AVALIAÇÃO MULTIFONTE OU DE 360 GRAUS

Description

CONTEÚDO DA X SEMANA DO CURSO DE AVALIAÇÃO
Jorge Arevalo
Note by Jorge Arevalo, updated more than 1 year ago
Jorge Arevalo
Created by Jorge Arevalo over 7 years ago
126
0

Resource summary

Page 2

AVALIAÇÃO MULTIFONTE OU DE 360 GRAUS

A avaliação de 360 graus tem-se aplicado amplamente em escolas de Medicina e em hospitais para o controle de qualidade, melhora das prestações de serviço e para identificar níveis de desempenho profissional. Permite criar uma avaliação mais ampla que inclui a todos os profissionais que trabalham com o avaliado.A avaliação de 360 graus é um método adequado para avaliar o desempenho, já que entram em jogo vários avaliadores, minimizando-se a subjetividade. Representa o método ideal para a valorização da comunicação e as relações interpessoais, as qualidades humanas e o profissionalismo.

Page 3

Esta técnica, que tem demonstrado ser o método com maior impacto na melhora da prática profissional, procede do mundo da empresa privada, onde se começou a popularizar seu uso na década de 1980 para avaliar as competências de altos executivos. Esta avaliação rompe, na empresa, com o velho princípio que só o supervisor pode avaliar seus subordinados. Os avaliadores podem ser os superiores, os companheiros ou os subordinados, portanto pode ser o pessoal da saúde propriamente dito como o administrativo. Também os pacientes e familiares podem avaliar, especialmente aspetos relacionados com a comunicação, o comportamento e a ética. Também os pacientes e familiares podem avaliar, especialmente aspectos relacionados com a comunicação, o comportamento e a ética. Pode haver avaliações parciais de 180 graus, nas quais os avaliadores são apenas uma parte dos descritos. No uso desta metodologia temos que tomar muito cuidado para não ferir a pessoa avaliada, sobretudo quando se avaliam comportamentos, uma vez que algumas pessoas acham ameaçadora esta metodologia.

Page 4

As características fundamentais deste tipo de avaliação são: Da finalidade: pode ser utilizada para avaliar individualmente e corrigir atitudes e comportamentos, para detectar problemas do coletivo e estabelecer atuações concretas do ponto de vista da organização. Também é utilizada como auto avaliação.Do número de avaliadores: é necessária uma ampla amostra de avaliadores (10 a 30) o que pode incluir toda a gama de funcionários da saúde que trabalham na instituição, pacientes, familiares e colegas, médicos do “staff”, pessoal administrativo. Mesmo que não se consiga esse número, é desejável que estejam incluídas, de preferência, pessoas os vejam trabalhando no dia a dia.Do formulário: deve ser desenhado em função do se quer procurar, e deve estar adaptado à cultura da organização e da sociedade, especialmente no caso de avaliar comportamentos e atitudes. Podem-se desenhar tantos formulários como necessidades tenham os avaliadores das instituições de saúde, que podem incluir competências relacionadas com: boas práticas clínicas, segurança do paciente, docência, gestão e organização, profissionalismo, comunicação e relações interpessoais.

Page 5

A seguir mostramos um formulário específico de uma instituição:É relutante em aceitar as decisões acordadas pelo grupo? Ao resolver as dificuldades do dia a dia sabe expor suas necessidades e fazer perguntas que o auxiliem?Aceita opiniões divergentes da sua com facilidade e respeito?É um exemplo para todos ao defender os valores da empresa?Empenha-se para que os resultados do grupo sejam os melhores possíveis?É autoconfiante?Demonstra autonomia para decidir?Sabe administrar o tempo para superar seus desafios?Sabe se comunicar de forma clara e coesa?Utiliza técnicas administrativas para melhorar o ambiente e a colaboração no trabalho?Procura auxiliar na redução de despesas e desperdícios?Encara as necessidades da organização como mais importantes que as necessidades pessoais?Está disposto a aceitar riscos?Desiste com facilidade ao primeiro sinal de dificuldade?Sabe usar a tecnologia e os recursos da instituição em prol da produtividade de seu trabalho? Das escalas de pontuação: variam em função do propósito das avaliações: de três, quatro ou mais níveis, embora no geral não mais de seis. Exemplos de escalas verbais: “motivo de grande preocupação” , “nenhuma preocupação”, “excelente”, inaceitável”, “abaixo do esperado”, “supera o esperado”. Deve existir sempre uma opção de: “não sabe”, “não responde”. Do “feed back”, a devolutiva posterior pelo tutor é fundamental para sua função formativa.

Page 6

No formulário denominado de Mini-Pat (Peer Assesment tabs? Avaliam-se quinze aspectos agrupados em cinco domínios relacionados com:A qualidade dos cuidados clínicos: habilidade para diagnosticar problemas do paciente, formular planejamentos apropriados, consciência de suas próprias limitações, capacidade para responder a aspectos psicossociais da doença, uso apropriado dos recursos. Manutenção de boas práticas clínicas: gestão de tempo, priorizar, habilidade técnica apropriada à práticaEnsino, autoaprendizagem e auto avaliaçãoRelação com os pacientesTrabalho com os colegas

Page 7

FIM

Show full summary Hide full summary

Similar

Criando Cursos On-Line com Qualidade
David Venancio
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Apresentação do Curso
Wirlanda Josino
Docente EAD
Daniela Cherobin6085
TUTORIA EM EAD
Carlos Henrique Lima
Mapa conceitual em EAD
Janja
EAD em FlahsCards
Wirlanda Josino