Tutorial de Mapas Mentais em GoConqr

Description

Respostas às perguntas frequentes que recebemos sobre como criar Mapas Mentais em GoConqr!
Lilian Arruda
Slide Set by Lilian Arruda, updated more than 1 year ago
Lilian Arruda
Created by Lilian Arruda over 7 years ago
6800
43

Resource summary

Slide 1

    Nesse tutorial respondemos as dúvidas mais comuns que recebemos sobre o processo de criação de Mapas Mentais (MM) dentro de GoConqr. Para facilitar sua pesquisa, cada número corresponde à página explicativa.Aqui você vai encontrar:2. Como ajustar o modo reprodução do meu Mapa Mental3. Como imprimir Mapas Mentais4. Como fazer download do meu Mapa Mental5. Como copiar e editar Mapas Mentais6. Como selecionar mais de um tópico na edição7. Como conectar tópicos diferentes8. Como inserir imagens e recursos9. Como tornar meu Mapa mental Privado10. Como incorporar meu mapa mental em outra página web ou compartilhar por e-mail11. Para que servem Comentários, Pins e Classificações12. O que é o modo de acompanhamentoInteressado em saber mais sobre a Metodologia de Criação de Mapas Mentais? Clique nos recursos ao lado! >>>>
    Tutorial Mapas Mentais em GoConqr

Slide 2

    Como Ajustar o Modo Reprodução
    Para garantir que o modo reprodução apresente os balões do seu mapa Mental na ordem desejada, é preciso entender a lógica do modo reprodução. O modo reprodução inicia sempre pelo lado superior esquerdo e seguirá o sentido horário até finalizar o primeiro nível de tópicos principais. Após finalizar o primeiro nível, a reprodução passa para os sub-tópicos, seguindo também o sentido horário.<<< Veja o exemplo no nosso vídeo tutorial

Slide 3

    Como imprimir meu Mapa Mental
    Caso você queria imprimir diretamente um mapa mental, basta selecionar a opção imprimir na barra de ações.Você pode imprimir qualquer mapa mental encontrado na nossa biblioteca!

Slide 4

    Como fazer download do meu MM
    Além da opção de imprimir, caso você queira fazer o download do seu mapa mental, basta entrar na interface de edição e a opção aparecerá como o quarto botão no canto superior direito (com o desenho de uma foto).A não ser que você tenha selecionado uma cor específica de fundo para o seu Mapa Mental, o arquivo sera baixado no formato PNG com fundo transparente, o que facilita a edição caso você queira inseri-lo em alguma outra apresentação.Veja o exemplo ao lado >>>> 

Slide 5

    Queremos estimular a colaboração e oferecer oportunidades para construção coletiva de conhecimento!Por isso, ao criar qualquer recurso em GoConqr é possível definir se ele estará aberto ou não para cópia.Deixar um recurso aberto significa que qualquer usuário pode copiar o seu recurso para, a partir daí adicionar novas informações e fazer suas devidas adaptações ao conteúdo.(Importante - as mudanças aparecerão apenas no recurso copiado, não no original!)Para copiar um recurso, basta ir ao menu "Ações" (primeiro ícone no canto superior esquerdo) e selecionar a opção "Copiar". 
    Como copiar e editar Mapas Mentais?
    Caption: : Você pode acompanhar o histórico do recurso e ver o usuário que o criou originalmente clicando no botão "veja detalhes" - uma bolinha azul no canto superior esquerdo.

Slide 6

    4. Como movimentar vários tópicos
    Montou o seu mapa e depois percebeu que precisava ajustar os espaços entre tópicos?Isso pode ser um problema de você já tem vários sub-tópicos criados. Uma dica rápida para movimentar todos de uma só vez é manter a tecla Ctrl do seu teclado pressionada enquando seleciona os balões que deseja movimentar. Após isso, você conseguirá mover todos de uma vez.Veja o exemplo ao lado >>>>

Slide 7

    Conectando tópicos diferentes
    Está construindo um Mapa Mental que possui ideias interconectadas? Qualquer balão do seu Mapa Mental dá a possibilidade de ativar conectores entre tópicos. Simples e rápido!

