IFSul - Publicações no novo portal

Description

Este quizz, criado pela equipe de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) do IFSul, foi concebido para auxiliar os responsáveis pela administração dos portais institucionais dos câmpus a realizarem publicações atrativas para o público.
comunicacaosocia
Quiz by comunicacaosocia, updated more than 1 year ago
comunicacaosocia
Created by comunicacaosocia about 8 years ago
482
1

Resource summary

Question 1

Question
Com base no padrão atual de redação do IFSul, selecione os termos corretos para preencher os espaços da sentença: Na reunião, o [blank_start]_____________[blank_end] Sul foi representado pelo diretor da unidade. Já os [blank_start]_____________[blank_end] Leste e Norte não tiveram representantes no encontro.
Answer
  • campus
  • câmpus
  • câmpus
  • campi
  • campus

Question 2

Question
O vocábulo câmpus, com acento circunflexo e sem itálico, passou a ser utilizado tanto no plural quanto no singular para referir-se às unidades do instituto. A decisão, em vigor desde janeiro de 2016, tem como base nota lexicológica emitida pela Setec em 2011 (para mais detalhes, acesse o link: http://bit.ly/1KhkJEr). Agora que você já sabe o padrão de escrita dessa palavra no IFSul, selecione a sentença em que o vocábulo está utilizado corretamente:
Answer
  • No sábado, os alunos do campus Sul elegeram a nova presidente do Grêmio Estudantil.
  • A atividade de abertura do evento foi conduzida por professores dos câmpus Leste, Norte e Sudoeste.
  • Na feira de ciências, os alunos dos campi Norte e Nordeste apresentaram trabalhos sobre química orgânica.

Question 3

Question
“Para ilustrar uma matéria, a melhor opção é pedir ao entrevistado que se posicione e sorria para a câmera”.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
As imagens são capazes de complementar as matérias, mas precisam remeter ao acontecimento noticiado. Fotos posadas e que não apresentem o contexto da matéria devem ser evitadas. Na notícia sobre uma palestra, por exemplo, é mais interessante para o leitor ver uma foto enquanto o palestrante fala ao público do que uma imagem estática dele olhando para a câmera. E não esqueça: quando for necessário editar uma foto antes da publicação, cuidado para não distorcer a imagem, achatando-a ou esticando-a. Lembre-se, também, de não utilizar fotos em que pessoas em vulnerabilidade social possam ser identificadas. Com base nisso, selecione a imagem que melhor combina com o título e a linha de apoio apresentados:

Question 5

Question
Em números ordinais, os algarismos romanos utilizados neste título representam qual edição do evento?
Answer
  • 66ª
  • 64ª
  • 74ª
  • 76ª

Question 6

Question
Quanto tempo você demorou para responder esta pergunta? Provavelmente teve que pensar um pouco, não? Por isso, os algarismos romanos devem ser evitados, sendo substituídos por ordinais. Em relação à utilização dos números em geral, é preciso pontuar outras especificidades da linguagem jornalística adotada no instituto. Devem ser escritos na forma extensa, por exemplo, os números até dez, assim como cem e mil, exceto em casos de data. Com base na explicação, selecione a opção correta.
Answer
  • A 64ª edição da feira vai contar com 7 oficinas de fotografia até o dia cinco de março.
  • A 64ª edição da feira vai contar com sete oficinas de fotografia até o dia 5 de março.

Question 7

Question
O trecho apresentado corresponde a uma simulação de abertura de um texto jornalístico, com título, linha de apoio e lide (primeiro parágrafo de um texto noticioso com as principais informações da matéria). Considerando a necessidade de a abertura do texto apresentar as informações mais importantes para o leitor, esse trecho está adequado?
Answer
  • Sim, pois cita todas as autoridades presentes já no início do texto e enfatiza a data do evento.
  • Sim, pois, a partir da leitura, já é possível saber que a recepção foi bem organizada, bonita e alegre.
  • Não, pois, apesar de todo o restante do texto estar adequado jornalisticamente, o título e o lide utilizam números romanos para especificar a edição do evento.
  • Não. O título cita que os alunos são do câmpus Norte, mas a linha de apoio fala apenas em alunos, sem reforçar que se trata dos estudantes do câmpus Norte.
  • Nenhuma das alternativas.

Question 8

Question
Nenhuma das opções responde corretamente à pergunta. O título e a linha de apoio, além de colocarem o prefeito como destaque (e, no caso do instituto, o destaque seria a participação dos alunos no evento), estão repetindo-se entre si, quando deveriam trazer informações complementares. Além disso, o título menciona o evento com uma sigla desconhecida do grande público e utiliza números romanos. Em relação ao texto, podemos enumerar outras inadequações: • Para o leitor, é desinteressante começar a leitura de um texto iniciado pela data e por uma série de nomes e cargos. Privilegie uma abertura de texto instigante e focada nas principais informações que podem ser de interesse do leitor. Quando há uma lista de autoridades presentes, o mais aconselhável é trazê-la ao final da matéria e citando apenas os nomes daqueles que ainda não foram mencionados ao longo do texto. • A informação mais importante para uma matéria feita pelo instituto seria, nesse caso, a participação dos alunos. No exemplo, no entanto, eles foram colocados em segundo plano, sem que o leitor soubesse o que eles fariam no evento, qual a importância da participação deles na feira, etc. Um bom texto já traz, de início, informações relevantes e concretas sobre quem ou o que está abordando. • “Bem organizada, bonita e alegre”? Sério mesmo? Quem disse? É, a avaliação e o tom opinativo devem ser evitados ao longo de todo o texto jornalístico. Ao invés de adjetivar uma situação, apresente fatos e dados efetivamente observáveis para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Opiniões e avaliações devem ser condicionadas à existência de uma fonte a quem se possa atribuir tais valorações. Com base nas explicações acima, selecione o título e a linha de apoio mais adequados a uma matéria de câmpus:
Answer
  • 37ª Feira de Tecnologia, Ciência e Inovação tem início na cidade Evento, aberto oficialmente no dia 9, reúne autoridades do município
  • Alunos do câmpus Norte participam de feira científica da cidade Na 37ª Feira de Tecnologia, Ciência e Inovação, estudantes foram recebidos pelo prefeito

