Quiz Aula 01 - Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental

Description

O Quiz possui 4 perguntas referentes à aula 01 - A questão ambiental, a educação e suas implicações: a ética, a moral e a justiça ecológica/ Princípios e dimensões da sustentabilidade: econômica, social, ecológica, cultural e espacial
Jéssica Meireles
Quiz by Jéssica Meireles, updated more than 1 year ago
Jéssica Meireles
Created by Jéssica Meireles over 7 years ago
20183
8

Resource summary

Question 1

Question
Com o advento da Revolução Industrial surge um modelo de crescimento econômico pautado no consumismo imediatista. Esse estilo de vida consumista provocou uma crise na disponibilidade de recursos, o que levou a um despertar sobre a questão ambiental, ainda que tardiamente. Aponte a alternativa correta no que se refere ao consumismo:
Answer
  • O consumismo é um dos principais problemas das sociedades industriais modernas.
  • A Sociedade de Consumo não produz carências e desejos (materiais e simbólicos) incessantemente. Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados pelos seus valores humanos.
  • Os indivíduos agem centrados nos interesses coletivos, preocupados com as consequências de suas escolhas.
  • O consumismo não deve ser visto como um problema atualmente, pois o modelo de desenvolvimento vigente é capaz de atender a oferta de recursos do planeta.
  • Para garantir a sustentabilidade, é preciso incentivar os ideais de consumo por companhas publicitárias.

Question 2

Question
Com a sociedade fordista, caracterizada como o processo de produção e de consumo em massa no mundo, surge uma notória preocupação com as questões ambientais. Tal fato torna emergente uma mudança de postura, ou seja, garantir a sustentabilidade do planeta, usufruindo dos recursos sem comprometer sua utilização futura. A sustentabilidade está alicerçada em 5 pilares. Assinale a alternativa que contempla as cinco dimensões da sustentabilidade:
Answer
  • Demográfica, espacial, cultural, populacional e ambiental
  • Econômica, demográfica, cultural, espacial e ambiental;
  • Social, cultural, econômica, ecológica e espacial;
  • Espacial, social, econômica, demográfica e espiritual;
  • Profissional, social, cultural, econômica e ambiental.

Question 3

Question
Em relação aos eventos que discutiram os efeitos do crescimento pautado no consumismo, identifique a alternativa correta:
Answer
  • O Protocolo de Kyoto – uma convenção das Nações Unidas que é marco sobre mudanças climáticas, tem por objetivo estabelecer metas para a redução das emissões de gás carbônico por países industrializados, mais precisamente, reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa.
  • A Bolsa do Clima, foi criada no Brasil após a Eco-92, tendo como objetivo negociar reduções certificadas de emissões de gases do efeito estufa e prevê que as empresas que alcançarem a meta receberão créditos que podem ser negociados com outras empresas.
  • Cerca de 180 países se reuniram em Copenhague (Dinamarca) em dezembro para criar o Protocolo de Kyoto, o principal instrumento da Organização das Nações Unidas (ONU).
  • A 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano, cujo tema foi a poluição industrial, resultou na publicação do livro Nosso Futuro Comum.
  • O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu tardiamente durante a Rio - 92.

Question 4

Question
A educação ambiental trata-se de processos os quais constroem valores sociais, conhecimentos e atitudes em prol da conservação do meio ambiente, este que é essencial para a sobrevivência humana. Com a educação ambiental é possível formar indivíduos preocupados com a problemática ambiental e que visem a garantia da sustentabilidade. Sobre o assunto é CORRETO afirmar que:
Answer
  • Educação ambiental e sustentabilidade são temas que não possuem relação intrínseca, uma vez que o paradigma do modelo de desenvolvimento econômico vigente preza apenas pela sustentabilidade.
  • A Educação Ambiental possibilita exercer a cidadania planetária e a desenvolver uma visão integral do mundo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
  • Educação ambiental, participação política, democracia social e participativa não são fatores que devem ser contemplados para a eficácia do desenvolvimento sustentável.
  • A noção de sustentabilidade não está relacionada a prevalência da premissa de que é preciso determinar uma limitação definida nas possibilidades de crescimento, nem a necessidade da participação coletiva por meio de práticas educativas.
  • Falar da revolução por meio da educação é, portanto, ressignificar os meios de produção, por meio da adoção de novas estratégias. Estas, por sua vez, não devem considerar o local como objeto de estudo, bem como o desenvolvimento das atividades econômicas, evitando uma humanização dos processos produtivos ao considerar as características ecológicas do lugar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Questão Ambiental
Natalia C. Cerri
Spanish Questions
Niat Habtemariam
Women in Nazi Germany - Flashcards
Louisa Wania
Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)
miminoma
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
Graphing Inequalities
Selam H
UNIT 1 DIGITAL MEDIA SECTORS AND AUDIENCES
carolyn ebanks
atoms and elements
Danoa400
Biology B1
Kelsey Phillips
The Five Minute Lesson Plan Template
tom.roche_
NSI / PSCOD/ ASSD
Yuvraj Sunar