2- VL, VI, VTD, VTI, OD, OI, PIS, PA, Predicativo do suj e do obj, tipos de predicado

Description

*A transitividade verbal; os verbos de ligação e os tipos de predicado. * Os complementos verbais: o objeto direto e o objeto indireto; os objetos diretos preposicionado, interno ou cognato e pleonástico; o objeto indireto pleonástico; o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto
Daniele Braga
Note by Daniele Braga, updated more than 1 year ago
Daniele Braga
Created by Daniele Braga about 7 years ago
1017
7

Resource summary

Page 1

  VERBOS DE LIGAÇÃO Antes que se analisem os chamados verbos expressivos, é importante reconhecer os chamados verbos de ligação, verbos de natureza inexpressiva, cuja função é atribuir ao sujeito uma qualidade (predicativo do sujeito): As mulheres são compreensivas. (Predicativo) Os cães estavam tensos e raivosos. (Predicativo) Agora, tudo parece mais claro. (Predicativo)* O adjetivo só pode exercer 2 funções sintáticas , ou ele é um adjunto adnominal quando ele vem junto ao nome que se refere ou ele é um predicativo, quando ele vem separado do terno que se refere por um verbo ou uma vírgula.Principais verbos de ligação:       ser estar permanecer ficar tornar-se parecer continuar virar andar (esse andar é de "estar", não é o verbo andar de ação. Ex. A turma anda meio calada) viver cair. > Observe que, nos predicados formados com verbos de ligação, a principal informação a respeito do sujeito está contida no predicativo. Os verbos de ligação expressam:a) Estado permanente: Rebeca é magra.b) Estado Transitório: O aluno esteve quieto durante a palestra.c) Mudança de estado: O aluno tornou-se comportado.d) Continuidade de estado: O aluno permaneceu quieto.e) Estado aparente: Ela parece triste.                            

Page 2

Verbos de LigaçãoAtenção!!! * Eu posso ter um predicativo do sujeito sem o verbo de ligação.* O verbo de ligação nunca expressa uma ação (verbo de ação, são chamados de verbo expressivo).* Se aparecer um verbo de ligação, já pode classificar o predicado como predicado nominal.Armadilhas: O homem estava em seu quarto. *Se não houver predicativo, não haverá verbo de ligação. O cão latia furioso. * Verbo de ligação nunca se expressa ação. O cão era furioso. (verbo de ligação) O cão tornou-se furioso. (verbo de ligação)

Page 3

    DICA PARA CLASSIFICAR OS VERBOS:     ACHAR O VERBO ACHAR O SUJEITO SUJEITO + VERBO > ? Se o verbo for transitivo O quê? Quem? VTD   De Em A quê? VTI Com quem? Por * O objeto direto sempre vira O, A, OS, AS quando você o transforma em pronome. * O objeto indireto quando você transforma em pronome é só repetir a preposição e colocar ELE, ELAS, ELES ou ELAS. * O objeto indireto regido pela preposição A, tende a virar LHE. * Só existe 2 tipos de complementos verbais: objeto direto e objeto indireto.      

Page 4

Quando expressivos, atribuem-se aos verbos as seguintes classificações:I. Denomina-se INTRANSITIVO o verbo que não carece de um complemento verbal (objeto direto ou indireto): Diante da morte, o guerreiro sorri. O seu olhar, subitamente, anoiteceu.1- A lua surgiu. 2- O povo aguardava. * Aqui eu tenho 2 orações, porém só uma é frase.1- V. Intransitivo ( frase). 2- V. Transitivo, exige complemento verbal. (oração)* A oração tem que ter verbo, a frase tem que ter sentido.

Page 5

Quando expressivos, atribuem-se aos verbos as seguintes classificações:II. Denomina-se VERBO TRANSITIVO DIRETO (é o verbo que exige complemento verbal) o verbo que possui complemento não necessariamente preposicionado (objeto direto):O governador defendia suas ideias. Pessoas sábias evitam tolas discussões.O homem expôs suas idéiasVárias mentiras publicou o jornal.Observei ansioso a reação adversária. (eu)ATENÇÃO!!!! Só existe 2 tipos de complementos verbais: Objeto Direto e Objeto Indireto.DICA: (para quem confunde sujeito com od) Objeto direto sempre vira O, A, OS, AS (od 3° pessoa) quando você o transforma em pronome. Quando pospostos a verbos de terminação R, S ou Z, os pronomes O, A, OS, AS assumem as formas LO, LA, LOS, LAS. Quando pospostos a verbos de terminação M, ÃO ou ÕE, os pronomes O, A, OS, AS assumem as formas NO, NA, NOS, NAS. Ex: Ontem eu encontrei meu aluno/ Ontem eu o encontrei.Eu conheço os seus medos/ Eu os conheço.Fizeram a alteração. / Fizeram-naFizemos a alterações/ Fizemo-la.

Page 6

Quando expressivos, atribuem-se aos verbos as seguintes classificações:III. Denomina-se VERBO TRANSITIVO INDIRETO (é o verbo que exige complemento verbal) o verbo que possui um complemento preposicionado (objeto indireto):Este verbo necessita de um complemento.Poucas pessoas concordariam com aquele absurdo.HIPÉRBATO (inversão)De muitos recursos carecia a população / A população carecia de muitos recursos. A população carece de que? oi vti sujDe, é preposição, para saber se obj indireto, quando vc transforma em pronome, é só repetir a preposição e colocar ELE, ELA, ELES ou ELAS.A população carece deles.VOCATIVOEm tuas propostas, mestre, creem os humildes / Os humildes creem em tuas propostas. oi voc vti suj

Page 7

Quando expressivos, atribuem-se aos verbos as seguintes classificações:IV. Denomina-se VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO o verbo que possui dois complementos verbais (OD e OI) O marido apresentou suas razões à esposa. O governo ofereceu recursos à comunidade.A velhinha ofereceu seu corpo flácido a todos os vizinhos.adn/suj vtdi od (o) oi (lhes) (a= preposição, todos = adn, os = adn)

Page 8

CUIDADO!!!!!!1) - Ocorram mudanças. O que é que ocorreu? v. intrans. suj Cuidado para não perguntar direto: O 1° passo é sempre achar o verbo, o 2° passo é achar o sujeito. Porque se não iria classificar errado: Ocorreram mudanças. O quê ocorreu? vtd odSurgiram mudançasV.intrans. sj

Page 9

CUIDADO!!!!!!2) - O objeto indireto sempre tem uma preposição, porém não quer dizer que tudo que tem preposição é objeto indireto.*Eu creio em Deussuj vti oi*Eu moro em Minas.suj v. intrans. adj adv de lugar Onde eu moro?*Recorri a prefeitura. Quem é que recorreu? ( eu) Recorreu a que? ( a prefeitura)vti oi* Fui a prefeitura. Eu fui aonde? V. intrans. / adj. adv. de lugar* Precisávamos de bons argumentos. ( Nós) vti oi* Vínhamos de uma região carente. (Nós) v. intrans. lugarO que torna o verbo intransitivo não é porque ele tem um adjunto adverbial de lugar. O que torna ele intransitivo é ele não ter objeto direto ou indireto.

Page 10

CUIDADO!!!PRONOME APASSIVADOR - PA3) - ***Finge que o se não esta na frase.(ele) Não se identificou o culpado. PA (pronome apassivador) vtd adn od Não = adj adv de negação se > quando se coloca o se numa oração que originalmente havia um objeto direto, o objeto direto deixará de ser objeto direto, ele passará a ser o sujeito da oração.Ainda se obtém certo resultado. PA vtd sujAtribuíram se a Pedro todas as culpas. PA suj indeterminado (3° pessoa do plural) Quem atribui, atribui algo a alguém.vtdi oi od suj1° Armadilha: Armadilha que o PA traz é transformar o objeto direto em sujeito.2° Armadilha: É mascarar o erro de concordância verbal. Ex: Ainda se obtêm certoS resultadoS. * O se quando é pronome apassivador (PA), ele se anexa a verbo que é VTD ou VTDIATENÇÃO!!!! Adjunto nominal tem que esta junto ao núcleo e concordando com ele.

Page 11

CUIDADO!!!!!!PRONOME INDETERMINADOR DO SUJEITO - PIS4) - ***Finge que o se não esta na frase.O PIS ( pronome indeterminador do sujeito) se anexa a orações que originalmente NÃO há objeto direto.* (ele) Carecia-se de recursos. PIS vti oi* (ele) Morava-se em uma rua tranquila. PIS V. intrans. lugar* (ele) Era-se feliz. PIS VL ps

Page 12

CUIDADO!!!!!!PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS - "CAFÚ"5) - Funções sintáticas dos pronomes oblíquos átonos.Pron. obl. áronos é a classe gramatical1° Pessoa ME2° Pessoa TE3° Pessoa SE O A LHE1° Pessoa do plural NOS2° Pessoa do plural VOS3° Pessoa do plural SE OS AS LHESMACETE:O CAFÚ = ODAO CAFÚ = OIDO CAFÚ = ADNNada me detém. / Nada detém o Cafú. > me = objeto diretoNada me causa medo. / Nada causa medo ao Cafú. > me = objeto indiretoNada me abala o espírito. / Nada abala o espírito do Cafú > me= adn* Substitui o ME pelo CAFÚ.Contradições não nos interessa / Contradições não interessa ao Cafú.Tudo lhe fortalecia as convicções. / do CafúEduardo e Monica um dia se encontraram.... / encontraram o CafúATENÇÃO!!!!CAFÚ + VERBO O INFINITIVO = SUJEITOQuando o obl. átono será sujeito? R: Quando aparecer o Cafu e logo depois um verbo no infinitivo.Maria me fez sofrer / Maria fez o Cafú sofrer. (me = suj do verbo sofrer; Maria é suj do verbo fez)Pedro nos deixou sair/ Pedro deixou o Cafú sair. ( Pedro é o suj do verbo deixou; Nos é o suj do verbo sair)OBS: Se há 2 verbos a 2 orações.CUIDADO:*Ela começou a chorar > locução verbal ( os verbos tem o mesmo sujeito). Quando é loc verbal o último verbo não muda. Ex: Eles começaram a chorar/ Nós começamos a chorar.

Page 13

6) - TIPOS DE OBJETO:Objeto direto/ Objeto Indireto PLEONÁSTICO (dá ideia de repetição).Muitas das vezes, por uma questão de ênfase, antecipamos o objeto, colocando-o no início da frase, e depois o repetimos através de um pronome oblíquo átono. A esse objeto repetido damos o nome de objeto pleonástico ou enfático. Ele repete, em forma de pronome, o objeto direto ou indireto já expresso na oração ( na mesma oração e não em outra oração).*Aquele livro, ninguém o leu.Aquele livro = odaquele = adnninguém = sujeitoo = od pleonástico (o od pleonástico, repete em forma de pronome o objeto que já foram citados em forma de nome)leu = vtd* A mim, tu me negas teu amor. (quem nega, nega algo a alguém)a mim = oiTu = sujnegas = vtditeu amor= od (teu= adn)me = oi pleonástico* A ti, peço-te perdão.A Ti = oipeço= vtdite= oiperdão= odMuitas vezes, o objeto pleonástico está repetindo a forma tônica do pronome oblíquo:A mim, ninguém me engana.A mim = od (tônico)me = od pleonastico (átono).

Page 14

6) - TIPOS DE OBJETO:OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO (é usado para dar clareza na frase) DUPLO SENTIDO AMBIGUIDADE ANFIBOLAGISMO ( Nossa banca usa esse termo) a) Para que se evite ambiguidade:* O tigre o leão afugentou. > Há uma ambiguidade na frase, não dá para saber quem é que é o sujeito, já que o sujeito não pode ter preposição.O tigre Ao leão afungentou. > agora já dá para saber quem é o sujeito. O tigre = sujAo leão = od preposicionadoafungentou = vtdb) Para que se dê ao objeto direto um caráter partitivo:...comer do pãovtd od prep.* Quando vc preposiciona o objeto direto para dar caráter de parte. Ex: Eu já comi as balas ( comer tudo)/ Eu já comi das balas ( comi só uma parte, ainda tem bala). O od preposicionado é para dar caráter de parte as coisas. O menino tomou da sopa e detestou.c) Em palavras de cunho religioso:...amar a Deus vtd od prep......louvar a DeusVocê preposiciona palavras sacro religiosas.d) Com pronomes oblíquos tônicos:Sempre amarei a ti.e) Com pronomes indefinidos e numerais:A mulher que a dois ama a ambos engana.....amar a dois homens (od prepos. - Se vem na forma de numeral é normal preposicionar)f) Quando for o pronome relativo quem com antecedente explícito:Era a mulher a quem ele amava.a quem= od prepamava= vtd... amar a todos ( od prepos - Se vem na forma de pronome indefinido, é normal preposicionar)Os pronomes oblíquos átonos LHE e LHES substituem, na maioria dos casos, os objetos indiretos de 3° pessoas regidos pela preposição A.O homem a seu chefe: O homem lhe obedecia.Como o OD, o OI também pode ser empregado de forma pleonástica:Aos justos, a vida lhes oferece abrigo.aos justos = oia vida = sujlhes = oi pleonásticooferece = vtdiabrigo = od

Page 15

6) - TIPOS DE OBJETO:OBJETO DIRETO INTERNO OU COGNATOCognato = palavras da mesma famíliaEx:casa, caseiro, casarãopedra, pedreiro, pedrebulhoO cãozinho morreu.suj v intO cãozinho morreu uma morte heróica.suj vtd odMorrreu e morte, são termos cognatos, por isso é um objeto direto interno cognato. É aquele que cujo o núcleo é cognato do próprio verbo.obs: não é pleonastico, porque nem toda a morte é heróica. Vai ser sempre essa repetição do verbo com o núcleo do objeto, sempre sendo da mesma família. Pode ser também uma conexão obvia sem ter cognatos. Ex:Chorar lágrimas.Ex:Maria vivia uma vida feliz.Pedro sorria um sorriso triste.Ele caminhava caminhos tortuosos.Ele sonhou um sonho estranho.