Slide 8

    Como inserir imagens e recursos
    Todos os balões do seu mapa mental te oferecem a possibilidade de inserir notas, recursos e imagens. Dessa maneira, um mapa mental pode ser o seu guia completo de estudo, direcionando para recursos relacionados de aprofundamento ou notas complementares.Imagens são parte fundamental de qualquer Mapa Mental, auxiliando a ativar a memória e assimilar conceitos complexos.Aproveite!

Slide 9

    6. Como tornar meu Mapa mental Privado
    Via de regra, todos os recursos criados em GoConqr ficam abertos para a nossa biblioteca e ao alcance de qualquer usuário.Para determinar que o seu recurso seja visível apenas para você ou para membros de um grupo no qual você o compartilhe é necessário ser usuário do plano Premium.Nesse caso, basta alterar as opções de visualização no segundo ícone no canto superior esquerdo.

Slide 10

    Quando devo deixar um MM publicado?
    Se você precisa compartilhar seu MM por e-mail ou gostaria de inserí-lo em alguma página web (seu site ou blog) é necessário que a visibilidade do recurso esteja marcada como "Web", ou seja, aberto para a internet. Isso significa que não-usuários de GoConqr poderão acessar o recurso. E que ele também está aberto para indexação pelo Google, ou seja - pode aparecer em buscas na internet.Para incorporar um recurso em alguma página web, após publicá-lo selecione no menu de ações a opção "Social" (5ª de cima para baixo). Alí você encontrará os códigos necessários para fazer a inserção do recurso em outras páginas e a URL do seu recurso caso queira enviá-lo diretamente para as pessoas com quem deseja compartilhá-lo.
    Caption: : Após ajustar a configuração de visibilidade para "Web", você pode enviar o recurso por e-mail diretamente de GoConqr. Basta selecionar no menu de ações a 9ª opção de cima para baixo: "Enviar por e-mail"

Slide 11

    Pins e Classificação
    PinsAchou algum Mapa Mental sensacional e gostaria de salvá-lo para revisar em outros momentos? Pin é a funcionalidade que te permite guardar recursos de terceiros nas suas pastas de disciplinas.ClassificaçãoVocê pode avaliar Mapas Mentais e demais recursos de outros usuários pela sua relevância. Essa classificação facilita com que o recurso seja encontrado mais facilmente na barra de busca, ajudando que outros usuários também tenham acesso e sucesso em seus estudos!
    Caption: : A opção de classificar e adicionar um Pin sempre irá aparecer como um Pop-up quando você fechar um recurso que esteja visualizando.

Slide 12

    O que é o Modo de Acompanhamento
    O Modo de Acompanhamento permite que você marque tópicos que já memorizou, dessa forma é possível acompanhar o seu aproveitamento em relação ao conteúdo estudado.Você pode utilizá-lo tanto em recursos próprios quanto em recursos salvos com Pin em suas pastas de disciplinas e acessá-lo quando quiser para revisão.Basta selecionar o ícone com uma pegada e em seguida os tópicos que deseja marcar como já memorizados.<<<<< Veja o exemplo

Slide 13

    Não encontrou resposta para sua dúvida?Envie para a gente no e-mail suporte-br@goconqr.comBom trabalho!
    Estamos aqui para te ajudar!
Show full summary Hide full summary

Similar

GoConqr para Professores
Lilian Arruda
Ferramentas de Suporte aos Estudos
Alessandra S.
Comunidade de Aprendizagem Virtual: Crie a sua em 30 Minutos
Alessandra S.
Instalando o Moodle no WAMP (Parte 2)
Rodrigo gonzales2264
Tutorial Quiz GoConqr
Lilian Arruda
Recursos Principais
Rodrigo gonzales2264
GoConqr para Professores
Emmanuela Pimenta
Instalando o Moodle no WAMP (Parte 1)
Rodrigo gonzales2264
GoConqr para Professores
Colégio Auxiliadora
Criação de cursos (parte 1)
Rodrigo gonzales2264
Criando Categorias
Rodrigo gonzales2264