HISTÓRIA DO BRASIL - Capítulo 10 do Manual

Max Edem
Quiz by , created about 5 years ago

HISTÓRIA DO BRASIL - Capítulo 10 do Manual

491
11
2
Tags No tags specified
Max Edem
Created by Max Edem about 5 years ago
Geography: Population
ameliaalice
Believing in God Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
georgialennon
Peace and Conflict Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
Chemistry Rates of Reaction Revision
11mzroser
10 good study habits every student should have
Micheal Heffernan
Profit and Loss Accounts
Stuart Smith
Unseen poetry key words
plusterianne
BIOLOGY B1 2
x_clairey_x
A Level Chemistry Unit 1 - Organic Chemistry
charlottehyde
physics gcse key terms
lmarine

Question 1

Question
(Página 199) - "Sem o PODER NAVAL não haveria este Brasil que herdamos de nosso antepassados... A guerra resulta de conflitos de interesses e ocorre por que não há um árbitro supremo para resolver completamente as questões entre os países. Existem a ONU e OEA que muito tentam ajudar na solução dessas desavenças". Com base nesse texto e nos SEUS CONHECIMENTOS de GEOPOLÍTICA, é correto ou não afirmar que a "DISSUAÇÃO é, portanto, uma das principais formas de emprego PERMANENTE do PODER MILITAR em tempo de paz" ?
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
(Página 201) - O PODER NAVAL NA GUERRA E NA PAZ ... o PODER NAVAL é, também, um dos componentes do PODER MILITAR e sobre esse contexto, pode-se afirmar que a DISSUASÃO é uma das principais formas de emprego do PODER MILITAR. Quais os ATRIBUTOS do PODER NAVAL ?
Answer
  • - Persuasão Armada, no que se denominou na década de 1970 de "emprego político do Poder Naval"; - As táticas de persuasão naval; e - Posicionamento Operativos Específicos.
  • - Mobilidade, Versatilidade de Tarefas, - Flexibilidade Tática, Autonomia; e - Capacidade de projeção de poder e Alcance geográfico.
  • - Mobilidade, Versatilidade de Tarefas, Flexibilidade Tática; - As táticas de persuasão naval; e - Posicionamento Operativos Específicos.
  • - Capacidade de projeção de poder e Alcance geográfico; - Persuasão Armada, no que se denominou na década de 1970 de "emprego político do Poder Naval"; - Operações com Marinhas Aliadas.

Question 3

Question
(Página 201) - Dos componentes do Poder Militar, o PODER NAVAL pode ser empregado para exercer a PERSUASÃO ARMADA em tempo de PAZ, no que se denominou na década de 1970 de "emprego político do PODER NAVAL". Com base nesse enunciado, qual o conceito de LIBERDADE dos MARES ?
Answer
  • - Possibilita aos navios de GUERRA se deslocar LIVREMENTE em águas internacionais, atingindo locais distantes e lá permancendo, sem maiores comprometimentos, EM TEMPO DE PAZ.
  • - Possibilita aos navios de GUERRA se deslocar LIVREMENTE em águas internacionais, atingindo locais distantes e lá permancendo, sem maiores comprometimentos, EM TEMPO DE GUERRA.
  • - Possibilita aos navios de GUERRA e MERCANTES se deslocare LIVREMENTE em águas internacionais, atingindo locais distantes e lá permancendo, sem maiores comprometimentos, EM TEMPO DE PAZ.
  • - Possibilita aos navios de GUERRA e MERCANTES se deslocar LIVREMENTE em águas internacionais, atingindo locais distantes e lá permancendo, sem maiores comprometimentos, EM TEMPO DE GUERRA.

Question 4

Question
(Página 204) - O EMPREGO PERMAMENTE DO PODER NAVAL - "A teoria do emprego político do Poder Naval mostra a possibilidade de uso permanente das forças navais em tempo de paz, em apoio aos interesses de uma nação". Com base nesse contexto, é correto afirmar que as TÁTICAS para PERSUAÇÃO NAVAL são as diversas formas de emprego das forças navais para alcançar resultados políticos em tempo de paz. Qual do conjunto de táticas abaixo está correto ?
Answer
  • - Demonstração permanente do Poder Naval; - Posicionamento Operativo específicos; - Auxílio Naval; - Visita Operativas a portos; e - Visitas específicas de Boa Vontade.
  • - Auxílio naval; - Visita operativa a portos; - Aumento ou redução da prontificação para o combate.
  • - Visita especifica de boa vontade; - Deslocamento e manobras com forças, inclusive, as estrangeiras. - Dissuasão Armada; - Operações com Marinhas Aliadas;
  • - Participação em missões de paz da ONU; - Reforço e redução de nível de forças; - Visitas específicas de Boa Vontade; e - Demonstrar a preocupação em crises entre terceiros.

Question 5

Question
(Página 205) - Sobre o EMPREGO PERMANENTE DO PODER NAVAL, o que se pode afirmar sobre os POSICIONAMENTOS OPERATIVOS ESPECÍFICOS (situando navios ou forças navais próximo a um local de crise) ?
Answer
  • - Incluir a instalação de missões navais, o fornecimento de navios e o apoio de manutenção; - Descanso das tripulações ou mesmo ações específicas de boa vontade.
  • - "Mostrar a bandeira" para transmitir a imagem do prestígio da Marinha; - O posicionamento operativo constitue as Operações com Marinhas aliadas.
  • - POSICIONAMENTOS OPERATIVOS constituem APENAS um caso especial de DEMONSTRAÇÃO permanente do Poder Naval e as ações podem ser semelhantes.

Question 6

Question
(Página 204) - O EMPREGO PERMANENTE DO PODER NAVAL - A DEMONSTRAÇÃO PERMANENTE do PODER NAVAL é feita por ações. Das opções abaixo qual está fora do contexto ?
Answer
  • - Por meio de ações como deslocamentos e manobras com forças, inclusive, estrangeiras; - Participação em missões de paz da ONU; - Reforço ou redução de nível de forças. - Aumento ou Redução da prontificação para combate entre outras.
  • - Demonstrar preocupação em crises entre terceiros ; - Exercer coerção ou apoio de maneira LIMITADA ou RESTRITA e outros; e - Aumentar a intensidade da persuasão.
  • - Posicionamento operativos específicos; - Visita operativa a portos; e - Participação em missões de paz da ONU;

Question 7

Question
O PODER NAVAL brasileiro é EMPREGADO em TEMPO DE PAZ de diversas MANEIRAS, podendo-se destacar (página 205):
Answer
  • - O Auxílio Naval; - Os posicionamentos operativos específicos no Haiti; - Participação em diversas missões de paz da OTAN e da ONU; - Visita Operativas a portos amigos.
  • - Participação em diversas missões de paz da OTAN; - As operações com marinhas aliadas; - as Viagens de instrução do Navio-Escola.
  • - As operações com marinhas aliadas no Líbano; - as Viagens de instrução do Navio-Escola; - O Auxílio Naval nas embaixadas.
  • - As Operações com Marinhas aliadas (UNITAS, FRATERNO); - Participação em diversas missões de paz (transportando tropas ou enviando FN); - As Viagens de instrução do Navio-Escola; - As Visitas a portos estrangeiros "mostrando a bandeira". - O apoio que a MB presta as outras Marinhas aliadas, na América do Sul e no continente Africano.

Question 8

Question
A MARINHA NA HISTÓRIA DO BRASIL EM TEMPOS DE PAZ - Atualmente a Constituição Federal dispõe no seu artigo 142, as destinações das FFAA. Pode-se afirmar, então, que as destinações tem DUAS COMPONENTES. Quais são elas ?
Answer
  • - A primeira componente refere-se à defesa da pátria, DEFESA EXTERNA, relacionada à soberania, à independência e aos patrimônios nacionais; - A segunda refere-se à atuação INTERNA no país, relacionada à garantia dos PODERES CONST. e à garantia da LEI e da ORDEM (GLO).
  • - A primeira componente refere-se à defesa da pátria, DEFESA INTERNA, relacionada às fronteiras e aos patrimônios públicos; - A segunda refere-se à atuação EXTERNA do país, relacionada à garantia dos PODERES CONST. e à garantia da LEI e da ORDEM (GLO).
  • - A primeira componente é baseada em Lei Complementar que define o uso da Força, somente, com autorização do Pres. da República. - A segunda componente refere-se à defesa da pátria, DEFESA EXTERNA, relacionada às fronteiras e aos patrimônios públicos;

Question 9

Question
(Página 206) - A defesa da pátria é a componente PRINCIPAL e ESSENCIAL da destinação constituição da FFAA brasileiras, sendo a atividade-fim para a Marinha do Brasil. Em decorrência disso, qual a missão da Força (Marinha do Brasil) ?
Answer
  • - Preparar e aplicar o Poder Naval, a fim de contribuir para a DEFESA da Pátria.
  • - Preparar e aplicar o Poder Militar, a fim de contribuir para a DEFESA das fronteiras.
  • - Preparar e aplicar o Poder Naval, a fim de contribuir para a DEFESA da Amazônia Azul. - Preparar o Poder Naval para uso, somente, quando decidido pelo PRESREP, sendo o emprego episódico, temporário e de curta duração.
  • - Preparar e aplicar o Poder Naval, a fim de contribuir para a DEFESA do Atlântico Sul; e - Preparar o Poder Naval para uso, somente, quando decidido pelo Senado.