Question 9

Question
Os dois textos abaixo são iguais, exceto pela utilização de vírgulas. Qual deles está correto, considerando que TODOS os alunos precisam cumprir a carga horária letiva mínima para se formarem?
Answer
  • Devido ao excesso de feriados no segundo semestre, os alunos que precisam completar a carga horária letiva mínima para se formarem tiveram que recuperar os últimos dias de aula após o Natal.
  • Devido ao excesso de feriados no segundo semestre, os alunos, que precisam completar a carga horária letiva mínima para se formarem, tiveram que recuperar os últimos dias de aula após o Natal.

Question 10

Question
Viu como a pontuação pode mudar completamente o sentido de um texto? Enquanto em uma das opções a não-utilização das vírgulas restringia a obrigatoriedade do cumprimento da carga horária letiva a apenas alguns alunos, na outra opção, a utilização delas indicava a necessidade de todos os estudantes completarem esse requisito. Por isso, antes da publicação, é muito importante ler e revisar todo o texto, procurando evitar ambiguidade – duplo sentido – e frases confusas. Vamos treinar mais um pouquinho? Escolha a frase em que o nome João Silva se refere ao assessor do diretor:
Answer
  • O assessor do diretor, João Silva, requereu junto à empresa vencedora da licitação os documentos necessários para a finalização do processo de contratação.
  • O assessor do diretor João Silva requereu junto à empresa vencedora da licitação os documentos necessários para a finalização do processo de contratação.

Question 11

Question
Qual a melhor forma de adaptar o texto apresentado para uma linguagem jornalística?
Answer
  • Professor do instituto apresenta trabalho em congresso internacional nos Estados Unidos Evento, que teve início no dia 9, reúne pesquisadores do mundo inteiro Com uma pesquisa sobre a utilização de cerâmica na construção de materiais ecologicamente corretos, o professor de mecânica do câmpus Norte, Adolfo Pereira, apresentou seu trabalho no 3º Congresso de Física e Mecânica Estrutural, nos Estados Unidos. A cerimônia de abertura do evento, que reuniu pesquisadores de todo o mundo, aconteceu no dia 9 de janeiro.
  • 3rd Congress of Physics and Structural Mechanics teve início no dia 9 de janeiro Professor do instituto apresentou trabalho no evento A cerimônia de abertura do 3rd Congress of Physics and Structural Mechanics, nos Estados Unidos, aconteceu no dia 9 de janeiro. No evento, que reúne pesquisadores do mundo todo, o professor de mecânica do câmpus Norte, Adolfo Pereira, apresentou o trabalho “Ceramic used in the construction of environmentally friendly materials”.

Question 12

Question
Além de poluir visualmente o texto, a utilização de estrangeirismos restringe o alcance da informação que pretendemos divulgar. A razão para evitá-los é bem simples: nunca devemos supor que o nosso leitor compreenda outro idioma além da Língua Portuguesa (apesar da semelhança entre os idiomas, esta orientação vale também para textos em espanhol). Tenha cuidado ao fazer traduções de um conteúdo, solicitando sempre à fonte da matéria para fornecer e/ou conferir a versão em nossa língua materna. Não esqueça: ao redigir uma publicação, é necessário manter a clareza das informações por meio de um texto simples, objetivo e direto. Outras características que devem ser evitadas em uma matéria são: a pseudo-erudição (palavras rebuscadas e termos técnicos devem ser trocados por expressões mais conhecidas), gírias, modismos e coloquialismos (expressões próprias apenas da língua falada devem ser evitadas no texto escrito), adjetivos, advérbios e superlativos (de novo: devemos trazer a informação concreta para que o leitor tire suas próprias conclusões). De acordo com esse tópico, vamos ver se você consegue identificar qual dos dois textos é mais adequado em relação à clareza e à economia de texto?
Answer
  • É profissional da engenharia mecânica e está em busca de uma especialização? O câmpus Norte está oferecendo o curso de pós-graduação nessa área. O edital já foi divulgado e as inscrições podem ser feitas presencialmente até 15 de maio.
  • Aos profissionais da engenharia mecânica que estão buscando uma especialização em sua área, o câmpus Norte está oferecendo o curso de pós-graduação em engenharia mecânica. O edital do curso de pós-graduação em engenharia mecânica já foi anteriormente divulgado e as inscrições podem ser feitas presencialmente até 15 de maio.
Show full summary Hide full summary

Similar

DISPOSITIVOS MÓVEIS E JORNALISMO: UMA QUESTÃO DE ESPAÇO /Daniela Osvald / USP
Mariana Viegas
4º P Publicação
sgmarinheiro1
reportagem
Silvia Drumond
Jornalismo Esportivo Como Entretenimento
Louise Wine
Vestibular - Roteiro de Estudos
GoConqr suporte .
Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
Quem é Quem nas Teorias da Comunicação?
Ricardo Olimpio
Assessoria de Imprensa - Introdução Parte 1
Angélika Nasimento
Jornalismo e Publicidade:Novas Atribuições.
belmarbarerestos
O que você sabe de redes sociais?
Giselle Borges
jornalismo em fluxo ou complexo
Marlise Brenol