SIMULADO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Description

Desafios Contemporâneos Quiz on SIMULADO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, created by Sanielle Oliveira on 16/05/2017.
Sanielle Oliveira
Quiz by Sanielle Oliveira, updated more than 1 year ago
Sanielle Oliveira
Created by Sanielle Oliveira almost 7 years ago
12155
4

Resource summary

Question 1

Question
Sabemos que é bastante desafiador conseguir separar o pessoal do profissional em todas as ocasiões. Passamos muito tempo com nossos colegas ao longo de nosso dia, e é inevitável que ultrapassemos esta barreira. Em algum momento, conversaremos com nossos colegas de forma até inconsciente, sobre assuntos diversos. É muito importante também que saibamos separar as opiniões pessoais das profissionais e sempre respeitar as diferenças de posicionamento. Se acontecer algum problema pessoal com um colega de trabalho, procure resolver o quanto antes a questão sendo franco, sincero, expondo seus argumentos e acabando com o desconforto. Os tempos modernos mudaram as relações e a própria globalização incita à união de funcionários, mas devemos usar tais artifícios como aliados e não como inimigos do clima organizacional. É claro que teremos afinidades com algumas pessoas, porém, lembre-se de que a razão da relação com os outros profissionais na empresa é exclusivamente o alcance dos objetivos profissionais preestabelecidos. Pense desta forma: é como se tivéssemos que esquecer o lado subjetivo e ouvir e atuar tendo como base o lado objetivo. Para ajudar a estabelecer uma boa dinâmica das relações no ambiente organizacional, devemos seguir alguns princípios: I- Conhecer colegas e líderes, uma vez que cada indivíduo é único e cada um tem uma personalidade própria. Conhecer um pouco mais cada um ajuda a construir boas relações. II- Ajudar o desenvolvimento da equipe, identificando as habilidades e forças de cada um e trabalhando as diferenças como equipe. III- Não se envolver na resolução de eventuais conflitos, uma vez que tal fato não tem importância para que se possa ter um bom relacionamento com os colegas, além de manter um clima leve na empresa. IV- Investir em relacionamentos saudáveis, ou seja, investindo na equipe e evitando conflitos. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • I, II, III e IV
  • I, II e IV
  • II, III e IV
  • II e IV
  • I, III e IV

Question 2

Question
É comum vermos ainda muitos problemas de relação dentro das organizações. Isto se dá devido à dificuldade enfrentada pelos seres humanos de socializar com pessoas diferentes dele mesmo. É comum alguém não se “enturmar” com a equipe e haver um afastamento natural pelo resto do grupo. Tal dinâmica, no entanto, acaba prejudicando a convivência da equipe de trabalho, e até mesmo o alcance dos objetivos e resultados esperados pela empresa. Sabemos que um trabalho feliz é um trabalho no qual nos sentimos realizados com o que fazemos, com a área em que atuamos. Diferentemente de outros aspectos de nossa vida, no ambiente profissional somos “obrigados” a lidar com pessoas que não escolhemos, ou seja, temos que nos relacionar bem com pessoas que acabamos de conhecer, e que têm pensamentos e crenças diferentes das nossas. Esta é a parte mais rica e desafiadora na construção dos relacionamentos profissionais: trabalhar as diferenças, aceitá-las e usá-las para aprimorar ainda mais as nossas habilidades. Com certeza, essa não é uma tarefa das mais fáceis, porém com engajamento e disponibilidade é possível (Ebook da disciplina). Considerando os pilares que alicerçam as relações interpessoais no trabalho, julgue os itens abaixo e em seguida escolha a alternativa correta: I- Autoconhecimento: diz respeito à capacidade de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. Desta forma, é possível ter um relacionamento equilibrado. II- Empatia: é primordial para a administração dos relacionamentos. Implica em reconhecer nossas características de comportamento, o impacto que causamos nos outros, e ainda quais comportamentos nos incomodam. III- Assertividade: é a habilidade para nos expressarmos de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • II
  • I, II e III
  • I e III
  • III
  • I

Question 3

Question
Normalmente, condutas antiéticas extrapolam os limites das relações interpessoais e se tornam objeto de política, fomentando a elaboração de códigos de ética de grupos profissionais. A respeito da ética, julgue os itens que se seguem. I- A ética profissional se refere ao ideal de conduta do profissional, ao conjunto de atitudes desejáveis ao assumir no desempenho de sua profissão. II- Os códigos de ética profissional se limitam a uma enumeração de artigos contendo normas de ação. III- A ética profissional deve ser compreendida estritamente no âmbito do relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista a dignidade do homem e o bem-estar do contexto sociocultural em que atua na sua profissão. IV- A ética busca explicar a moral e pode até mesmo influenciar a própria moral, fazendo com que o indivíduo acabe seguindo determinado caminho em detrimento de outro que lhe pareça moralmente correto, porém menos ético. V- O conhecimento do dever está desvinculado da noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao seguinte imperativo categórico: a necessidade de respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos. VI- A ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral, com aplicação universal, guiando e orientando racionalmente e do melhor modo a vida humana. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • I, II, III, IV, V e VI
  • I, II e IV
  • I, IV
  • II, III, IV e V
  • I, III e VI

Question 4

Question
Com esperança, vemos crescer, na consciência social, o ideal de defesa intransigente dos direitos humanos. Sem eles, o futuro da humanidade desponta sombrio. Defendê-los corresponde a empenhar-se pela sobrevivência dos seres humanos no nosso planeta. Multiplicam-se, hoje, os grupos que assumem a bandeira dos direitos humanos. São organismos e entidades das mais diversas colorações. Muitos são ligados às igrejas cristãs, outros ao poder legislativo municipal, estadual e federal, o próprio Ministério da Justiça possui seu departamento de direitos humanos, outros articulam-se como ONGs. A violação sistemática dos direitos fundamentais tem assumido tal proporção que se justifica a experiência desses grupos, que lutam por uma causa comum: proteger os cidadãos indefesos do vilipêndio de seus direitos. Os direitos humanos são universais e absolutos, pois independem de sexo, raça, credo, cor, origem ou nascimento. Dessa forma, quando uma pessoa trabalha para uma organização, há todo um arsenal de leis para defendê-la e apoiá-la. Considerando o tema, julgue os itens a seguir e após escolha a alternativa correta: I- A expressão “Direitos Humanos” diz respeito ao que é de direito de todas as pessoas, como o direito à vida, o direito de não ser discriminado, o direito ao trabalho, o acesso à educação, à garantia da dignidade da pessoa humana, de condições de saúde e de bem-estar etc. II- Em relação às empresas, uma grande conquista é a área conhecida como Direito do Trabalho. Por se tratar de um direito fundamental e básico, o direito ao trabalho deve ser algo comum e existente a todas as pessoas, sempre de uma forma digna e efetiva. III- Todo trabalhador tem direito a um salário equitativo e satisfatório, permitindo que ele e sua família possam se sustentar e viver com dignidade e se necessário for poderá ser complementada por outros meios de proteção social. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • II e III
  • I, II e III
  • I e III
  • III
  • I e II

Question 5

Question
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos XVII e XVIII, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. Compreendendo o contexto da globalização analise as assertivas dispostas: I - Nos séculos que precederam o atual, tínhamos uma economia que se baseava exclusivamente na indústria, ao passo que hoje podemos perceber como nossa economia mundial é baseada em informações. II- As informações que estão disponíveis são inúmeras e a quantidade de meios de comunicação que ajudam a difundi-las é também enorme. Tais recursos são um benefício, porém é muito importante sabermos estabelecer um limite de como e onde investir o nosso tempo, algo tão precioso e imensurável, de forma que possamos buscar crescimento profissional e pessoal. Assinale a alternativa correta:
Answer
  • As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • A assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • A assertiva I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • As assertivas I e II são proposições falsas.

Question 6

Question
“Com esperança, vemos crescer, na consciência social, o ideal de defesa intransigente dos direitos humanos. Sem eles, o futuro da humanidade desponta sombrio. Defendê-los corresponde a empenhar-se pela sobrevivência dos seres humanos no nosso planeta. Multiplicam-se, hoje, os grupos que assumem a bandeira dos direitos humanos. São organismos e entidades das mais diversas colorações. Muitos são ligados às igrejas cristãs, outros ao poder legislativo municipal, estadual e federal, o próprio Ministério da Justiça possui seu departamento de direitos humanos, outros articulam-se como ONGs. A violação sistemática dos direitos fundamentais tem assumido tal proporção que se justifica a experiência desses grupos, que lutam por uma causa comum: proteger os cidadãos indefesos do vilipêndio de seus direitos”. ( Fonte: MANUAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, 1997, disponível em http://www.dhnet.org.br/dados/manuais/a_pdf/manual_dh_cidadania_reg_mndh_reg_leste.pdf, acesso em: 01/05/2016). Acerca do processo de constituição e cumprimento dos direitos humanos dentro das organizações, pode-se afirmar que:
Answer
  • Deve estar obrigatoriamente no regimento interno das organizações.
  • A violação de algum dos direitos humanos poderá causar prejuízos materiais.
  • São usados para dividir os diferentes grupos dentro de uma organização.
  • São originados dentro de uma concepção sindical nas organizações.
  • Sua relação com o valor de mercado e a imagem da organização é pouco significativa.

Question 7

Question
Analise o fragmento abaixo: “Um relatório do Fórum Econômico Mundial assinala que os países emergentes, apesar do vistoso desempenho econômico dos últimos anos, ainda estão muito atrasados no investimento em tecnologias da informação (TI), isto é, os sistemas de gerenciamento de dados e de comunicação. Trata-se de uma área crucial para que o desenvolvimento desses países, entre os quais está o Brasil, mude de patamar, dando-lhes melhores condições de competir com os países ricos e de proporcionar bem-estar à população. O estudo do Fórum adverte que a demora na superação das deficiências comprometerá o potencial de expansão dos emergentes [...]. Nesse ranking anual de conectividade, o Brasil subiu do 65.º para o 60.º lugar entre 144 países, abaixo de Rússia (54.º) e China (58.º) e acima de Índia (68.º) e África do Sul (70.º). Na América Latina, o Brasil é superado por Chile (34.º), Porto Rico (36.º), Barbados (39.º), Panamá (46.º), Uruguai (52.º) e Costa Rica (53.º). A classificação leva em conta fatores como a infraestrutura, o nível de preparo para o uso de TI, a qualidade e o custo do acesso aos sistemas e a facilidade para fazer negócios e promover inovação, além dos efeitos da TI sobre a economia e a sociedade [...]. (Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de abril de 2013. Lento avanço tecnológico. Disponível em: Estadão.com) Com base na leitura do texto, podemos dizer que o processo de globalização e difusão de tecnologias é: I. Igual, independentemente dos níveis de desenvolvimento econômico. II. Dinâmico, baseado nas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos. III. Estrutural, uma vez que necessita de bens materiais para estabelecer a sua expansão. IV. Revolucionário, pois realiza sua expansão rapidamente, mesmo em zonas periféricas. São corretas as afirmativas:
Answer
  • I e II
  • II e III
  • I e IV
  • III e IV
  • II, III e IV

Question 8

Question
A política exerce um papel atuante no que diz respeito às organizações sindicais que representam os profissionais de sua categoria, dentro das empresas. Inclusive, existe atualmente o Direito Coletivo do Trabalho, que é uma ramificação do Direito do Trabalho, para tratar das diretrizes dos sindicatos, dos conflitos e das soluções coletivas de trabalho e, dessa forma, da representação e garantia da “dignidade da pessoa humana”, que é um dos fundamentos norteadores da Carta Magna. Com relação à Carta Magna, avalie os itens abaixo quanto a sua veracidade: I- É a nossa Constituição Federal. II- A primeira Constituição do Brasil foi proclamada em 1824, e a que temos em vigor hoje em dia é datada de 1988. III- Aborda os três poderes, os fundamentos, os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, as normas de nacionalidade e elegibilidade, a organização da administração direta e indireta, além de impor limites e deveres. IV- Foi a partir da Constituição de 1988 que a importância e o conceito de cidadania foram reforçados em nosso país, garantindo sua livre expressão e a liberdade sindical. Está correto o que se afirma em:
Answer
  • I, II, III, IV
  • I, II, III
  • III, IV
  • I, III, IV
  • II, III, IV

Question 9

Question
A política da empresa engloba a forma de relacionamento entre os profissionais, além de incentivar comportamentos, habilidades e atitudes como negociação, administração do tempo e administração de conflitos, por exemplo. Ou seja, a organização tem uma grande expectativa no profissional quando o contrata, esperando não só que que este realize as funções para o qual foi escolhido, mas que também que vá além da capacidade e do conhecimento técnico exigido. Ela espera que o profissional possa ser inovador, apresentando novas ideias e estratégias para o bom andamento do seu trabalho no dia a dia, com o fim de alcançar mais rápido os objetivos da empresa. Para isso, espera-se que o colaborador saiba identificar as oportunidades e que possa correr atrás delas. Já é consensual entre os autores que a valorização dos colaboradores nas organizações assume relevância especial na atual era do conhecimento e em tempos de competitividade recrudescente. Ulrich (2001) já afirmara que o panorama competitivo está constantemente se alterando ao demandar novos modelos de competitividade, que, por sua vez, requerem capacidades organizacionais que possibilitarão que as organizações atendam melhor seus clientes e se diferenciem de seus concorrentes. Assim, a Política Empresarial:
Answer
  • Corresponde ao poder que se tem, por estar em uma determinada posição em uma empresa, para punir outros (poder coercitivo).
  • Não contempla o bom relacionamento no trabalho, respeito aos colegas, subordinados e líderes, para saber agarrar as oportunidades que a empresa disponibiliza.
  • É um dos aspectos mais considerados nas empresas, já que a partir dela se definem quais ações deverão ser tomadas para que haja o alcance dos objetivos estabelecidos, determinando, assim, o diferencial competitivo dela no mercado de trabalho.
  • É conhecida como Carta Mãe, Lei Suprema ou Lei das Leis. Afinal, ela aborda os três poderes, os fundamentos, os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, as normas de nacionalidade e elegibilidade, a organização da administração direta e indireta, além de impor limites e deveres.
  • É firmada a partir de programas de assistência social, já que o crescente desemprego, a atividade informal e a necessidade de se garantir condições dignas para a sobrevivência passaram a ser uma realidade no país.

Question 10

Question
Na busca por querer ser bem visto pela organização, devemos ter cuidado apenas para não perder o equilíbrio e exagerar nos comportamentos e atitudes. Afinal, nós passamos a maior parte de nossas horas diárias na empresa, mais que em nossas próprias casas, não é mesmo? E é exatamente por esse motivo que devemos nos comportar de maneira mais zelosa. Até porque, a empresa é um local público, onde devemos conviver da melhor forma possível e em harmonia com os colegas e líderes. Comportamentos genéricos esperados das empresas para seus funcionários, como poder de negociação, inovação, trabalho em equipe, entre outros, já sabemos que são consideradas como demandas unânimes nas organizações. Porém, é importante que o colaborador conheça a fundo a política da empresa, sua missão, sua visão e seus valores para que possa ver exatamente qual o perfil do profissional esperado, a fim de se adequar às necessidades da organização e ao comportamento esperado por ela. No entanto, há algumas regras, atitudes e comportamentos que os profissionais devem sempre seguir, independentemente da política organizacional. Sobre o tema, é correto:
Answer
  • Fazer promessas e não conseguir cumprir – Por exemplo, prometer que vai entregar um material e não cumprir o prazo apresentando sempre uma justificativa.
  • Procrastinar a resposta de e-mails ou não retornar ligações – Você pode estar atarefado e com muitas entregas a realizar, mas e-mails e telefonemas fazem parte da rotina de trabalho da empresa e devem receber toda a atenção, além de que ali podem constar requisições importantes para a realização do trabalho solicitado pela empresa.
  • Evitar bajulação– Devemos sempre fazer um bom trabalho, mas é preciso evitar ao máximo tentar agradar muito a pessoa que está acima de você na hierarquia. Atitudes como esta não geram confiança, porque colocam em xeque o que está atrás disso, ou seja, qual é o real interesse em jogo.
  • Pedir favores e não retribuí-los – É natural que tenhamos que pedir ajuda de vez em quando a colegas e líderes. Isso é natural em qualquer relacionamento, mas não se esqueça de também se colocar disponível para ajudar os demais colegas, afinal, todos visam ao mesmo objetivo.
  • Não assumir um erro ou não admitir que não sabe ou não compreendeu algo é muito melhor do que omitir a informação.
Show full summary Hide full summary

Similar

Globalização e Revoluções técnico-científicas
João Victor
Quiz sobre globalização.
Idle Delilah
GLOBALIZAÇÃO, SOCIEDADE E MUNDO CONTEMPORÂNEO
eder.israel
Contextualização da Aula 4 - Gestão - Administração da Carreira Profissional
Fabrícia Assunção
Desafios da formação
Carol Barbon
Desafio dos sinais: do sinal ao significado - Aula 02
Emannuelle Araújo
GLOBALIZAÇÃO
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Contextualização da Aula 4 - Diversos - Administração da Carreira Profissional
Emmanuela Pimenta
Globalização, desigualdades e conflitos no mundo atual
Nayane Oliveira
GLOBALIZAÇÃO
leandromelo1982
Quiz - Aula 4 - Tendências e Desafios da Carreira
Fabrícia Assunção