Genética Básica

Description

Um estudo sobre conceitos sobre a genética básica, hereditariedade, gene, logo gênico, cromossomos.
jferlafisio
Quiz by jferlafisio, updated more than 1 year ago
jferlafisio
Created by jferlafisio over 8 years ago
1992
37

Resource summary

Question 1

Question
O que é Genética?
Answer
  • A ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismo, através dos estudos, pela transformação dos caracteres anatômicos, citológicos e funcionais dos pais para os filhos.
  • Ciência que permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.
  • Um processo contínuo de divisão celular, dividida em fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Alguns autores costumam citar uma quinta fase – a prometáfase – intermediária entre a prófase e a metáfase.

Question 2

Question
Quais respostas tem relação com hereditariedade:
Answer
  • Uma boa hereditariedade depende da qualidade e da condição dos genes maternos e paternos
  • É empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte as características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação.
  • Corresponde ao conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações, através da reprodução.
  • As informações genéticas determinam as características de um indivíduo e até a espécie a qual pertence.
  • Na espécie humana o conjunto de genes, transmite-se de geração em geração, seguindo os mesmos mecanismos das restantes espécies.

Question 3

Question
A(s) DEFINIÇÃO(ões) DE GENE(s) É (SÃO):
Answer
  • Segmento de moléculas de DNA, existente nas estrutura dos cromossomos .
  • É uma unidade hereditária que contém a informação para uma determinada característica.
  • Características determinadas pela ordem ou disposição dos nucleotídeos
  • Os genes codificam ou regulam a síntese de proteínas que evidenciam características exibidas pelos seres vivos, como a cor dos olhos, o grupo sanguíneo. O conjunto de todos os genes denomina-se genoma.

Question 4

Question
Logo gênico Também chamado locus (no singular) e loci (no plural). É o lugar certo e inalterável, no cromossomo, onde situa o gene para determinar caráter.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Na herança cromossômica, temos sua estrutura celular, seu funcionamento, quais as respostas que agregam conhecimento sobre os cromossomos .
Answer
  • O cromossomo é uma estrutura celular, formada de DNA e proteína, que contém as unidades de hereditariedade, os genes, arranjados linearmente
  • Sua formologia, cromátides irmãs, produto de replicação do DNA; Centrômero, une duas cromátides; Braços, região compreendida entre o centrômero (braço pequeno e braço grande); e Talômeros, extremidades das cromátides.
  • Cada cromátide é formada por uma fita de DNA inteira, cada cromossomo possui duas cromatides

Question 6

Question
Gene Alelos são:
Answer
  • São genes que, nas células somáticas, formam um par e possuem genes para os mesmos caracteres.
  • São genes de células somáticas, que formam pares e possuem para os mesmos caracteres; situam-se em locais correspondentes, mas não necessariamente traduzam a mesma forma de expressão do caráter, podem ser iguais ou diferentes.

Question 7

Question
A mitose é um processo contínuo de divisão celular, é correto afirmar as seguintes frases:
Answer
  • A mitose é um processo de divisão celular, já que, a partir de uma célula somática formada, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos.
  • A função da mitose é MULTIPLICAÇÃO, REPOSIÇÃO e REGENERAÇÃO CELULAR (Crescimento corpóreo, Renovação de lesões e Regeneração dos tecidos). Permite renovar as células com o mesmo material genético.
  • Ramo da biologia que estuda as leis da transmissão dos caracteres hereditários nos indivíduos, no processo da mitose é realizada a formação dos gametas
  • Um processo de multiplicação da célula que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células-filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula mãe.

Question 8

Question
Fenótipo é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação, uma manifestação visível ou detectável do genótipo do indivíduo. Pode ser, eventualmente, influenciado pelo meio, tendo herança qualitativa e quantitativa.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
GENE [blank_start]DOMINANTE:[blank_end] gene que encobre a presença de outro gene GENE RECESSIVO: gene que apenas se manifesta na presença de outro gene igual
Answer
  • DOMINANTE:

Question 10

Question
Genes Alelos [blank_start]HETEROZIGOTO[blank_end] ou Híbrido, são alelos diferentes para uma característica (Aa). Genes Alelos Homozigoto ou Puro, são idênticos, o indivíduo é denominado homozigoto para aquele caráter, possui dois alelos idênticos para uma característica (AA, aa). Entre as características carregadas pelos GENES DOMINANTES, podemos citar o nariz aquilino, lobo da orelha deslocado, queixo com covinha e prógnato, lábios grossos, cabelos escuros, calvície, olhos escuros, capacidade de enrolar a língua, dedo mindinho curvado e polegar curvado. Os GENES RECESSIVOS normalmente estão ligados a características como cores, mas caracterizam também síndromes e doenças causadas por genes recessivos anormais. Como exemplo, podemos citar o daltonismo, albinismo, miopia e hemofilia. Como exemplo das características dos genes recessivos, podemos citar os cabelos louros e ruivos, cabelos lisos, olhos azuis, verdes, ser canhoto ou destro, possui tipo sanguíneo negativo, possuir miopia, entre outros.
Answer
  • HETEROZIGOTO
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Revisão Para o ENEM em 20 dias
Alessandra S.
Genética Molecular: Ácidos Nucleicos
Renata Cavazzana
Primeira Lei de Mendel
Helio Fresta
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Avaliação de Alunos
Alessandra S.