Temas de Educação Floripa 2014

Description

Simulado da seleção para professor substituto Florianópolis 2014
Alceu Bernardino
Quiz by Alceu Bernardino, updated more than 1 year ago
Alceu Bernardino
Created by Alceu Bernardino almost 9 years ago
45
1

Resource summary

Question 1

Question
A Constituição Federal, no capítulo referente à Educação, prevê que os recursos públicos serão destinados a:
Answer
  • Às escolas públicas e a escolas privadas de caráter filantrópico quando houver a garantia de retorno de investimentos públicos a partir da concessão de bolsas de estudos e acompanhamento socioeconômico dos estudantes bolsistas.
  • A todas as escolas brasileiras sem distinção de natureza, clientela ou natureza de inserção nas comunidades. A iniciativa pública ou privada destina-se ao atendimento das necessidades básicas da população, sendo a educação uma delas.
  • Às escolas públicas, preferencialmente. As escolas comunitárias poderão ser contempladas com recursos públicos desde que atendam à legislação vigente e sejam eminentemente de caráter não lucrativo.
  • Exclusivamente a escolas públicas que sejam circunscritas a qualquer um dos níveis do pacto federativo, ou seja, municipais, estaduais e federais, além das escolas isoladas, reunidas e de caráter filantrópico ou comunitário.
  • Às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação, e que assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.

Question 2

Question
Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, a universalização do ensino obrigatório, meta perseguida pela educação nacional, é responsabilidade:
Answer
  • Dos Estados Federados e dos Municípios que têm por responsabilidade e compromisso a aplicação de 10% dos recursos oriundos de arrecadação de impostos, conforme indica o Plano Nacional de Educação (2014-2014).
  • Do esforço conjunto da União que aplicará nunca menos de 18%, e dos Estados,Municípios e Distrito Federal que aplicarão anualmente, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino.
  • Dos Municípios no que concerne aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Estados no relativo aos Anos Finais do Ensino Fundamental e da União, quando os investimentos se relacionarem ao Estudo Médio e Profissionalizante.
  • Da União que disponibilizará, através de sua função redistributiva e supletiva, recursos aos Estados Federados. Esses, por sua vez, realizarão a distribuição de recursos entre os Municípios comprometidos com projetos de desenvolvimento do ensino.
  • Página 3 Prefeitura Municipal de Florianópolis A06 Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional Conhecimentos Gerais (25 questões) 2. Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, a universalização do ensino obrigatório, meta perseguida pela educação nacional, é responsabilidade: a. ( ) Dos Estados Federados e dos Municípios que têm por responsabilidade e compromisso a aplicação de 10% dos recursos oriundos de arrecadação de impostos, conforme indica o Plano Nacional de Educação (2014-2014). b. ( X ) Do esforço conjunto da União que aplicará nunca menos de 18%, e dos Estados, Municípios e Distrito Federal que aplicarão anualmente, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino. c. ( ) Dos Municípios no que concerne aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Estados no relativo aos Anos Finais do Ensino Fundamental e da União, quando os investimentos se relacionarem ao Estudo Médio e Profissionalizante. d. ( ) Do investimento progressivo representado por uma composição de impostos que podem atingir até 25% do Produto Interno Bruto no caso da União e a combinação de encargos e impostos recolhidos no nível estadual e municipal, que poderão atingir, no máximo, 18% de suas verbas públicas.

Question 3

Question
De acordo com o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a carga horária mínima anual é de:
Answer
  • De acordo com o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a carga horária mínima anual é de:
  • 800 horas ou 200 dias de efetivo trabalho escolar, incluindo-se o tempo reservado aos exames finais e a reavaliação paralela e contínua.
  • 800 horas de efetivo trabalho escolar, distribuídas ao longo do ano e respeitando o calendário escolar de cada instituição, uma vez que a fixação do número de horas de trabalho diário é determinada pela escola através de seu PPP.
  • 4 horas diárias de jornada escolar no ensino fundamental, excluindo-se os períodos destinados aos recreios e a outras atividades extracurriculares, mesmo que previstas no PPP da escola.
  • 800 horas de efetivo trabalho escolar, incluindo-se os encontros de formação docente e planejamento escolar e progressivamente ampliados os períodos de permanência dos estudantes na escola.

