Função de segundo grau

Description

1º ano Matemática Slide Set on Função de segundo grau, created by Ramon Moreira Lopes on 27/08/2017.
Ramon Moreira Lopes
Slide Set by Ramon Moreira Lopes, updated more than 1 year ago
Ramon Moreira Lopes
Created by Ramon Moreira Lopes over 6 years ago
182
1

Resource summary

Slide 1

    Uma função para ser do 2º grau precisa assumir algumas características, pois ela deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax2 + bx + c, sendo que a, b e c são números reais com a diferente de zero. Concluímos que a condição para que uma função seja do 2º grau é que o valor de a, da forma geral, não pode ser igual a zero.

Slide 2

    Então, podemos dizer que a definição de função do 2º grau é: f: R→ R definida por f(x) = ax2 + bx + c, com a ? R* e b e c ? R. Numa função do segundo grau, os valores de b e c podem ser iguais a zero, quando isso ocorrer, a equação do segundo grau será considerada incompleta. Veja alguns exemplos de Função do 2º grau:f(x) = 5x2 – 2x + 8; a = 5, b = – 2 e c = 8 (Completa) f(x) = x2 – 2x; a = 1, b = – 2 e c = 0 (Incompleta) f(x) = – x2; a = –1, b = 0 e c = 0 (Incompleta) 

Slide 3

Slide 4

    Zero e Equação do 2º Grau     Chama-se zeros ou raízes da função polinomial do 2º grau f(x) = ax2 + bx + c , a 0, os números reais x tais que f(x) = 0.     Então as raízes da função f(x) = ax2 + bx + c são as soluções da equação do 2º grau ax2 + bx + c = 0, as quais são dadas pela chamada fórmula de Bhaskara:       Temos:                      Observação    A quantidade de raízes reais de uma função quadrática depende do valor obtido para o radicando ,  chamado discriminante, a saber: quando  é positivo, há duas raízes reais e distintas; quando  é zero, há só uma raiz real (para ser mais preciso, há duas raízes iguais); quando  é negativo, não há raiz real.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira