Roma slides de estudo

Description

Slide Set on Roma slides de estudo, created by thalita gabrielle on 15/11/2017.
thalita gabrielle
Slide Set by thalita gabrielle, updated more than 1 year ago
thalita gabrielle
Created by thalita gabrielle over 6 years ago
29
0

Resource summary

Slide 1

    Roma Origem
    A origem lendária de Roma envolve uma herança grega e a luta entre os dois irmãos, Rômulo e Remo. Os estudos arqueológicos apontam que por volta do século VII a.c a região de Roma era habitada por comunidades de camponeses. Latinos: pastoreavam seus rebanhos. Sabinos: comerciavam o sal da costa e o transportavam rio acima. Etruscos: vinham do norte para vender seus produtos manufaturados às populações ribeirinhas. Roma originou-se a partir da fixação dos latinos que estabeleceram um núcleo populacional composto de agricultores e criadores de gado.

Slide 2

    Período monárquico (753-509 a.c)
    As cidades eram governadas por reis. A organização política era composta pelo poder real,considerado de origem divina. Havia um Conselho de Anciãos(chamado de Senado, "homens idosos") que aconselhava os reis era constituído pelos chefes de famílias poderosas. Tais famílias formavam a aristocracia romana,detentora da maior parte de terras e que dominava o exército. Seus descendentes foram chamados de Patrícios.A elite romana era composta por grandes proprietários de terras.Em grande número mas sem direitos políticos, estavam os plebeus.Alguns plebeus eram clientes,ou seja,viviam sobre proteção dos patrícios que lhes garantia o seu sustento.Havia escravos por dívidas.

Slide 3

    Fundação da República
    Roma tornou-se república em 509 a.c. Organização política que evitava a concentração do poder nas mãos de uma única pessoa. O poder era exercido pelo Senado. Chefes do governo eram 2 cônsules de origem patrícia que comandavam o exército,serviam como juízes e tinham iniciativa da criação das leis. Os patrícios eram privilegiados, diferente dos plebeus que eram arriscados a se tornarem escravos, tinham que pagar impostos e eram proibidos de casar com membros da elite patrícia. Como as leis não eram escritas, os patrícios poderiam manipular as decisões.

Slide 4

    Lutas: plebeus e patrícios
    Os plebeus se organizaram para lutar por melhores condições de vida.Realizaram saídas em massa da cidade,se recusaram a pagar impostos, a trabalhar e servir o exército.Os plebeus conquistaram o direito de formar suas próprias assembleias e eleger 2 representantes,chamados tribunos da plebe, investidos de poderes para proteger os seus direitos e estes,foram aumentando,até chegar a 10 tribunos.Depois teve a lei das 12 tábuas,leis escritas que protegia os plebeus contra os patrícios.Depois teve a lei lex hortensia que permitiu a definição de leis por meio de plebiscitos, decisões estabelecidas pela assembleia da plebe. Parecia igualdade mas o controle do poder nunca saiu dos patrícios.

Slide 5

    Nascimento do direito romano
    Para muitos o direito seria maior herança romana para as sociedades contemporâneas. Ele influenciou a formação de leis na maioria dos países ocidentais. A solução do conflito entre patrícios e plebeus criou um sentimento de união que foi fundamental para o fortalecimento do exército. Roma se tornou uma sociedade de guerreiros.

Slide 6

    Conquistas Romanas
    As forças militares romanas obtiveram vitórias sobre os demais povos da Península Itálica.Roma estendia seu poder sobre a região. Logo após a supremacia na Península Itálica, Roma envolveu-se num conflito contra Cartago. A vitória nas guerras púnicas permitiu assumir o controle do Mediterrâneo ocidental.