Question 4

Question
Segundo as prescrições das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (2010), a avaliação no ambiente escolar deve abranger vários âmbitos. São eles:
Answer
  • Avaliação diagnóstica; avaliação somativa; avaliação formativa.
  • Avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica.
  • Avaliação externa baseada nos índices de desempenho escolar dos estudantes da instituição; avaliações institucionais; aferições dos níveis de alfabetização.
  • Avaliação de âmbito interno; avaliação de desempenhos socioeconômicos; avaliação do âmbito pedagógico-curricular.
  • Avaliação formal de desempenho quantitativo; avaliação formal de desempenho qualitativo; avaliação global de desenvolvimento classificatório.

Question 5

Question
A autonomia da instituição educacional baseia-se na busca de sua identidade, que se expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, enquanto manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares. Em relação a esses documentos escolares, é correto afirmar:
Answer
  • Cabe aos Conselhos Municipais de Educação a elaboração das Diretrizes Básicas, dos projetos político-pedagógicos e dos regimentos internos das escolas municipais circunscritas às suas áreas de atuação.
  • Cabe ao Ministério da Educação (MEC) a formulação das diretrizes do projeto político-pedagógico da escola, considerando a sua identidade e a de seus sujeitos, articulando-os ao contexto em que a escola se situa, as necessidades locais e de seus estudantes.
  • O projeto político-pedagógico é um documento de elaboração obrigatória que explicita a identidade da escola e traduz suas concepções acerca das formas de avaliação, alocação de recursos financeiros e matriz curricular. O regimento escolar, por sua vez, é documento facultativo a escolas que possuam mais de 1000 alunos.
  • São produzidos a partir de consulta às comunidades locais e por isso podem ser construídos de forma coletiva, atendendo a mais de uma unidade escolar, desde que localizados no mesmo bairro ou mesorregião geográfica.
  • O projeto político-pedagógico e o regimento escolar, interdependentemente da autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional, representam mais do que documentos, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social.

Question 6

Question
A constituição de um Sistema Nacional de Educação tem por fundamento: 1. A organização de um sistema no qual cada ente federativo, com suas peculiares competências, é chamado a colaborar para transformar a Educação Básica em um sistema orgânico, sequencial e articulado. 2. A atividade intencional e organicamente concebida, que se justifica pela realização de atividades voltadas para as mesmas finalidades ou para a concretização dos mesmos objetivos. 3. O regime de colaboração entre os entes federados pressupondo o estabelecimento de regras de equivalência entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais. 4. A suplência de responsabilidades e a consubstanciação coletiva que estabelece percentuais mínimos de investimento no setor educativo que variam de 18 a 25% dos recursos arrecadados em impostos e taxas federais, estaduais e municipais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Answer
  • É correta apenas a afirmativa 4.
  • São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Question 7

Question
O Calendário Escolar das escolas da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, conforme a Portaria 008/2014 da Secretaria de Educação do Município, deverá ser elaborado e cumprido pela Unidade Educativa respeitando as normas legais e ser divulgado amplamente à comunidade educativa, composta por alunos, professores, colaboradores e famílias. A fiscalização do cumprimento das atividades previstas no calendário cabe à(ao):
Answer
  • Unidade Escolar.
  • Divisão de Controle do IDEB.
  • Secretaria Municipal de Educação.
  • Conselho Municipal de Educação.
  • Diretoria de Legislação e Normas da SME.

Question 8

Question
Em relação ao horário de atendimento às crianças em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, é correto afirmar:
Answer
  • A totalidade das crianças é atendida pela Rede Municipal de Educação de Florianópolis em tempo integral, ou seja, elas permanecem por 7 horas nas escolas.
  • O horário de atendimento das Unidades Educativas de Educação Infantil será de 6 horas quando parcial e de 12 horas para crianças atendidas em período integral.
  • O município de Florianópolis não possui estrutura educacional para atender crianças em período integral. Isso ocorrerá a partir da aprovação do Plano Municipal de Educação prevista para 2015.
  • As crianças são atendidas nas Unidades Educativas Municipais por um período de 4 horas quando parcial e de 8 horas em regime integral.
  • As Unidades Educativas de Educação Infantil de Florianópolis funcionam initerruptamente das 8 às 18 horas, com exceção dos finais de semana, salvo quando ocorre a realização de eventos previstos no Calendário Escolar.