Page 16

PREDICATIVO     DO SUJEITO: Característica atribuída ao sujeito no predicado. DO OBJETO: Característica atribuída ao objeto (direto ou indireto) uma característica através de verbo transobjetivo. Principais verbos transobjetivos:         Tornar Deixar Manter Fazer Considerar Julgar Nomear Chamar Querer Tomar Ter Encontrar Ex:A terra era sem forma e vazia. adn/suj/vl/ps/ps         As qualidades que são atribuídas ao sujeito fora do sujeito, serão chamadas de predicativo do sujeito.     Sempre quando tiver um e, ele intermedeia 2 funções sintáticas iguais. Só existe verbo de ligação com predicativo, porém eu posso ter predicativo sem verbo de ligação. Sempre que aparece o verbo de ligação o predicativo é nominal. 1- Ana observava a rua deserta. Ana = suj observava= vtd rua = núcleo do od deserta = adn2 - A chuva tornava a rua deserta. a chuva = suj tornava= vtd rua= núcleo do od deserta = predicativo do objeto (po)DICA: Transformar o objeto direto em pronome.1- Ana a observava (a qualidade deserta sumiu)2- A chuva a tornava deserta ( o deserta não some)     Se a qualidade sumir ele é adjunto adn, se a qualidade ficar, ela é predicativo do objeto. Ex: Ninguém leu aquele livro detestável. > Ninguém o leu suj/ vtd/ od/ adn Todos acharam aquele livro detestável. > Todos o acharam detestável. PO (od)         VERBO TRANSIOBJETO > é aquele que tem o objeto mais o predicativo do objeto (PO). Os livros tornam os homens sábios. > Os livros os tornam sábios. PO (od) Deixaram Maria aborrecida. > Deixaram-na aborrecida* O, A, OS, AS após M vira NO, NA, NOS, NAS. Tornaram Pedro por ladrão. > Tornaram-no por ladrão. PO (od) Eu gosto de você arrumado. > Eu o gosto arrunado. PO (oi)         O predicativo do objeto sempre qualifica o objeto e se separa do objeto. Isso se pode confirmar quando você consegue transformar o objeto em pronome e a qualidade ainda continua ali. 1) A prova tentando complicar, tentando confundir, coloca o predicativo já atribuído ao objeto em forma de pronome:Ninguém a acha bonita. > Ninguém acha Maria bonita Ninguém = suj a= od acha= vtd bonita= po                                  

Page 17

PREDICATIVO DO SUJEITO X ADJUNTO ADNOMINAL*A terra era sem forma e vaziaA terra = suj ( a= adn)sem forma = psvazia = ps* Vagaram por sua mente alguns pensamentos assustadores.alguns pensamentos assustadores = sujeito ( alguns = adn; assustadores= adn)* Aquela mulher linda chegou a festa.Aquela mulher linda = sujeito ( aquela= adn; linda= adn)* Aquela mulher chegou linda a festa. Aquela mulher = sujeito ( aquela = adn)chegou linda a festa = predicativo do sujeito

Page 18

TIPOS DE PREDICADO     P. NOMINAL: VL + PS P. VERBAL: VI, VTD, VTI, VTDI (SEM PREDICATIVO) P. VERBO NOMINAL: VI, VTD, VTI, VTDI + PS ou PO Simplificando a tabela: pn = vl ( se houver vl é p. nominal) pv = sem predicativo pvn= po ( se houver po é pvn)Ex: Tuas palavras são sapientíssimas. PN Tuas palavras = suj sapientíssimas= ps (muito sábio) são= vl Ocorreram incidentes desagradáveis. PV Ocorreram= vi Incidentes desagradáveis= suj *Não tem nenhum predicativo, então o predicado é verbal. O concorrente iria errar pq ia achar que desagradáveis seria um predicativo, porém não é, o desagradáveis é um adjunto adnominal. O sol surgiu furioso. PVNO sol = suj surgiu= vifurioso= ps      

Show full summary Hide full summary

Similar

Shapes of molecules and intermolecular forces
eimearkelly3
10 Mind Mapping Strategies for Teachers
Andrea Leyden
A Level: English language and literature techniques = Lexis
Jessica 'JessieB
The Biological basis of Heart Disease
Andrea Leyden
HSC Maths: Algebra Quiz
Brad Hegarty
Science Additional B3 - Animal and Plant Cells Flashcards
Stirling v
MATTERS OF LIFE AND DEATH - UNIT 1, SECTION 2 - RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
Khadijah Mohammed
GCSE Maths: Understanding Pythagoras' Theorem
Micheal Heffernan
New English Literature GCSE
Sarah Egan
Biology - B1 - AQA - GCSE - Keeping Healthy and Defending Against Infection
Josh Anderson
2PR101 1.test - 10. část
Nikola Truong