Slide 7

    Guerras púnicas
    Cartago contra Roma. Houve 3 guerras púnicas e Roma foi a vitoriosa que a tornou a única grande potência do Mediterrâneo ocidental.Roma também conquistou a Macedônia,durante a segunda guerra púnica. Em função do domínio do Mar Mediterrâneo,Roma acelerou o contato com o mundo grego.Os romanos se encantaram com o teatro grego e ajudaram a universalizá-lo. A moda romana também foi muito inspirada nas formas de vestir dos gregos.Roma foi se expandindo e incorporou o norte da África(Tunísia atual), a Península Ibérica(Espanha e Portugal atuais) até a Ásia menor(Itália).

Slide 8

    Reformas
    Latifúndio:grandes propriedades cultivadas em larga escala por escravos. Escravismo:sistema econômico e social que caracteriza Roma. Reforma agrária: resolver o problema da plebe marginalizada sem terra, fazendo valer uma lei antiga,que proibia a qualquer pessoa usar mais de 312 acres de terra pertencentes ao Estado.

Slide 9

    Crise da República
    Ao final do século I a.c mercadorias de Roma estavam no Egito, Líbia e outros países. A política foi mudando devido ao pressionamento da plebe mas os patrícios resistiam as mudanças. A república não conseguia administrar todas as colônias devido à distância.Aventureiros políticos exploravam a venda de cereais a baixo custo e a distribuição de terras para beneficiar as carreiras. Eram os demagogos pois encantavam e manipulavam a plebe marginalizada. O tribunato da plebe era uma cargo suficientemente forte para contestar o Senado.Tudo isso agravou a crise da República.

Slide 10

    Fortalecimento do Exército
    Em momentos de guerra, os Senado romano concedia o Imperium a um comandante militar encarregado de proteger roma. Esse comandante era a representação do poder romano temporariamente. As seguintes conquistas territoriais fortaleceram o Exército.Seus generais rivalizaram com o Senado e ambicionaram o poder político.Formou-se o primeiro triunvirato, que garantia o controle do Senado e das instituições tradicionais romanas sobre Itália,Grécia,Macedônia e Cartago,e distribuía a administração e o poder militar de diversas províncias entre esses generais.

Slide 11

    Império
    O Senado deixou de ser a autoridade central do Estado romano. Ele administrava algumas províncias,controlava suas finanças e era ouvido por Otávio(imperador). Roma era governada por um imperador que é o chefe supremo do Exército e representante do poder romano.

Slide 12

    Obras públicas romanas
    As obras que serão citadas agora eram símbolos visíveis do poder de roma. Aquedutos: pontes que levavam água limpa até as cidades,para uso doméstico ou industrial. Arenas: grandes áreas circulares de areia,onde eram realizadas as lutas entre gladiadores e entre estes e animais selvagens. Estradas: ligava roma a várias regiões,o que contribuía para a rápida e intensa circulação de mercadorias. Balneários ou termas: formados por amplos recintos,que lembravam templos,onde se desfrutavam de banhos quentes e frios,salas para massagens,piscinas e jardins e até bibliotecas.

Slide 13

    Paz romana
    Os romanos denominaram Paz Romana o período de relativa estabilização das fronteiras. Na verdade a paz romana foi uma paz armada. Houve diminuição das conquistas territoriais e as legiões romanas ocuparam-se da defesa das fronteiras do Império e da pacificação de províncias rebeladas.

Slide 14

    Fim do Estudo
    Houve uma crise econômica no império romano e essa crise enfraqueceu o estado romano. Então surgiu a religião cristã no ano 1,quando Jesus nasceu.
Show full summary Hide full summary

Similar

River Processes and Landforms
1jdjdjd1
Fractions and percentages
Bob Read
Forces and their effects
kate.siena
Quick tips to improve your Exam Preparation
James Timpson
F211- Module 1 Cells, exchange and transport
eilish.waite
Maths
xcathyx99
Using GoConqr to study science
Sarah Egan
GCSE AQA Physics 2 Circuits
Lilac Potato
General Physiology of the Nervous System Physiology PMU 2nd Year
Med Student
2PR101 1.test - 4. část
Nikola Truong
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Ricardo Padilla Alcantara