Ferramentas de Suporte aos Estudos

Description

Ferramentas de Suporte aos Estudos
Alessandra S.
Note by Alessandra S., updated more than 1 year ago More Less
Alessandra S.
Created by Alessandra S. over 10 years ago
Alessandra S.
Copied by Alessandra S. over 10 years ago
3752
5

Resource summary

Page 1

Para ajudar Estudantes e Professores no processo de aprendizagem nós trazemos além das ferramentas de desenvolvimento de conteúdo diversas ferramentas de suporte para ajudá-los no processo de criar, compartilhar e organizar os estudos.

Ao navegar pelas próximas abas você descobrirá uma maneira eficaz de utilizar as ferramentas de suporte, seja dentro ou fora da sala de aula. Descubra facilmente como realizar trabalhos em grupo com seus amigos, trocar mensagens com professores e alunos, compartilhar os recursos de estudo criados e organizar seu Plano de Estudos.

Boa leitura!

CONECTE-SE COM PESSOAS DO MUNDO INTEIRO E COMPARTILHE CONHECIMENTOO sistema de pesquisa do Examtime permite que todos os usuários facilmente localizem Recursos de Estudo criados em qualquer lugar do mundo e que possam de alguma maneira ajudar no processo de aprendizagem. Por isso quando estiver desenvolvendo um conteúdo lembre-se de completar as infomações sobre ele, assim você pode ajudar milhares de pessoas a estudarem compartilhando conhecimento. 

Para iniciar uma pesquisa simples basta digitar qualquer palavra no espaço de pesquisa e clicar na Lupa. Caso queira fazer uma pesquisa avançada clique na "Lupa" você será direcionado para a página de biblioteca do ExamTime.

Para começar uma pesquisa avançada clique no botão no topo da tela "Pesquisa Avançada"

A pesquisa avançada permite que você faça filtros de acordo com o tipo de Recurso de Estudo e também que você faça uma busca na sua biblioteca ou na Biblioteca ExamTime

O calendário vai abrir sempre no modo semanal. Isto irá mostrar a semana atual com o dia atual em destaque (amarelo no fundo).Ao longo do lado esquerdo da página, você verá uma lista de todos as suas diciplinas. Se você não tem quaisquer disciplinas criada ainda você pode ir a página principal e inclui-las.Na vista semanal, você verá duas linhas azuis – estes marcam os momentos mais ativos do dia para você. Estes são definidos entre 07h30 – seis horas por padrão e pode ser editado para atender às suas necessidades individuais.No canto superior direito, você pode alternar entre a visualização semanal e mensal.

Basta clicar em qualquer lugar no próprio calendário online e isso vai abrir uma caixa que irá permitir que você edite as opções manualmente (consulte a Etapa 4 para mais informações). Se você já usou um calendário no Outlook antes, você vai encontrar usando nosso planejador estudo será uma experiência similar.

Quando você incluir uma disciplina no calendário online, você poderá utilizar as seguintes funções: Quanto tempo vai durar. Você precisa digitar um horário de início e fim. Se você quer mudar o nome do evento. Por exemplo, se você não quer apenas ver um bloco ‘ENEM’ você pode renomeá-lo como “Estudo Temas” ou “rever resumos”. Se ele vai aparecer em sua Linha do tempo ou será um evento privado. Se este evento se repete a cada semana ou se é apenas aquele dia. Qual categoria a que pertence, por exemplo, classe, em tempo livre, trabalhos de casa. Incluir qualquer observação sobre o evento! Estas são todas as opções, mas uma das mais úteis é a opção ‘recorrente’. Ao clicar neste permite definir se o bloco estudo particular repete a cada dia, semana, mês ou ano. Esta pode ser uma economia de tempo valioso e ajudar a planejar o seu estudo mais rápido e mais fácil a longo prazo.

Depois de ter um horário semanal completo concluído você deve planejar um calendário online para o mês. Quando você sabe que os eventos vão ser recorrentes a cada semana. Clicando na aba no canto superior direito você muda a visualização para o modo mensal.

Uma vez que você tem um plano para o seu calendário online de revisão, faça uma revisão dele para ter certeza que tudo faz sentido. Mais importante, certifique-se que é realista. Isto significa: 1) que você tem o tempo para realmente fazer o estudo que você diz que vai fazer2) que você tem objetivos no lugar que você pode conseguir. Você também deve ter em conta passatempos que você tem, como treinamento de futebol ou aulas de dança! Tenha tempo livre e não se senta culpado por isso!

Todo mundo é diferente e tem necessidades diferentes. O botão para o seu “Quebra de assunto “(veja imagem abaixo) está localizada sob os assuntos sobre o lado esquerdo.

Você não vai rigidamente ater ao seu plano de estudos, você vai perder alguns períodos de estudo que você tinha planejado em algum momento, ou se atrasar para algo outro, ou ficar doente por um dia ou às vezes apenas se cansar e colapso no seu sofá e assistir mau TV (isso acontece!). A chave é fazer o seu calendário online de revisão o mais flexível possível para permitir a estes percalços inevitáveis​​!A nossa ferramenta de estudo permite que você atualize rapidamente planos para que você não perca mais estudo. Se você achar que você está constantemente perdendo blocos de estudo, então talvez você deve reorganizar seus assuntos para melhor servi-lo.

ORGANIZE E CRIE SEU PLANO DE ESTUDOSQuando se trata de enfrentar qualquer projeto, uma das chaves para o sucesso é um planejamento cuidadoso, fiz todas as ações necessárias para alcançar o nosso objetivo.O mesmo se aplica aos estudos, sem um planejamento detalhado é muito difícil chegar a dia do exame com toda a matéria de um assunto estudado e analisado.Outra vantagem para planejar seus estudos é que em todos os tempos vai manter o controle sobre o que você já estudou, e que lhe falta para estudar. Saber exatamente onde você está no seu processo de aprendizagem, não só contribuir para a sua paz de espírito, mas também irá reforçar a sua confiança em si mesmo.

TRABALHOS E DISCUSSÕES EM GRUPOTrabalhos em grupo não pode ser retalhado! Onde cada pedaço é feito por um estudante, juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto: o resultado é um terror. Essa é a forma errada de construir um trabalho em grupo. Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes nos estudos. Para isso é preciso organização, bom senso na hora de desenvolver a pesquisa e dividir as tarefas.

Equipe: Você pode aprender muitas coisas legais com o grupo: compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões, trabalhar e buscar soluções em conjunto. Você ainda aprende a negociar e a ser diplomático. Tudo isso, no fundo, é uma forma de se preparar para a vida profissional.Formação: O primeiro passo é a formação dos grupos. O critério de escolha geralmente é do professor. Os grupos podem se formar por afinidade, por interesse de assunto ou ainda por sorteio. O importante é que você se dê bem com o resto da equipe para que o andamento do trabalho e também o estudo do tema seja bastante produtivo. Saiba abrir mão, dialogar e considerar a diversidade de opinião.Planejamento: Cada grupo deve, inicialmente, estudar e discutir o tema proposto. O ideal é que cada estudante exponha o que entendeu sobre o tema e o que sabe sobre o assunto. Depois, liste no papel todos os pontos possíveis de ser abordados e as tarefas a serem desenvolvidas (não se preocupe nesse momento em quem vai fazer  que, e sim no que precisa ser feito). Em seguida, escolha aqueles que realmente devem ser estudados e desenvolvidos.Dividir tarefas: Cada estudante pode escolher o tema de que mais gosta. Dentro de cada assunto, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Por exemplo, se três estudantes decidirem pesquisar, outros dois por elaborar o texto, alguém ficará responsável por busca de imagens e revisão! Normalmente naturalmente surge um líder do grupo, isso é bom pois torna o trabalho mais organizado.Cronograma:  Defina datas para reuniões e para a entrega das redações individuais e do texto final. Lembre-se de que trabalho entregue fora do prazo pode acarretar perda de pontos na nota, nesse caso o grupo pode utilizar o Examtime para elaborar o trabalho!

Veja abaixo algumas dicas de estudo e observe que trabalhar em grupo pode ser uma ótima experiência. É uma boa oportunidade para compartilhar idéias, respeitar opiniões e desenvolver seus potenciais.

