Questões sobre a Família Real Portuguesa no Brasil

Description

Vestibular História Brasil (Brasil Colônia) Quiz on Questões sobre a Família Real Portuguesa no Brasil, created by Leonardo Dias Pinheiro on 20/06/2017.
Leonardo Dias Pinheiro
Quiz by Leonardo Dias Pinheiro, updated more than 1 year ago
Leonardo Dias Pinheiro
Created by Leonardo Dias Pinheiro almost 7 years ago
412
1

Resource summary

Question 1

Question
G1 - IFSC 2015 Em 1806, o Imperador francês Napoleão Bonaparte anunciou o Bloqueio Continental à Inglaterra, estabelecendo que nenhum país europeu poderia comercializar com os ingleses. O rei de Portugal, pressionado pela onda liberal da Revolução Francesa e apoiado pela Inglaterra, fugiu para a colônia portuguesa, na América, para esperar a situação se normalizar. Com relação à presença da Família Real portuguesa no Brasil e CORRETO afirmar que:
Answer
  • a.A Revolução Farroupilha, ocorrida no sul do Brasil, tinha como principal objetivo expulsar a Corte portuguesa e proclamar a independência da colônia americana.
  • b.Salvador foi elevada à condição de capital do Reino Unido de Portugal e Algarves, tornando-se o maior centro político, econômico e cultural da colônia.
  • c.A presença da Corte portuguesa no Brasil, exercendo um governo absolutista e conservador, contribuiu para retardar a Independência do Brasil, pois as melhorias administrativas e econômicas deixaram a elite liberal brasileira satisfeita.
  • d.Chegando ao Brasil, D. João VI tratou logo de cumprir o prometido aos ingleses e decretou a abertura dos portos, em 1808, para as nações amigas comercializarem diretamente com a colônia.
  • e.Em 1821, os franceses foram expulsos de Portugal e D. João VI foi chamado para assumir o trono português, mas ele preferiu ficar no Brasil. Esse fato ficou conhecido como "Dia do Fico".

Question 2

Question
UNESP 2011 Artigo 5.° - O comercio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. (...) Artigo 7.° - Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum. Artigo 8.° - Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. (Excerto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte. Citado por Kátia M. de Queirós Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963), 1977.) Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de
Answer
  • a.estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
  • b.impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.
  • c.provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.
  • d.ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.
  • e.debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.

Question 3

Question
UEL 2007 A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que:
Answer
  • a.Portugal negociou o domínio luso na Península Ibérica com a Inglaterra, em troca de proteção estratégica e bélica na longa viagem marítima ao Brasil.
  • b.Em meio à crescente Revolução Industrial, os negociantes ingleses precisavam expandir seus mercados rumo às Américas, já que o europeu era insuficiente.
  • c.O bloqueio continental imposto por Napoleão fechou o comércio inglês com o continente europeu; a instalação do governo luso no Brasil propiciou a retomada dos negócios luso-anglicanos.
  • d.O exercito napoleônico invadiu Portugal visando a instituir o regime democrático republicano de paz e comercio, em franca oposição ao expansionismo da monarquia britânica.
  • e.Os ingleses pretendiam consolidar novos mercados na América Portuguesa, tendo em vista antigas afinidades socioculturais com os ibéricos.

Question 4

Question
PUC-CAMP 2004 " 'A 3 de setembro de 1825, partimos do Rio de Janeiro. Um vento fresco ajudou-nos a vencer, em 24 horas, a travessia de 70 léguas, até Santos, e isto significou dupla vantagem, porque a embarcação conduzia, também, 65 negros novos, infeccionados por sarna da cabeça aos pés'. Assim começa o mais vivo, completo e bem documentado relato da famosa Expedição de Langsdorff, que na sua derradeira e longa etapa, entre 1825 e 1829, percorreu o vasto e ainda bravio interior do Brasil, por via terrestre e fluvial - do Tietê ao Amazonas. Seu autor é um jovem francês de 21 anos, Hércules Florence, no cargo de desenhista topográfico. Encantado com as maravilhas das terras brasileiras e com seu povo hospitaleiro, Hércules Florence permaneceu aqui, ao término da expedição, escolhendo a então Vila de São Carlos, como Campinas foi conhecida até 1842, para viver o resto de sua vida. Florence morreu em 27 de março de 1879 (...)." (Revista: Scientific American Brasil, n. 7, São Paulo: Ediouro, 2002. p. 60) Muitos franceses, principalmente professores, cientistas, arquitetos, escultores e pintores vieram ao Brasil no século XIX a partir da instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. Pode-se explicar a presença desses franceses no país com o argumento de que
Answer
  • a.a maioria deles chegou ao Brasil com o intuito de colonizar as regiões desabitadas do interior do país, constituindo núcleos de exploração de produtos tropicais, que seriam comercializados na Europa.
  • b.eles tinham como missão convencer o rei D. João VI a romper relações diplomáticas com a Inglaterra, uma vez que este país tinha estabelecido o Bloqueio Continental, impedindo as relações comerciais entre França e Brasil.
  • c.grande parte deles desembarcou no Rio de Janeiro estimulados por D. João VI, que tinha como um dos seus grandes projetos trazer uma missão artística francesa, com o objetivo de constituir no Brasil uma base de desenvolvimento cultural.
  • d.todos esses franceses chegaram ao Brasil como refugiados políticos, uma vez que os mesmos discordavam da política cultural do imperador Napoleão Bonaparte, que perseguia os artistas contrários às suas determinações políticas.
  • e.parte significativa da população francesa emigrou para o Brasil em razão dos intensos combates ocorridos durante a Comuna de Paris, instalando-se principalmente nos Estados do Maranhão e do Pará e trabalhando na extração da borracha.

