Da Revolução Russa ao Stalinismo

Description

Note on Da Revolução Russa ao Stalinismo, created by Ana Luísa Miranda on 28/09/2018.
Ana Luísa Miranda
Note by Ana Luísa Miranda, updated more than 1 year ago
Ana Luísa Miranda
Created by Ana Luísa Miranda almost 6 years ago
9
0

Resource summary

Page 1

DA REVOLUÇÃO RUSSA AO STALINISMO

A Crise do Czarismo - Expansão da dinastia Romanov, que era governada pelo monarca absolutista Nicolau II. - Mujiques (camponeses) eram explorados pelos senhores rurais e passavam por fome e miséria. - Burguesia russa e governo imperial almejavam industrializar o país com base em investimentos do capital estrangeiro. - Classes altas passam a usufruir das riquezas do império. - No contexto do capitalismo europeu ocidental, a Rússia era pobre e socialmente desigual, já que mujiques e operários passavam por miséria e revoltas/greves ocorriam com frequência. - Anarquistas e narodniks ( populistas que formavam uma elite intelectualizada e defendiam que o socialismo seria implantado pelo camponeses) almejam transformar a ordem social. - Partido socialista- revolucionário tinha forte base entre os camponeses. - Partido operário social- democrata russo seguia as ideias de Karl Marx e era muito influenciado pelo partido social- democrata alemão. - O partido social- democrata russo defendia a revolução social em duas etapas: a democrático burguesa (fim aos privilégios feudais e ao absolutismo czarista e desenvolvimento capitalista com instituições liberais) e a implantação do socialismo. - Vladimir Lênin defendia um partido centralizado, formado por revolucionários profissionais e baseado em rígida disciplina de seus militantes, que levariam a consciência socialista à classe operária. > bolcheviques. - Julius Martov defendia um partido seguindo o modelo alemão, aberto e de massa, sendo a participação das atividades partidárias facultativa. > mencheviques.      

Domingo Sangrento - Operários entram em greve, devido a baixos salários, fome e frio. - Estes operários se mobilizaram, pacificamente, em frente ao Palácio de Inverno, pedindo pão e paz A polícia reagiu violentamente, o que aumentou as guerras e revoltas camponesas. - Criação de um conselho (soviete) para informar operários, soldados e camponeses da situação política e acompanhar o desenvolvimento dos acontecimentos. - Revolta dos marinheiros do encouraçado Potemkin, reivindicando melhores condições de trabalho, alimentação e promoções por mérito. - O czar convocou a Duma e fez referência a elaboração de uma Constituição. No entanto, com o recuo dos movimentos reivindicatórios, demonstrando sua face autoritária, ele suspendeu os trabalhos da Duma. - Lênine os bolcheviques formaram um próprio partido.  

Em ritmo de guerra - Com a primeira guerra mundial, houve falta de alimentos, armas e munição e desorganização da produção agrícola e industrial, com a retração da economia e o crescimento do desemprego, e novas guerras.  

As revoluções de 1917 - Nicolau II é deposto e o poder é transferido para a Duma, que pretendia honrar os compromissos com os aliados ingleses e franceses ( ou seja, continuar na grande guerra) - O soviete de Petrogrado é exercido por Leon Trotsky. - Caos político. - A Duma buscava adotar uma política liberal. - O soviete de Petrogrado radicalizava o processo revolucionário: operários reivindicavam melhores condições de vida e trabalho, camponeses exigiam terras, soldados clamavam pelo fim da guerra e muitos povos do antigo império czarista queriam autonomia. - Lênin retornou a Petrogrado, defendendo a palavra de ordem: " Todo o poder aos sovietes".Ele almejava o fim do governo provisório (Duma) e a instituição de uma nova forma de poder. Aos poucos, os sovietes russos adotaram a proposta dos bolcheviques, mas conservando sua autonomia política. - O governo provisório de Alexander Kerensky não conseguia atender as reivindicações populares. Aproveitando-se desse cenário, os bolcheviques procuravam viabilizar seu projeto revolucionário entre os sovietes.

O ato final - Mujiques passaram a tomar as terras dos grandes proprietários, distribuindo-as entre si, igualmente. - Os soldados abandonaram a frente de batalha para participar da mobilização no campo. - Ente vários povos do império czarista, assembleias reivindicavam a independência política. - Surgimento de greves operárias e a formação de novos sovietes nas cidades. - Na noite de 24 p/ 25 de outubro, os bolcheviques ocuparam lugares estratégicos da cidade e invadiram o Palácio de Inverno. A Revolução Russa foi considerada vitoriosa em 25 de outubro de 1917. - A insurreição bolchevique ocorreu no dia anterior ao II Congresso dos Sovietes. Quando o Congresso foi instalado, já havia um governo formado sob a liderança do partido de Lênin. - O Congresso aceitou a formação do governo de bolcheviques, que teve como integrantes membros de outros grupos de esquerda, como os Social- Revolucionários, e passou a se chamar Conselho de Comissários do Povo. - No poder, os bolcheviques atenderam às diversas reivindicações da população.

Page 2

Show full summary Hide full summary

Similar

REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
2º Guerra Mundial
João Gabriel
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha