Específicas UVA 2016.1 .:HISTÓRIA:.

Description

Específicas UVA 2016.1
roney1222
Quiz by roney1222, updated more than 1 year ago
roney1222
Created by roney1222 over 8 years ago
99
1

Resource summary

Question 1

Question
Em 29 de maio de 1829, oficiais ingleses abordaram o navio Veloz. "Os diários de bordo e mais papéis do Capitão foram examinados... estavam em ordem. O número de pessoas transportadas obedecia ao que estipulava a lei..." GÓES José Roberto Pinto de, Cordeiros de Deus: tráfico, demografia e política no destino dos escravos, em: Marco. A. Pamplona (org.) Escravidão, exclusão e cidadania. Rio de Janeiro, Access, 2001, p. 23 Com base no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre o tráfico de escravos, durante o Império.
Answer
  • A Inglaterra vistoriava os navios para impedir o contrabando de produtos que pudessem concorrer com as manufaturas inglesas.
  • Os traficantes de escravos obedeceram aos tratados e leis firmados com a Inglaterra, inclusive os compromissos assumidos por Portugal, a partir da transferência da Corte.
  • Portugal tinha se comprometido a limitar a prática do tráfico ao sul do equador e, desde então, a Inglaterra tinha o direito de vigiar pelo cumprimento dos acordos firmados.
  • Tratados firmados entre o Brasil e a Angola proibiam o tráfico ao sul do equador.

Question 2

Question
A grande seca de 1876-1879 teve uma magnitude planetária. Foi a primeira de três crises de subsistência que atingiram o mundo na segunda metade do século XIX. No Nordeste brasileiro ocorreu, entre 1877 e 1879, um período de seca, sobre o qual pode-se afirmar corretamente que:
Answer
  • despertou, na classe dominante, solidariedade nunca antes vista, pois compartilhou alimentos e habitação com os flagelados
  • o período foi caracterizado pela concessão de empréstimos para fins sociais, vindos sobretudo da Europa, e isso minimizou o sofrimento da população nordestina atingida pela seca.
  • colocou entre as prioridades do governo a realização das obras públicas necessárias a solucionar o problemas das secas futuras.
  • os efeitos agravaram-se pela demora e insuficiência dos socorros ministrados pelo Estado, que instaurou os chamados socorros indiretos, isto é, que os flagelados deviam trabalhar para receber os socorros.

Question 3

Question
"(...) Por volta do ano 1010, começaram a circular rumores no Ocidente de que, sob a instigação dos judeus, os sarracenos tinham causado a destruição do Santo Sepulcro e decapitado o patriarca de Jerusalém (...) Então, na esteira da cruzada proclamada pelo Papa Urbano II no Concílio de Clermont em 1095, foi engendrada uma atmosfera de histeria religiosa ..." RICHARDS, Jeffrey. Sexo, Desvio e Danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.p.97 A partir do texto e considerando os objetivos das Cruzadas, assinale a alternativa que corresponde à relação entre a Igreja Católica e os Judeus na Idade Média.
Answer
  • Uma colaboração recíproca, pois os Judeus eram considerados fiéis observadores da fé e dos ritos cristãos.
  • Uma ação conjunta em defesa da Terra Santa, uma vez que os Judeus participaram como bravos combatentes nas Primeiras Cruzadas.
  • Uma aproximação entre Judeus e Cristãos em virtude da prática da usura, defendida arduamente pela Igreja medieval.
  • Uma grande hostilidade, pois a Igreja, no século XI, buscou cristianizar o mundo e muitas comunidades judaicas, sob a acusação de adoradores do Diabo, foram perseguidas e exterminadas.

Question 4

Question
A indústria têxtil inglesa demandou, no século XIX, quantidades crescentes de algodão. Provedores tradicionais dessa matéria-prima, como a Índia e o Egito, foram substituídos pelos Estados Unidos; mas, na década de 1860, os conflitos entre o norte e o sul desse país interromperam o fornecimento. Nessa década, o algodão se converteu no principal produto das exportações cearenses. Em relação ao cultivo de algodão no Ceará, em 1860, é correto afirmar que:
Answer
  • realizou-se com a utilização, de forma generalizada, da mão de obra escrava.
  • foram trazidos trabalhadores das áreas de seringais decadentes, criando-se o SEMTA, Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores do Amazonas.
  • foi realizado com parceiros, escravos e trabalhadores livres.
  • realizou-se a abolição prematura da escravidão, e se ofereceram salários atraentes para os ex-escravos.

Question 5

Question
"O enorme Império de Carlos Magno foi plasmado pela conquista. Não há dúvida de que a função básica de seus predecessores, e mais ainda a do próprio Carlos, foi a de comandante de exército, vitorioso na conquista e na defesa (...) Como comandante de exército Carlos Magno controlava a terra que conquistava e defendia. Como príncipe vitorioso, premiou com terras os guerreiros que lhe seguiam a liderança..." (ELIAS, Norbert. "O Processo civilizatório" Rio de Janeiro, Zahar, 1993 vol. II, p.25) De acordo com seus conhecimentos e com o parágrafo acima, é correto dizer que a feudalização deveu-se:
Answer
  • à necessidade de conceder terras a servidores, o que diminuía as possessões reais, e enfraquecia a autoridade central em tempos de paz
  • à venda de títulos nobiliários e à preservação das propriedades familiares
  • à propagação do ideal cavalheiresco de fidelidade do vassalo ao Senhor.
  • a princípios organizacionais de sistemas ecológicos de agricultura de subsistência.

Question 6

Question
O período do governo de Getúlio Vargas de 1937 a 1945 é conhecido na história do Brasil como "Estado Novo", em que:
Answer
  • os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo.
  • os comunistas ocuparam vários cargos burocráticos e assumiram órgãos de propaganda política.
  • os partidos políticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como símbolo do centralismo do poder.
  • o sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela intervenção nos Estados.

Question 7

Question
Leia o texto seguinte. "Entre o início do século XII e meados do século XV, por todo o Ocidente se produziu, em graus de fato diversos, uma mutação profunda, ligada à generalização da escrita nas administrações públicas, que levou a racionalizar e sistematizar o uso da memória." (ZUMTHOR, Paul. "A Letra e a Voz: a Literatura Medieval." São Paulo. Companhia das Letras. 1993. p. 28) Considerando o comentário apresentado acima sobre a Idade Média, é correto afirmar que:
Answer
  • a centralização monárquica, na maioria dos países europeus, popularizou o uso da escrita.
  • as transformações culturais registradas resultaram da Revolução Comercial iniciada no século VII.
  • a valorização da escrita na administração pública decorreu da expansão das universidades medievais.
  • o renascimento urbano e o desenvolvimento comercial estimularam o emprego da escrita para além dos mosteiros.

Question 8

Question
É célebre a frase de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar: "Aqui não se embarca mais escravos". Assinale a alternativa que se relaciona corretamente com o contexto político cearense em que esta frase foi proferida.
Answer
  • A proibição do tráfico de escravos havia sido decretada recentemente no Ceará, abrindo espaço para as manifestações dos abolicionistas radicais.
  • As lutas em torno da abolição dos escravos ganharam grande alcance em face do aumento do número de negros que foram trazidos para a Província do Ceará após a seca de 1877.
  • A campanha abolicionista alcançava seu auge no Ceará, conseguindo a adesão dos jangadeiros que faziam o transporte dos escravos dos navios para o porto.
  • O tráfico inter-provincial estava levando à falência comerciantes e fazendeiros cearenses, que decidiram impedir pela força o embarque de escravos para os navios.

Question 9

Question
Leia o texto abaixo. "O par de interlocutores legítimos estava formado: de um lado o povo, a quem se apelava como fonte e base do governo e que era identificado na população de trabalhadores corporativamente hierarquizada; de outro, o Estado, corporificado funcional e pessoalmente na figura do presidente Getúlio Vargas." (GOMES, Ângela de C. "A política brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o privado". ln SCHWARCZ, Lilia M. (org.) "História da Vida Privada no Brasil". Vol. 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.525.) A partir da citação acima, assinale a alternativa que indica corretamente as relações mantidas, no contexto do trabalhismo, entre a população trabalhadora no Brasil e o presidente Vargas.
Answer
  • As campanhas destinadas aos trabalhadores enfatizavam a necessidade de organização em torno dos sindicatos e partidos políticos, principais interlocutores do Presidente.
  • As liberdades políticas permitiam o estabelecimento, durante o Estado Novo, de uma permanente negociação entre os trabalhadores e o governo através do Parlamento.
  • O sindicalismo corporativo era combatido pelo governo, pois permitia a livre expressão das lutas de classes e dos conflitos no interior da sociedade brasileira.
  • A ideologia do Estado Novo pretendia estabelecer uma ligação direta entre o governante e o povo, através de cartas, programas de rádio e outros mecanismos de comunicação

Question 10

Question
Leia com atenção. "1850 não assinalou no Brasil apenas a metade do século. Foi o ano de várias medidas que tentavam mudar a fisionomia do país, encaminhando-o para o que então se considerava modernidade. Extinguiu-se o tráfico de escravos, promulgou-se a Lei de Terras, centralizou-se a Guarda Nacional e foi aprovado o primeiro Código Comercial. Este trazia inovações e ao mesmo tempo integrava os textos dispersos que vinham do período colonial. Entre outros pontos, definiu os tipos de companhias que poderiam ser organizadas no país e regulou suas operações. Assim como ocorreu com a Lei de Terras, tinha como ponto de referência a extinção do tráfico." (FAUSTO, Boris. "História do Brasil." 2 ed. São Paulo: USP, 1995, p. 197.) Assinale a opção que expressa corretamente o impacto da extinção do tráfico de escravos na estruturação da economia brasileira.
Answer
  • A extinção do tráfico foi planejada pelo governo, através de uma campanha de esclarecimento e de imigração, para que não houvesse interrupção na produção do café.
  • Apesar de sua importância para a economia açucareira, o fim do tráfico negreiro pouco representou para a cultura do café, que se havia estabelecido com base no trabalho livre.
  • A Lei de Terras representou um impacto muito maior, pois alterou as formas de produção agrícola ao estabelecer que a terra deveria ser propriedade unicamente de quem produz.
  • Intensificou-se o tráfico interno entre as províncias e incentivou-se a imigração, na tentativa de encontrar soluções para atenuar o impacto econômico gerado pela expectativa do fim da escravidão.
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado Estilo UVA 2016.1 e UECE 2016.1
roney1222
Específicas UVA 2016.1 .:LÍNGUA PORTUGUESA:.
roney1222
Específicas UVA 2016.1 .:MATEMÁTICA:.
roney1222
Específicas UVA 2016.1 .:FÍSICA:.
roney1222
Específicas UVA 2016.1 .:BIOLOGIA:.
roney1222
Específicas UVA 2016.1 .:QUÍMICA:.
roney1222
Passe Cursinho - Pré-Vestibular 2016
Passe Cursinho
Qualidade total
Ed Marques
Reengenharia
ludimilabs.silva
Gestão de Qualidade Total
ludimilabs.silva
PROTEÇÃO À RADIAÇÃO UV-RECURSOS DISPONÍVEIS NA ATUALIDADE
Kezia Oliveira