Question 5

Question
CESGRANRIO 2002 "As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta, as palavras 'Superfino de Londres' saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birminghan, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil, além de sedas, crepes e outros artigos da China.” (GRAHAM, Mary. 'Diário de Uma Viagem ao Brasil', in Campos, Raymundo. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1991, 2a ed. p 98.) Esta descrição das lojas do Rio de Janeiro, feita por uma inglesa que estava no Brasil em 1821 , justifica-se historicamente pelo(a):
Answer
  • a.Tratado de Maastricht.
  • b.Tratado de Fontainebleau.
  • c.Tratado de Comércio e Navegação.
  • d.Bloqueio Continental.
  • e.criação do NAFTA e da ALCA.

Question 6

Question
MACKENZIE 1996 A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil beneficiou:
Answer
  • a.França e Inglaterra, cujos produtos foram favorecidos por tarifas protecionistas.
  • b.Portugal, porque a instalação da administração portuguesa na colônia passou a ser mais rígida, favorecendo suas finanças.
  • c.o Brasil, pois a presença da Corte Portuguesa beneficiou a ruptura do Pacto Colonial sem grandes convulsões sociais.
  • d.a Inglaterra, que passou a comercializar com a França o seu excedente de mercadorias.
  • e.a França, pois a vinda da Família Real para o Brasil consolidou o Bloqueio Continental.

Question 7

Question
ENEM PPL 2013 A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. A presença da Corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995 (fragmento). As transformações ocorridas na cidade do Rio de Janeiro em decorrência da presença da Corte estavam limitadas à superfície das estruturas sociais porque
Answer
  • a.a pujança do desenvolvimento comercial e industrial retirava da agricultura de exportação a posição de atividade econômica central na Colônia.
  • b.a expansão das atividades econômicas e o desenvolvimento de novos hábitos conviviam com a exploração do trabalho escravo.
  • c.a emergência das práticas liberais, com a abertura dos portos, impedia uma renovação política em prol da formação de uma sociedade menos desigual.
  • d.a integração das elites políticas regionais, sob a liderança do Rio de Janeiro, ensejava a formação de um projeto político separatista de cunho republicano.
  • e.a dinamização da economia urbana retardava o letramento de mulatos e imigrantes, importante para as necessidades do trabalho na cidade.

Question 8

Question
FUVEST 2012 Fui a terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como celeiros e armazéns não diferentes do que chamamos na Inglaterra de armazéns italianos, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. (...) As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil. Maria Graham. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo, Edusp, 1990, p. 230 (publicado originalmente em 1824). Adaptado. Esse trecho do diário da inglesa Maria Graham refere-se à sua estada no Rio de Janeiro em 1822 e foi escrito em 21 de janeiro deste mesmo ano. Essas anotações mostram alguns efeitos
Answer
  • a.do Ato de Navegação, de 1651, que retirou da Inglaterra o controle militar e comercial dos mares do norte, mas permitiu sua interferência nas colônias ultramarinas do sul.
  • b.do Tratado de Methuen, de 1703, que estabeleceu a troca regular de produtos portugueses por mercadorias de outros países europeus, que seriam também distribuídas nas colônias.
  • c.da abertura dos portos do Brasil as nações amigas, decretada por D. João em 1808, após a chegada da família real portuguesa à América.
  • d.do Tratado de Comércio e Navegação, de 1810, que deu início à exportação de produtos do Brasil para a Inglaterra e eliminou a concorrência hispano-americana.
  • e.da ação expansionista inglesa sobre a América do Sul, gradualmente anexada ao Império Britânico, após sua vitória sobre as tropas napoleônicas, em 1815.

Question 9

Question
UECE 2010 Leia o fragmento a seguir atentamente "Em seguida, veio a mãe de D. João, em seus 73 anos, a rainha Maria l. Dizem que quando a carruagem corria para as docas, ela teria gritado: não vá tão depressa, pensarão que estamos fugindo. Ao chegar ao porto, ela teria se recusado a descer..." WILCKEN, Patrick. Império a deriva: a corte portuguesa no Rio de Janeiro (1808- 1821). Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 44-46. O episódio narrado acima está relacionado com a
Answer
  • a.fuga da Família Real Portuguesa para a Colônia Brasileira.
  • b.chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro.
  • c.chegada da Família Real Portuguesa a Salvador, primeiro porto após a fuga de Portugal.
  • d.fuga da Família Real Portuguesa de Recife, antes do desembarque no Rio de Janeiro.

Question 10

Question
ENEM 2010 Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil. Alvará de liberdade para as indústrias (1° de Abril de 1808). In: Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado). O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?
Answer
  • a.A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
  • b.A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
  • c.A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
  • d.O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
  • e.O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.

Question 11

Question
ENEM 2014 A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808. NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem:
Answer
  • a.incentivado o clamor popular por liberdade.
  • b.enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
  • c.motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.
  • d.obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
  • e.provocado os movimentos separatistas das províncias.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Revoltas Coloniais - 9º Ano Ensino Fundamental - ESI - Colégio São José
Marcos Roberto Martinez
Brasil Colônia
Andreia Pinheiro
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
Revoltas Nativistas do Brasil
Maico Elisvan
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO BRASIL
Karen Laura
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
RECORDANDO A HISTÓRIA DO BRASIL
Lucas Villar
Descobrimento do Brasil
Alessandra S.