Question 9

Question
O estatuto do Servidor Público Municipal de Florianópolis prevê, no capítulo referente a vantagens pecuniárias, o recebimento de indenizações, adicionais e gratificações. No tocante ao Magistério, além das gratificações previstas no Estatuto, outras são praticadas. Em relação às gratificações do Magistério Público Municipal, é correto afirmar:
Answer
  • Os docentes que estejam efetivamente lotados em sala de aula fazem jus à hora atividade e regência de classe, obedecendo ao disposto no Estatuto do Magistério.
  • Professores em trabalho nas Unidades Educativas recebem gratificações por tempo de serviço e por insalubridade. Podem, também, requerer a gratificação de difícil acesso e hora atividade.
  • Os docentes lotados na sede da Secretaria Municipal de Educação não fazem jus a gratificações concedidas a profissionais inseridos efetivamente no trabalho nas Unidades Educativas.
  • Os profissionais da educação podem receber gratificações específicas que se resumem a adicionais por periculosidade, apoio ao deficiente, prestação de serviços extraordinários e exercício de função de chefia.
  • O profissional do magistério tem como vantagens as gratificações de hora atividade, de regência de classe, de difícil acesso e de dedicação exclusiva, na forma de Estatuto próprio.

Question 10

Question
O dever do Estado com a educação escolar pública é afirmado na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais em seu artigo 4o e será efetivado mediante a garantia de:
Answer
  • Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade organizada em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
  • Educação Básica e Educação Superior, oferecidas ao conjunto da população em idade escolar, e oferta de Ensino Supletivo para os estudantes fora da relação idade/série.
  • Atendimento obrigatório e gratuito a estudantes do nascimento (creches e escolas infantis) à vida adulta (Universidades e Escolas Técnicas Profissionalizantes).
  • Ensino Fundamental e Ensino Médio com a garantia de progressiva inclusão dos níveis relativos ao atendimento em instituições de educação infantil até o final da validade do PNE 2011-2020.
  • Atendimento pré-escolar com matrícula obrigatória a partir dos 4 anos de idade, e Ensino Fundamental com duração de 9 anos em seus anos iniciais e finais.

Question 11

Question
Em relação ao disposto no Estatuto do Magistério Público Municipal (Lei CMF 2.517/1986) no que se refere à carreira docente, é correto afirmar:
Answer
  • O Magistério Público Municipal é constituído por docentes efetivados através de concurso público e de professores incorporados à rede por meio de processos seletivos de provimento de vagas.
  • Fazem parte do quadro do Magistério Público Municipal todos os servidores e colaboradores das Unidades Educativas e da Secretaria Municipal de Educação.
  • O Magistério Público Municipal é constituído por docentes e pelos especialistas em assuntos educacionais nomeados ou admitidos de acordo com as disposições do Estatuto do Magistério Público Municipal
  • Os cargos de direção, chefia e assessoramento pedagógico, educacional e de convivência não exigem, necessariamente, profissionais integrantes do Quadro do Magistério.
  • Compete ao Secretário Municipal de Educação prover os cargos públicos do Magistério, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

Question 12

Question
Em relação ao Estágio Probatório, o Estatuto do Magistério Público Municipal dispõe: 1. O estágio probatório é o período de um ano de efetivo exercício, durante o qual são apurados os requisitos necessários à confirmação ou não do membro do Magistério no cargo efetivo para o qual fora nomeado. 2. Não preenchendo os requisitos necessários, o membro do Magistério em estágio probatório, cabe ao superior imediato iniciar o processo de exoneração. 3. Durante o Estágio Probatório poderá ocorrer ascensão funcional. 4. Na vigência do Estágio Probatório o servidor poderá se afastar para realização de curso de pós-graduação, desde que devidamente autorizado por seus superiores imediatos. 5. São requisitos avaliados no Estágio Probatório: idoneidade moral; assiduidade; disciplina; eficiência e produtividade; dedicação às atividades educacionais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Answer
  • É correta apenas a afirmativa 5.
  • São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

