Módulo I - Aspectos Macroscópicos

Description

Química Note on Módulo I - Aspectos Macroscópicos, created by kdu_las on 30/03/2014.
kdu_las
Note by kdu_las, updated more than 1 year ago
kdu_las
Created by kdu_las about 10 years ago
43
0

Resource summary

Page 1

Constituição da Matéria:Matéria: tudo que tem massa e ocupa determinado lugar no espaço. Ex: ÁrvorePode ser dividida em pedaços, designados como corpo. Ex: Pedaço de madeira.Este pedaço pode se transformar em algo a ser utilizado pelos seres humanos. Ex: Um pedaço de madeira se transformando em uma cadeira.

Propriedades da matéria:Gerais(Inerentes a toda matéria):- MIEICEPDI - Massa - Toda matéria possui massa que é diferente de peso; Inércia - Depende de força externa para sair do "equilíbrio"; Extensão - Ocupa lugar no espaço; Impenetrabilidade - Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço; Compressibilidade - Possui espaços vazios em seu interior; Elasticidade - Pode ser expandir; Porosidade: possui poros; Divisibilidade - Pode ser dividida em pedaços; Indestrutibilidade - A matéria não se destrói, se transforma! Específicas:  Organolépticas: basicamente são as características que afetam os sentidos humanos: Ex: cheiro,cor..  Físicas: pontos de fusão e ebulição, densidade, pureza de substâncias; Químicas: combustão, reação química..

SubstânciasPuras: apresenta um único componente. Tanto a fusão quanto a ebulição ocorrem em uma temperatura constante.Simples: um único tipo de molécula, um tipo de elemento químico.Ex: Oxigênio(O2),Hidrogênio(H2),Ferro(Fe) etc.Compostas: apresenta mais de um tipo de molécula, elemento químico.Ex. Água(H2O), Sal de cozinha(NaCl) etc.Misturas: formadas por mais de um componente. A fusão e/ou ebulição apresentam variação na temperatura.Homogênea: Apresenta uma única fase.São visualmente uniformes. Ex: Água + Álcool.Heterogênea: Apresenta mais de uma fase, observadas a olho nu. Ex: Água + Óleo.

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani