4 - Vozes verbais

Description

As vozes verbais: ativa, passiva analítica, passiva sintética e reflexiva; o pronome reflexivo; o pronome recíproco; o pronome apassivador; o pronome indeterminador do sujeito e o agente da passiva.
Daniele Braga
Note by Daniele Braga, updated more than 1 year ago
Daniele Braga
Created by Daniele Braga almost 7 years ago
120
3

Resource summary

Page 1

  VOZES VERBAIS O VERBO AUXILIAR É O "SER".     Ativa Passiva Passiva Analítica (Locucional) - Ex: Vocês são muito inteligentes.Passiva Sintética (Pronomial) - Ex: Vocês são inteligentíssimos.     Reflexiva     PRIMORDIAL: Fazer a análise sintática. TRANSPOSIÇÃO DA VOZ ATIVA PARA A VOZ PASSIVA:1° Passo: O objeto direto virará sujeito.2° Passo: 1 verbo vira 2 verbos ( continua um verbo só, sendo que agora será uma locução verbal). Se for 2 verbos vira 3.3° Passo: O sujeito vai para o final da frase e vai virar o agente da passiva. * Agente da passiva age ou sofre? Age, não é sofrimento da passiva rsrsrs * O agente da passiva aparece na voz ativa ou passiva? Passiva sempre!!!!   ATENÇÃO:   Eu só posso transpor a voz passiva a oração que há presente um objeto direto. O objeto direto preposicionado não admite transposição para voz passiva. A transposição da voz ativa para a voz passiva, implicará transformar o objeto direto em sujeito. Os agentes da passiva em 99% dos casos começará pela preposição: POR, PELO, PELA, PELOS e PELAS. Há duas armadilhas com agente da passiva: 1) Uma é quando ela começa com POR, PELO, PELA, PELOS e PELAS e não ser agente da passiva, ela ser outra coisa:Ex: *O deputado foi preso por corrupção ativa. Adj. adv. de causa ( todo adv. de causa, admite a inserção da palavra causa) *O deputado foi preso por policiais federais. Agente da passiva. (revela quem praticou a ação - ele é o cara que age praticando a ação que o sujeito sofre - o agente da passiva é sempre um ex-sujeto) O deputado foi preso = voz passiva O deputado = sujeito paciente ( é aquele que sofre a ação verbal).2) E a outra armadilha é quando começa com a preposição DE: *A terra era povoada de selvagens. Agente da Passiva. * Seu peito foi invadido de um sentimento obscuro. O "de" pode ser substituido por "por".Tem que tomar CUIDADO para não confundir com complemento nominal. É incomum que se empregue agente da passiva com "de", porém pode acontecer.          

Page 2

OBS: O VERBO AUXILIAR É O "SER".CUIDADO!!! Eu faria isso Voz Ativa Isso seria feito por mim. Voz passiva ( quando eu transponho não posso usar o "eu", pois o "eu" só pode ser sujeito, na transposição o sujeito vira objeto "mim".Voz ativa só tem 1 verbo. Voz passiva tem 2 ou mais.   Verbo no infinitivo "R" na transposição o verbo parece no infinitivo também. 1) Pedro deve fazeR as tarefas.1) As tarefas devem ser feitas por Pedro.   Verbo no gerundio "ndo" na transposição o verbo parece no gerundio também. 2) Pedro vem comendo biscoito.2) Biscoito vem sendo comido por Pedro.     Verbo no particípio "do" na transposição o verbo parece no particípio também. 3) Pedro tem enfrentado resistência.3) Resistência tem sido enfrentada por Pedro.            

Page 3

VOZ PASSIVA SINTÉTICA (PRONOMINAL) 1) Cumpriu-se a meta. PA 1) A meta foi cumprida.VOZ REFLEXIVA *Maria se viu no espelho. se= pronome reflexionado Ela viu e foi vista, ela pratica e sofre a ação verbal no mesmo tempo. Cuidado: Eduardo e Mônica se encontraram. se= quando equivale a um ao outro, ele passa a ser um pronome recíproco. Se o pronome é recíproco a voz é reflexiva ( um elemento do suj. encontrou outro elemento do próprio suj.).  

Page 4

CUIDADO!!! 1) O filho apanhou do pai. - Voz ativa. - O filho praticou a ação de apanhar do pai. - Só tem um verbo, a voz passiva é feita de no mínimo 2 verbos.2) Iniciou-se a aula. - Voz passiva sintética. - A aula foi iniciada ( voz passiva analítica) - Se eu não conseguir fazer a transposição da voz passiva sintética para a analítica, é porque não é PA, é PIS.3) Maria é feliz. Verbo de ligação - Voz ativa - A minha prova dar como voz ativa, pois se não é voz passiva sintética (PA) ou analítica ( loc. verbal), é voz ativa.  

Page 5

APOSTILA I. Estará na VOZ ATIVA a oração em que o sujeito  PRATIQUE a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, diz-se que o sujeito é agente:Os profetas proferem algumas mentiras.O dia nasceu majestoso.

Page 6

    APOSTILA.   Estará na VOZ PASSIVA a oração em que o sujeito SOFRE a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, diz-se que o sujeito é paciente:O homem será derrotado por seus medos. (Voz passiva analítica ou locucional) Descobriu-se a real razão da fuga. (Voz passiva sintética ou pronominal)    

Page 7

APOSTILAIII- Estará na VOZ REFLEXIVA a oração em que o sujeito pratique e sofra ação verbal ao mesmo tempo: O homem se impunha limites. (Note que o homem impunha limites a sim mesmo)

Page 8

APOSTILAIV. Denomina-se AGENTE DA PASSIVA o termo que, na voz passiva, indica o agente da ação sofrida pelo sujeito: As feridas serão curadas pelo tempo. O medo será derrotado pela esperança. Sua mente foi invadida de lembranças agradáveis.AGENTE DA PASSIVA: É o tempo da oração que se refere um verbo na voz passiva (normalmente são 2 verbos ou mais - pq se fosse só um verbo seria voz ativa), sempre introduzido por preposição.  

Page 9

APOSTILANOS CONCURSOS:Uma transposição adequada da voz ativa à voz passiva analítica implicará que o OBJETO DIRETO da voz ativa passe a SUJEITO PACIENTE da voz passiva: Epaminondas descobriu uma novidade. (Voz ativa)“Uma novidade”: OD Uma novidade foi descoberta por Epaminondas. (Voz passiva) “Uma novidade”: SUJEITO PACIENTEUma transposição adequada da voz ativa à voz passiva analítica implicará que o SUJEITOda voz ativa passe a AGENTE DA PASSIVA na voz passiva: Epaminondas descobriu uma novidade. “Epaminondas”: sujeito (Voz ativa) Uma novidade foi descoberta por Epaminondas. (Voz passiva) “Por Epaminondas”: agente da passivaVerbos transitivos indiretos normalmente não admitem transposição à voz passiva: O povo recorreu à ajuda do prefeito. (Voz ativa) “recorreu”: VTI

Show full summary Hide full summary

Similar

P1 - The Earth in the Universe
franimal
Women in Nazi Germany - Flashcards
Louisa Wania
BIOLOGY B1 1
x_clairey_x
B5 - Growth and Deveolopment
blairzy123
Spanish connectives and a few key phrases
emdrakeley
Biological Definitions
Yamminnnn
Master French
jedimaster3721
ICT GCSE flashcards
Catherine Archer
Biology -B2
Sian Griffiths
Specific Topic 7.2 Timber
T Andrews