No topo da tela você tem acesso ao Menu de Grupos.Ao acessar a tela clique em "+criar Grupo".Automaticamente a janela com as informações do grupo aparecerá. Complete com todas as informações para dar Identidade ao seu Grupo.IMPORTANTE: Os grupos são privados, então só fazem parte dele pessoas que o(s) administrado(res) adicionarem e convidarem!

Ao criar o Grupo você pode começar a convidar pessoas para ele. Clique no botão "convidar".Um janela nova aparecerá e você pode convidá-los pelo nome de usuário no ExamTime ou pelo email. Personalize a mensagem que será enviada para que o usuário saiba do que se trata.Clique em "SALVAR". Os usuários listados receberão o convite para participar do Grupo. 

Dentro de cada grupo você terá algumas ferramentas que podem te ajudar no trabalho em grupo. Você pode (e deve) compartilhar recursos de estudo com o Grupo. Se for necessário crie um fórum de discussões para falar sobre o trabalho, tirar dúvidas ou deixar registrado o passo a passo do que se trata o grupo.

Você pode arrastar e soltar seus assuntos em qualquer lugar em seu calendário online de revisão. Se você arrastar o assunto para o topo torna-se um “evento de dia inteiro. Se você quer um calendário mais tranquilo, você pode arrastá-lo para baixo para um período de tempo específico

MENSAGENS PRIVADASA função de Mensagens Privadas Permite que você se conecte diretamente com outros usuários ExamTime. Você pode enviar mensagens e anexar também os seus recursos também.Este é um ótimo complemento para os ambientes de estudo, uma vez que permite que você compartilhe recursos rapidamente, ter um bate-papo com colegas e professores em particular, longe da agitação do lado público ExamTime. Isso significa que você pode desenvolver qualquer projeto com mais detalhes antes de apresentá-los para os outros ou simplesmente adaptar o que você compartilha informações de uma forma mais específica. Discuta sobre a lição de casa, provas e compartilhe documentos facilmente!

É uma ótima maneira para que os professores ajudem os alunos com dúvidas ou no acompanhamento dos estudos.

Para acessar as suas mensagens clique no envelope no canto superior direito da tela.Toda vez que você tiver uma nova mensagem o aplicativo irá avisar com sinal vermelho no envelope.

Clicando sobre isso vai abrir a tela de mensagens. Você pode ver uma visão geral de suas mensagens sobre o lado esquerdo. Clique em qualquer um e eles aparecerão no centro para que você possa ver com mais detalhes. No lado direito, você verá todos os recursos ligados à conversa.

Para enviar uma mensagem, basta clicar no botão ‘Nova Mensagem’ e depois em ‘Adicionar destinatário. Você pode enviar uma mensagem para seus amigos ou qualquer usuário ExamTime (contanto que você tenha seu nome de usuário e seus controles de privacidade permitam que você envie mensagem para ele ). Em seguida, adicione a sua mensagem, anexe um recurso, se desejar e clique em enviar.

Se desejar você pode também compartilhar um Recurso de Estudo com seu colega ou professor. Basta clicar no botão " Recursos anexados"

AMIGOSAdicione os seus amigos para que você possa estudar com eles. Adicione utilizando nome dele no ExamTime ou e email. 

Clique no meu AMIGOS no topo da página. Depois no canto superior esquerdo você pode inserir o email ou nome no ExamTime do seu amigo e enviar o convite!

Introdução

Pesquisa

Calendário

Grupos de Estudo

Mensagens Privadas

Amigos

Show full summary Hide full summary

Similar

GoConqr para Professores
Lilian Arruda
Tutorial de Mapas Mentais em GoConqr
Lilian Arruda
Comunidade de Aprendizagem Virtual: Crie a sua em 30 Minutos
Alessandra S.
Instalando o Moodle no WAMP (Parte 2)
Rodrigo gonzales2264
Tutorial Quiz GoConqr
Lilian Arruda
Recursos Principais
Rodrigo gonzales2264
GoConqr para Professores
Emmanuela Pimenta
Instalando o Moodle no WAMP (Parte 1)
Rodrigo gonzales2264
GoConqr para Professores
Colégio Auxiliadora
Criação de cursos (parte 1)
Rodrigo gonzales2264
Criando Categorias
Rodrigo gonzales2264