Decisores.

Page 17

O software do SAD orientado a dados O SAD orientado por dados apoia-se em modelos históricos de dados, sendo o mais simples, e tem como característica preponderante o tratamento de um grande volume de dados, que uma vez adequadamente formatados facilitam a tomada de decisão e a gestão do negócio. O SAD orientado por dados vale-se de grande volume de dados encontrados nos sistemas organizacionais. Eles possibilitam que os gestores, tomadores de decisão, extraiam e analisem informações úteis, muitas vezes ocultas em bancos de dados ou que necessitem agregar diferentes dados. Muitas vezes, esses SAD são dotados de armazém de dados (datawarehouse), provenientes dos Sistemas de Processamento de Transações (SPT) das empresas. Técnicas como Processamento Analítico Online (OLAP) e mineração de dados (datamining) também são usadas para analisar grandes volumes de dados. Por exemplo, consultas corriqueiras a banco de dados, nos permite saber “quantas canetas BIC cristal foram expedidas em janeiro de 2016”. Já a técnica OLAP nos permite responder questões mais complexas como “compare as vendas da caneta BIC cristal com o planejado, por trimestre e por região de vendas, nos últimos dois anos. A mineração de dados, quando aplicada, complementa a técnica OLAP, descobrindo padrões, tendências, associações, irregularidades, exceções e mudanças nos dados, que são complexas para que o homem possa perceber sem ajuda dessa tecnologia.

Page 18

OBJETIVOS Examinar as tecnologias (ferramentas) usadas em SAD orientado a dados: Armazém de dados (datawarehouse), Processamento Analítico Online (OLAP) e mineração de dados (Dataming); Discutir o funcionamento de um SAD orientado a dados.

REFERÊNCIAS GORDON, Steven, R; GORDON, Judith, R. Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Gen LTC, 2011. LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SíNTESE DA AULA Esclarecemos as tecnologias (ferramentas) usadas em SAD orientado a dados: Armazém de dados (datawarehouse), Processamento Analítico Online (OLAP) e mineração de dados (Dataming); Entendemos o funcionamento de um SAD orientado a dados. APRENDA MAIS Introdução à tecnologia Data Warehouse.

Page 19

O Software SAD orientado a conhecimento Com o crescimento das aplicações em Inteligência Artificial (IA), uma série de técnicas de IA passou a ser usada para ajudar e aprimorar a tomada de decisão. Essas técnicas visam simular o conhecimento e os padrões de raciocínio do homem, de forma a apoiar as decisões. É uma forma de transformar o conhecimento tácito, usado em tomadas de decisão, em explícito. Essas técnicas incluem: sistemas especialistas, raciocínio baseado em casos, lógica difusa, redes neurais, algoritmos genéticos e agentes inteligentes. Todas essas soluções se baseiam na expertise do conhecimento humano (especialista no problema), transformando-as em regras, como no caso de sistemas especialistas, raciocínio baseado em casos e sistemas de lógica difusa. Já redes neurais são usadas para resolver problemas complexos, não compreendidos em sua totalidade, que visa encontrar padrões e relações em grandes volumes de dados, que seriam muito difíceis para um ser humano relacionar e analisar. Cabe ressaltar que essa modalidade de SAD não é bem visto pelos usuários, pois desconhecem as regras de conhecimento usadas. Sistemas inteligentes de apoio a decisão, em geral têm sido usados com sucesso em previsão, otimização, análise de risco, controle, inferência, modelagem e detecção de fraude, nas mais diversas áreas de conhecimento. Esses sistemas suprem soluções aos gestores e tomadores de decisão, em problemas complexos e extensos.

Page 20

OBJETIVOS Examinar as tecnologias (ferramentas) usadas em SAD orientado a conhecimento: Sistemas especialistas, raciocínio baseado em casos, sistemas de lógica difusa, redes neurais, algoritmos genéticos e agentes inteligentes.

REFERÊNCIAS LAUDON, Kenneth, C; LAUDON, J. Sistemas de Informações Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, Cap. 10, páginas 315 a 322. ______. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, Cap 11, páginas 356 a 386.

SíNTESE DA AULA Esclarecemos como as tecnologias (ferramentas) de Inteligência Artificial ajudam os gestores e tomadores de decisão, através de SAD orientado a conhecimento. APRENDA MAIS Soluções de mineração de dados.

Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema de Apoio a Decisões – SAD
Cássia Maciel Watakabe
Biological Molecules Definitions
siobhan.quirk
AP Chemistry
Cathal Darby
GCSE History of Medicine: Key Individuals
James McConnell
Maths GCSE - What to revise!
sallen
Realidad De Nuestra Identidad Cultural
53831
Psychology flashcards memory
eharveyhudl
Sociology: Crime and Deviance Flash cards
Beth Morley
OCR Physics P4 Revision
Dan Allibone
OCR gcse computer science
Jodie Awthinre
Introduction to the Atom
Derek Cumberbatch