GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Quiz

Ondas

Mylena Mariana 36 questions

Take the quiz

Questions in this quiz (36)

  1. 1UFSM 2011

    O som é uma onda mecânica longitudinal percebida por muitos seres vivos e produzida por vibrações mecânicas, as quais podem ser induzidas por causas naturais, como o vento. O objeto que, ao vibrar, produz um som, é chamado de fonte sonora.
    Uma certa fonte sonora, vibrando com frequência de 480Hz, produz uma onda sonora que se desloca no ar, com velocidade de módulo 340m/s, num referencial em que o ar está parado. Se a mesma fonte vibrar com frequência de 320Hz, o módulo da velocidade de propagação da onda sonora correspondente, no ar, em m/s, é:
    1. A113,3
    2. B226,7
    3. C340,0
    4. D510,0
    5. E1020,0
  2. 2UNESP 2013

    A imagem. obtida em um laboratório didático, representa ondas circulares produzidas na superfície da água em uma cuba de ondas e, em destaque, três cristas dessas ondas. O centro gerador das ondas é o ponto P, perturbado periodicamente por uma haste vibratória.


    Considerando as informações da figura e sabendo que a velocidade de propagação dessas ondas na superfície da água é 13,5 cm/s, é correto afirmar que o número de vezes que a haste toca a superfície da água, a cada segundo, é igual a:
    Image for question 2
    1. A4,5
    2. B3,0
    3. C1,5
    4. D9,0
    5. E13,5
  3. 3MACKENZIE 2010

    Certa onda mecânica se propaga em um meio material com velocidade v=340 m/s. Considerando-se a ilustração abaixo como a melhor representação gráfica dessa onda, determina-se que a sua frequência é:
    Image for question 3
    1. A1,00 kHz
    2. B1,11 kHz
    3. C2,00 kHz
    4. D2,22 kHz
    5. E4,00 kHz
  4. 4UNIFESP 2008

    A figura representa um pulso se propagando em uma corda.

    Pode-se afirmar que, ao atingir a extremidade dessa corda, o pulso se reflete:
    Image for question 4
    1. Ase a extremidade for fixa e se extingue se a extremidade for Iivre.
    2. Bse a extremidade for Iivre e se extingue se a extremidade for fixa.
    3. Ccom inversão de fase se a extremidade for Iivre e com a mesma fase se a extremidade for fixa.
    4. Dcom inversão de fase se a extremidade for fixa e com a mesma fase se a extremidade for livre.
    5. Ecom mesma fase, seja a extremidade Iivre ou fixa.
  5. 5UNESP 2007

    A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da sequência dos gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo

    Analisando os gráficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de:
    Image for question 5
    1. A1,5
    2. B2,0
    3. C4,0
    4. D4,5
    5. E5,0
  6. 6MACKENZIE 2015

    O gráfico acima representa uma onda que se propaga com velocidade constante de 200 m/s. A amplitude (A), o comprimento de onda () e a frequência (f) da onda são, respectivamente,
    Image for question 6
    1. A2,4 cm, 1,0 cm; 40 kHz
    2. B2,4 cm; 4,0 cm; 20 kHz
    3. C1,2 cm; 2,0 cm; 40 kHz
    4. D1,2 cm; 2,0 cm; 10 kHz
    5. E1,2 cm; 4,0 cm; 10 kHz
  7. 7UDESC 2014

    Assinale a alternativa incorreta a respeito dos fenômenos ondulatórios.
    1. AO som é uma onda mecânica longitudinal.
    2. BSe uma das extremidades de uma corda tensionada passar a vibrar verticalmente, produzirá ondas transversais.
    3. CUma onda eletromagnética propaga-se no ar com velocidade aproximadamente igual à da luz no vácuo.
    4. DO eco é um fenômeno causado pela reflexão do som em um obstáculo.
    5. ECada modo de oscilação de uma onda estacionária, que se forma em uma corda esticada, pode ser considerado uma consequência da interferência de duas ondas senoidais idênticas que se propagam no mesmo sentido.
  8. 8ENEM 2013

    Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.


    Calcula-se que a velocidade de propagação dessa 'onda humana' é de 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm.
    Disponível em: www.ufsm.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).

    Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de:
    Image for question 8
    1. A0,3
    2. B0,5
    3. C1,0
    4. D1,9
    5. E3,7
  9. 9UFLA 2010

    O som se propaga no ar com velocidade de 340 m/s, e na água, com velocidade de 1500 m/s. Se um som de frequência 256 Hz é emitido sob a água, ao passar para o ar,
    1. Asua frequência permanece a mesma e o seu comprimento de onda será menor.
    2. Bsua frequência será maior e o seu comprimento de onda permanecerá o mesmo.
    3. Csua frequência sera menor e o seu comprimento de onda será maior.
    4. Dsua frequência e seu comprimento de onda não se alteram.
  10. 10ENEM 2014

    Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região de frequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.
    WENDLING, M. Sensores. Disponível em: www2.feg.unesp.br. Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).
    A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência
    1. Ada luz visível.
    2. Bdo ultravioleta.
    3. Cdo infravermelho.
    4. Ddas micro-ondas.
    5. Edas ondas longas de rádio.

Information

Description
Enem Física (Ondas) Quiz on Ondas, created by Mylena Mariana on 02/07/2017.
Language
English
Views
2
Rating
No ratings yet
Rate this quiz
Rate this quiz

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?