Question 10

Question
A MB tem grandes áreas estratégicas a proteger e um enorme patrimônio a zelar, sejam terrestres, fluviais ou marítimos. Sob esse ASPECTO ESTRATÉGICO, qual o principal documento de planejamento estratégico de defesa do Brasil ?
Answer
  • - A Política de Defesa Nacional
  • - A Política de Estratégia Nacional
  • - A Política de Estratégia e Defesa Nacional
  • - A Estratégia Nacional de Defesa

Question 11

Question
(Página 205) - Sabe-se que a DEMONSTRAÇÃO PERMANENTE DO PODER NAVAL é uma TÁTICA de PERSUAÇÃO e com base nisso, pode-se obter os seguintes EFEITOS DESEJADOS :
Answer
  • - Aumento da Intensidade de Persuação; - Desencorajar; - Demonstrar Preocupação em crises entre terceiros; e - Exercer a Coerção de maneira limitada ou restrita.
  • - Os Posicionamentos Operativos Específicos; - Demonstrar Preocupação em crises entre terceiros; e - Exercer a Coerção de maneira limitada ou restrita.
  • - As Viagens de Instrução do Navio-Escola; - As Operações com Marinhas Aliadas; - Desencorajar; e - Coerção Deterrente.

Question 12

Question
(Página 207) - Considerando a destinação constitucional, as áreas estratégicas prioritárias, os interesses do país no cenário Internacional e as vulnerabilidades da nossa econômica, quais as ÁREAS DE ATUAÇÃO e POSSIBILIDADES DE EMPREGO da MB, em situação de crises ou conflito armado ?
Answer
  • - Atlântico Sul e Bacia Amazônica; - Bacia do Paraguai-Paraná; - Operações de Paz e Humanitárias; - Operações em coalizões com países amigos; - Salvaguarda de cidadãos ou do Patrimônio brasileiro no Exterior;
  • - Operações de Paz e Humanitárias; - Operações em coalizões com países amigos; - Atuação exclusiva no HAITi e no Líbano; - Atuação exclusiva na Antártica;
  • - Atlântico Sul e Bacia Amazônica; - Bacia do Paraguai-Paraná; - Atuação exclusiva no HAITi e no Líbano; - Atuação exclusiva na Antártica;
  • - Atlântico Sul e Bacia Amazônica; - Operações em coalizões com países amigos; - Salvaguarda de cidadãos ou do Patrimônio brasileiro no Exterior; - Atuação exclusiva no HAITi e no Líbano;

Question 13

Question
(Página 207) - ATUAÇÃO EM SITUAÇÃO DE CRISE - Considerando a destinação constitucional e a Política de Defesa Nacional, disponível na internet em www.defesa.gov.br/pdn (documento de domínio público), a publicação afirma que o Brasil não pode prescindir de FFAA, pois tem enorme patrimônio a zelar. Com base nesse enunciado, quais as DUAS ÁREAS ESTRATÉGICAS PRIORITÁRIAS para o Brasil ?
Answer
  • - O Atlântico Sul e a Bacia Amazônica. Para a MB, o emprego principal e no Atlântico Sul e entre as bacias fluviais brasileiras, a prioridade é para a Amazônica.
  • - O Atlântico e a Bacia do Paraguai-Paraná. Para a MB, o emprego principal e no Atlântico Meridional e entre as bacias fluviais brasileiras, a prioridade é para a Amazônica.
  • - O Atlântico e a Bacia do Paraguai-Paraná. Para a MB, o emprego principal e no Atlântico Sul e entre as bacias fluviais brasileiras, a prioridade é para a Amazônica e hidrelétrica de ITAIPU.
  • - O Atlântico Sul e a Bacia Amazônica. Para a MB, o emprego principal e no Atlântico Meridional e entre as bacias brasileiras, a prioridade é para baia da Guanabara.

Question 14

Question
(Página 207) - ATUAÇÃO EM SITUAÇÃO DE CRISE - Certamente o conceito de emprego do PODER NAVAL será no sentido de IMPEDIR que as forças navais do possível inimigo atinjam o objetivo de ...
Answer
  • - Alcançar as proximidades do território nacional.
  • - Alcançar as ilhas oceânicas de Trindade e Fernando de Noronha.
  • - Alcançar as ilhas oceânicas e instalar bases submarinas quase nos moldes de 2a. Guerra Mundial.
  • - Alcançar as proximidades das fronteiras do Brasil na região do prata.

Question 15

Question
(Página 207) - ATIVIDADES PERMANENTES EM TEMPO DE PAZ - Em tempo de PAZ, a Marinha do Brasil tem OBRIGAÇÕES de grande relevância, entre essas, qual das opções abaixo está incorreta ?
Answer
  • - Patrulhar 40 mil Km de rios navegáveis de 9 diferentes bacias hidrográficas; - Fiscalizar e inspecionar navios; - Proteger cerca de 100 plataformas de exploração de petróleo; - Autorizar atividades pesqueiras;
  • - Executar Assistência Cívico-Social nas comunidades carentes das áreas ribeirinhas; - Cooperar com o Sistema Nacional de Defesa Civil; - Conduzir o Programa Antártico;
  • - Qualificar profissionais aquaviários (Ensino Profissional Marítimo); - Regular o serviço de Praticagem; - Fiscalizar o cumprimento da lei e regulamentos na Amazônia Azul; - Paricipar de campanhas INSTITUCIONAIS DE UTILIDADE PÚBLICA, determinada pelo GOV. FEDERAL;
  • - Cooperar com o Desenvolvimento Nacional; - Prover Socorro na área do Atlântico Sul (SAR); - Acompanhar cerca de 750 navios que trafegam nos portos nacionais (Controle Naval do Tráfego Marítimo); - Treinamentos para os militares da Marinha da Namíbia.

Question 16

Question
(Página 209) - A Marinha do Brasil participou de Operações de Paz com envio de militares para vários países de diversas formas: observadores militares, unidades médicas, equipes de desminagem... Das participações abaixo, qual está correta ?
Answer
  • - Observadores militares verificando o cumprimento dos acordos de paz; - Equipes de desminagem, limpando campos minados terrestres; - Tropas de infantaria, engenharia e equipes médicas; - Navios Transportando tropas e material do contingente brasileiro.
  • - Observadores militares verificando o cumprimento dos acordos de paz; - Equipes de desminagem, limpando campos minados terrestres; - Proteger o Atlântico Sul; - Proteger a Bacia Amazônica.
  • - Proteger o Atlântico Sul; - Proteger a Bacia Amazônica; - Observadores militares verificando o cumprimento dos acordos de paz; e - Equipes de desminagem, limpando campos minados terrestres.
  • - Proteger o Atlântico Sul; - Proteger a Bacia Amazônica. - Impedir de alcançar o território nacional; e - Contribuir para modernização da Marinha da Namíbia.

Question 17

Question
(Página 203) - "O prestígio de uma Marinha sempre foi um dos atributos mais importantes para PERCEPÇÃO do Poder Naval." A Marinha Real da Grã-Bretanha mantinha o prestígio "visível" dos seus navios com os MÍSSEIS, CANHÕES, PORTE e o ASPECTO EXTERNO do navio. O cruzador russo Askold era o único navio de 5 chaminés no mundo em 1902 e para confrontar o aspecto externo do navio russo, qual CRUZADOR com 6 chaminés os ingleses usaram para recuperar o prestígio de sua marinha no Golfo Pérsico (1902) ?
Answer
  • - HMS Amphritite
  • - HMS Royal Ark
  • - HMS Nautilus depois rebatizado de Merimack
  • - USN Amphritite depois rebatizado de Virginia
  • - USN Amphritite depois rebatizado de Pré-DreadNought Queen Mary

Question 18

Question
(Página 204) - A teoria do emprego político do Poder Naval mostra a possibilidade do uso PERMANENTE das forças navais em tempo de paz. Qual das opções abaixo, representam o AUXÍLIO NAVAL e a VISITA A PORTO ESTRANGEIROS, respectivamente ?
Answer
  • ( I ) - Paradas nos portos para reabastecimento e descanso da tripulação. ( II ) - O Auxílio inclui a instalação de missões navais , o fornecimento de navios e o apoio de manutenção.
  • ( I ) - O Auxílio inclui a instalação de missões navais , o fornecimento de navios e o apoio de manutenção. ( II ) - Paradas nos portos para reabastecimento e descanso da tripulação.
  • ( I ) - Paradas nos portos para reabastecimento e descanso da tripulação. ( II ) - Paradas e Auxílio nos portos para reabastecimento e descanso dos tripulantes do COMAPEM.

Question 19

Question
(Página 204) - Considerando o conflito pelas Ilhas Falklands/Malvinas, em 1982, os argentinos deixaram de ser dissuadidos pelo Poder Naval britânico e invadiram as ilhas, porque julgavam que o valor daquelas ilhas não compensava o esforço de projetar o poder da Royal Navy àquela distância. Já na crise dos mísseis, em Cuba, no ano de 1962, a Marinha dos Estados Unidos mostrou determinação sobre os soviéticos. Que tipo de AÇÃO foi empregada ?
Answer
  • - Ação de Coerção Deterrente do emprego Político do Poder Naval americano.
  • - Ação de Persuasão Armada do emprego Político do Poder Naval americano.
  • - Ação de Estratégica do Emprego Político do Poder Naval americano.
  • - Ação de Coerção Estratégica do Emprego Político do Poder Naval americano.