Do meio natural ao TCI

Description

Resumo
katt
Note by katt, updated more than 1 year ago
katt
Created by katt about 10 years ago
49
0

Resource summary

Page 1

O MEIO NATURAL - O homem necessitava, totalmente da natureza, selecionava a partir dela, o que lhe era essencial a vida, "valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas". Deste modo, o grupo mantinha-se vivo.  - O homem não precisava fazer grandes transformações nesse meio natural para manter-se vivo. O trabalho e as técnicas se uniam com o que a natureza dava a eles. Deste modo, não precisavam de outras mediações. - A domesticação de animais e plantas, é técnica, logo " as transformações impostas à natureza já eram técnicas." Nesta época, não existia técnica sem a natureza, a técnica dependia da natureza, a tecnologia é criada de acordo com a necessidade. O uso dessas técnicas, eram determinadas pela sociedade local que era "criadora das técnicas utilizadas, comandante dos tempos sociais e dos limites de sua utilização". - Ao longo do tempo, a era estabelecida a harmonia entre a sociedade e o espaço, sendo respeitosa a natureza. Começaram, então a produzir uma nova natureza, fazendo isto, produziam também uma série de comportamentos para a sociedade territorial (a própria sociedade fazia isto) com o intuito de preservar a vida. Por exemplo, o pousio, a rotação de terras, a agricultura itinerante, que tem ao mesmo tempo regras sociais e regras territoriais, fazendo com que o uso e a conservação da natureza seja possível para ser utilizada outras vezes. - Essas técnicas, que não usavam objetos técnicos, não eram agressivas, já que destruíam a natureza e e a ajudavam a se reconstruir.

O MEIO TÉCNICO- Vê a emergência do espaço mecanizado. Os objetos criados são culturais e técnicos. O espaço é a junção do "natural" com o "artificial", ou seja da junção natureza e da tecnologia! A qualidade dos artefatos varia de região para região (áreas, espaços), que passam a se diferenciar em função da extensão e da quantidade da substituição dos objetos naturais e culturais, por técnicos. - Os objetos técnicos misturam as motivações naturais à suas próprias motivações, objetivos instrumentais que substituem motivações naturais, criando vários conflitos. Esses objetos técnicos são resultantes de "ações "superiores"" , graças a posição "triunfante às forças naturais". - O homem possui novos poderes. Entretanto, o maior deles é enfrentar a natureza, seja ela totalmente natural, ou já socializada, transgredindo essa natureza. "O homem começa a fabricar um tempo novo, no trabalho, no intercâmbio, no lar. Os tempos sociais tendem a se superpor e contrapor aos tempos naturais".- Os sistemas técnicos foram sendo cada vez mais necessários. Mas, as motivações de uso, variavam de acordo com os locais, muitas coisas lhes eram estranhas, "e a importância da troca na sobrevivência do grupo também cresce". O comércio depende da presença desses sistemas técnicos, que acabam sendo muito presentes, "sua presença torna-se indiferente as condições preexistentes". Ofensas ambientais já eram notadas(nas cidades inglesas e  continentais principalmente) como a poluição, mas ainda não recebiam esses nomes.  Com a chegada de estruturas de ferro nos campos, faz com que protestos. Nesta época os ludistas lutavam contra a"sujeira urbana", antecipando a batalha dos ambientalistas. - Este fenômeno era limitado, já que em muitos países o progresso técnico não podia se instalar. E mesmo nestes pouco países, regiões onde se instalavam seus efeitos eram limitados, pois os sistemas técnicos eram geograficamente circunscritos.

O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL- Começa após a Segunda Guerra Mundial, mas se "fixa" aos anos 70, quando alcança os países de terceiro mundo. Mais conhecido como tecnociências, já que foi a época em que a técnica e a ciência começaram a andar juntas. - A união da técnica e da ciência acontece sob a proteção do mercado, que por sua vez torna-se global graças a tecnologia e a ciência. - "Velocidade, instantaneidade e simultaneidade são características do que chamamos de meio técnico-científico informacional". "Para Milton Santos, a ciência, a tecnologia e a informação, hoje, são a base técnica da vida social, ou, em outras palavras, o meio técnico-científico informacional é um meio geográfico no qual o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação". - A Revolução TCI deu-se principalmente na microeletrônica e nas telecomunicações, e aconteceu junto a reestruturação do trabalho no sistema capitalista, da produção e da economia (internacional e territorial). A alta tecnologia permitiu a internacionalização em grande escala da economia e "interpenetração do capital, do trabalho, dos mercados e dos processos de produção baseados na informação". - "A economia capitalista, dominante no mundo, estimula a competição econômica e força as empresas - principalmente as de grande porte - a buscarem a eficácia, gerando com isso uma sucessiva revolução do trabalho, da técnica e dos produtos. Sistemas cada vez mais aperfeiçoados de comunicação e de fluxos de informações, junto com técnicas mais racionais de distribuição, tais como empacotamento, controle de estoques e conteinerização, permitem a aceleração das atividades e da circulação de mercadorias. Bancos eletrônicos e dinheiro "de plástico" são inovações que agilizam os fluxos de dinheiro e permitem a aceleração dos negócios nos mercados financeiros e de serviços, tanto nacionais como internacionais."

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo