A agricultura como principal causa de especies em extinção

Description

Redação
junnior vianna
Note by junnior vianna, updated more than 1 year ago
junnior vianna
Created by junnior vianna over 6 years ago
9
0

Resource summary

Page 1

O Avanço da Tecnologia no setor rural tem propiciado o aumento da agricultura, ocupando grandes partes florestais, destruindo-os. Tal fato ocasiona a perda do habitat de diversas espécies, causando um desequilíbrio ambiental afetando diretamente seu agente causador: O homem.

Desde meados do século XV, onde o objetivo dos portugueses era colonização das terras brasileiras, ocorreram inúmeras formas de distribuição de latifúndios, seja por Capitanias ou Sesmarias. Consequentemente iniciou o desflorestamento exacerbado para a criação dos primeiros centros populacionais e exportação de matéria-prima.  A atividade agrícola, desde sempre, foi importante para o desenvolvimento de uma sociedade, e com o aumento da população criou-se uma crescente demanda consumista.  Antes, áreas que em sua maior parte eram ocupadas pela Mata Atlântica e Amazônia - lugares de maior concentração da Fauna e flora brasileira - hoje, são "terras produtivas" de bens alimentícios para a indústria capitalista. Com isso, muitas espécies animais são continuamente extintas causando um desequilíbrio nas cadeias alimentares, chegando a procurar um novo habitat, podendo chegar próximo a áreas urbanas podendo migrar bactérias, vírus causando problemas à saúde pública.

Portanto, a exposição de tais consequências em meios midiáticos sobre a agricultura devem ser expostas, buscando a conscientização do público-agente; Promulgações de leis e políticas públicas que limitem o setor agrário à exploração de terras e que reforcem o policiamento em áreas ocupadas ilegalmente para a prática; Movimentos sociais que instiguem à população a conservar ecossistemas locais, podem minimizar a extinção da fauna brasileira.

Show full summary Hide full summary

Similar

Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Tipos textuais
brunolorenzatto
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Citações para Redação - ENEM
Jayne Torres
Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas
Alice Sousa
Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas - Vestibular e Enem
Maria José
Redação Oficial
Lavs Agah
Tipos de Textos
Larissa Borela