Question 13

Question
A gestão democrática propõe uma educação com relevante valor social. Referenciada pela legislação, o processo de gestão democrática municipal pressupõe:
Answer
  • A participação das Associações de Pais e Professores na elaboração da proposta pedagógico curricular dos Centros Educativos de forma a possibilitarem uma educação verdadeiramente vinculada à comunidade.
  • A constituição de Conselhos de Classe com a participação legitimada de professores, pais, alunos, especialistas educacionais e representantes da comunidade local.
  • O dimensionamento dos planos de gastos e orçamentos das Unidades Educativas realizados de forma colegiada para atender às exigências legais e às necessidades da comunidade local e regional.
  • A organização do corpo docente e de especialistas escolares em torno de discussões de cunho socioeconômico e social que representem possibilidade de incorporação de suas tendências ao projeto político-pedagógico das escolas.
  • A participação social nas tomadas de decisões, na fiscalização dos recursos financeiros e nas necessidades de investimento, na execução das deliberações coletivas e nos processos de avaliação.

Question 14

Question
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com as características das dimensões metodológicas de constituição do projeto político-pedagógico (PPP) numa perspectiva emancipatória e democrática. Coluna 1 (1. Planejamento) (2. Sistematização) (3. Execução) (4. Monitoramento) (5. Avaliação) Coluna 2 ( ) Retrato da realidade traçado a partir do levantamento das forças e fragilidades da escola, dos potenciais e dificuldades existentes. Envolve o planejamento de ações e a programação visando a atingir a escola desejada a partir da superação de desafios. ( ) São mecanismos baseados em discussões e reflexões das práticas pedagógicas educacionais, na gestão participativa e na gestão de apoio propondo planos de melhoria, reorganização e articulação das ações decorrentes do PPP. ( ) Análise das ações tomadas e sua capacidade de transformação da realidade diagnosticada. Possibilidade de retomar ações, corrigindo seu fluxo, e acrescentar ou sugerir novas ações para alcançar melhor êxito com a s metas sugeridas. ( ) Envolve a mobilização da comunidade escolar, os estudos sobre marco referencial, a visão que contagia as pessoas, fornece a direção e alimenta a participação de todos. ( ) É a ação derivada dos projetos que satisfaçam as necessidades identificadas no diagnóstico visando a diminuir a distância entre a realidade da escola desejada e a realidade existente. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a.
Answer
  • 1 • 2 • 5 • 4 • 3
  • 1 • 3 • 4 • 2 • 5
  • 2 • 4 • 5 • 1 • 3
  • 4 • 3 • 2 • 1 • 5
  • 5 • 2 • 4 • 1 • 3

Question 15

Question
A Educação Básica é constituída por etapas que apresentam características específicas e que devem se estruturar de forma orgânica, sequencial e articulada. Em relação às etapas da Educação Básica, é correto afirmar: 1. Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo. 2. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, compreende: a Creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até 3 anos e 11 meses; e a Pré-Escola, com duração de 2 anos. 3. A articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e dessas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto sob responsabilidade da União e seus organismos de planejamento (MEC e INEP). 4. A transição entre as etapas da Educação Básica e suas fases requer formas de articulação das dimensões orgânica e sequencial que assegurem aos educandos, sem tensões e rupturas, a continuidade de seus processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Answer
  • São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Question 16

Question
Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, afirma que ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo. Esta afirmação, de acordo com o autor, refere-se primariamente à/a(ao):
Answer
  • movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.
  • negação da fórmula do “faça o que eu mando e não o que eu faço”.
  • propiciar as condições em que os educandos em suas relações entre si e com o professor ensaiam a experiência profunda de assumir-se.
  • transferência de conhecimento através da utilização da linguagem corporal em conjunto com palavras.
  • afirmação de que o velho que preserva sua validade ou marca uma presença no tempo continua novo e, portanto, constitui exemplo válido.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
Avaliação de Alunos
Alessandra S.
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
Planejamento de Aulas: 4 Dicas de organização para Professores
Alessandra S.
Plano de Aula em 5 minutos
GoConqr suporte .
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Conteúdo de Português - 6° ano
biallima6
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José