O Regresso às aulas - Guia para começar o semestre com o pé direito!

Description

Guia para ajudar com o regresso às aulas. Como começar o semestre com o pé direito. Aqui estão algumas dicas.
miminoma
Note by miminoma, updated more than 1 year ago
miminoma
Created by miminoma over 9 years ago
179
0

Resource summary

Page 1

Começa o semestre com o pé direito!

No entanto, é importante ter em conta que este guia não te dará nenhuma fórmula mágica para não perder tempo ou te preparares para testes em apenas 24 horas. O nosso objetivo é simplesmente compartilhar algumas técnicas que podem ajudar-te a melhorar a tua aprendizagem e pesquisa.

  A cada ano, ao voltar à escola ou à universidade depois das férias ou ao começar um novo curso, sempre tinha a ilusão de que, desta vez, me manteria atualizada em todas as áreas dos meus estudos. No entanto, depois de alguns dias, essa ilusão logo desaparecia. Com o tempo, aprendi como mantê-la ao longo do ano e como estudar tirando o máximo das minhas habilidades.

Este guia é para aqueles que, como eu, também tem a ilusão (ou aspiram a tê-la), querem saber como ser proactivo e estar atualizado nos estudos.

“Bem feito é melhor que bem dito.”                                                     -Benjamin Franklin.

Benjamin Franklin era um político, cientista, inventor, músico, diplomata, escritor e ativista americano. Vendo tal atividade extensiva em áreas diferentes, não seria muito arriscado dizer que era um homem inteligente.

No entanto, o seu sucesso não veio de genes superiores, mas da sua mentalidade. O segredo do sucesso de Benjamin Franklin é que era incrivelmente curioso e trabalhador. Uma pessoa com uma atitude muito direta, que se quisesse fazer algo, o fazia. Nada o retinha.

Ter essa mentalidade quando se estuda, pode ajudar tremendamente. Isso não significa que não deves planear as coisas antes com antecedência (ver página seguinte). Mas, muitas vezes, os alunos gastam muito tempo e energia criando o calendário perfeito ou arrumando as suas coisas, em vez de estudar.

A melhor maneira de estudar é, curiosamente, se dedicar ao estudo! Aceita-o como é. Se assimilares esse facto e incorporares isso no teu pensamento diário, estudar se tornará algo que queres fazer e não algo que tens que fazer.

Pensa nos estudos desta forma e tudo fará mais sentido e será muito mais fácil. Além disso, ter esta mentalidade desde o primeiro dia do teu curso te ajudará a manter a motivação durante todo o ano.

Isso não quer dizer de que a partir de agora não terás dias em que a ideia de abrir um livro ou estudar um tópico para o próximo exame não te vai agitar o estômago. Isso vai continuar a acontecer! No entanto, tens que tomar ocasiões como apenas um momento de fraqueza temporária.

O que acontece com muita gente é que quando não têm um bom dia, não estudam e depois utilizam isso como uma desculpa para continuar a não estudar. Ter a mentalidade correta desde o início te dará a força para superar os momentos de fraqueza e continuar a estudar ao longo do ano.

Até mesmo os melhores planos dão errado

Começar o curso com um bom plano de estudos fará a tua vida de estudante muito mais fácil. Por isso, recomendamos que sigas estes simples passos para criar um calendário de estudo:

1) Planea as primeiras semanas com profundidadeAo criar um calendário, não há problema nenhum em planear as primeiras semanas em detalhe. No entanto, não gastes muito tempo planeando vários meses em profundidade. Concentra-te nas 4 primeiras semanas em detalhe mas deixa o resto como uma ideia geral. Quando esses meses se aproximarem, terás uma melhor visão das tuas prioridades e hábitos. Isso vai ajudar com a criação do teu calendário.

2) Define metas com data estabelecidaMarca datas de exames, projetos e basicamente qualquer date importante no teu calendário. Isso te ajudará a colocar o teu estudo em contexto e a decidir como priorizar. Além disso, é recomendável que também cries objetivos pessoais. Estes objetivos podem ser qualquer coisa como por exemplo, acabar um determinado projeto por completo ou estabelecer uma data em que deves ter uma serie de temas cobrido.

3) Ser realista Se o teu calendário de estudo só te permite ter 3 horas de descanso e 4 minutos para chegar à aula, então está claramente muito cheia. Para um momento e pensa com calma. Ter um calendário tão rigoroso não é realista  e não faz sentido; É uma perda de tempo. Lembra-te de que ao criar o teu calendário de estudo tens de certificar de que podes cumprir o planeado.

4) Ser flexível No entanto, como dissemos antes, os melhores planos também podem dar errado. É por isso que precisas de um certo nível de flexibilidade quando ao criar um calendário de estudo. Se o teu plano de estudos completo não dá certo porque perdeste um dia de estudo, então não e um bom plano. Um bom plano de estudo é aquele que te permite ocasionalmente perder um dia seja qual for a razão e poder compensá-lo com mais esforço outro dia. Tem isto em mente antes de planear o teu calendário de estudo.

5) Não te esqueças da tua família e amigos! A maioria dos estudantes pensam que só devem considerar os seus estudos na hora de criar um calendário, mas também muito benéfico alocar tempo para a família, amigos e qualquer hobby ou atividade extracurricular que faças. Todos estes aspetos não devem ser negligenciados, pois eles são essenciais para uma vida saudável e feliz. Além disso, essas atividades podem funcionar como um incentivo extra para seguir o nosso plano, como uma recompensa.

Encontra a tua motivação!

Ter a mentalidade adequada e um calendário de estudo flexível e realista te ajudará a manter a tua ilusão acordada durante todo o ano. No entanto, ainda precisas de algo mais! A melhor maneira de manter o teu desejo de estudar ao longo do ano é ter objetivos claros e realistas que desejas alcançar.

Estudar não é apenas sobre ter as melhores notas em todas a disciplinas. Sim, isso é muito bom, mas deves estar ciente da razão pela qual desejas obter todos esses excelentes.

Encontra a tua motivação para estudar e tenta fixa-la na tua mente e plano de estudos. Isso reforçará ainda mais o trabalho já fizeste.Queres entrar na universidade?   Ser o melhor da tua classe? Queres dominar um determinado tópico para conseguir o emprego dos teus sonhos? Encontre a tua motivação para estudar e incorporá-la na tua mente e plano de estudos. Isto reforçará ainda mais o trabalho que já fizeste. Entrelaça a tua motivação com os estudos e te sentirás desperto durante todo o ano. Além disso, servirá como uma força motivadora para os momentos em que te sentes cansado ou desanimado. Coragem!

começa o semestre com o pé direito!

A mentalidade correta

A importância de planear

Como manter a ilusão durante todo o ano

Show full summary Hide full summary

Similar

8 Citações Motivacionais para Estudantes
miminoma
Como Usar ExamTime : O Guia do Professor
miminoma
Didática
Mirian Eufrosino
How Much are you like Arthur Sharman
Arthur Sharman
Freud
Lukas Graves
Show do Melão
Ramon Artur
Diferenças e semelhanças entre EAD e Ensino presencial
Rafael Vilarins
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Ligia Herbst
The Endocrine System
DrABC
Animal Farm CONTEXT
Lydia Richards2113
PSBD TEST 1
Mwebaze Green