01 D. Adm.: Caderno de Erros

Description

Caderno de Erros de aula de Direito Administrativo estudada, aula 01.Normas, Regras e Princípios. Princípios da Administração Pública. Princípios Expressos: L I M P E. Princípios Implícitos ou reconhecidos. O caderno de erros será revisado sempre.
Viviana Veloso
Slide Set by Viviana Veloso, updated more than 1 year ago
Viviana Veloso
Created by Viviana Veloso about 6 years ago
19
0

Resource summary

Slide 1

    7 - Cespe – Ministério da Justiça 2013
    O princípio da moralidade administrativa torna jurídica a exigência de atuação ética dos agentes públicos e possibilita a invalidação dos atos administrativos.

Slide 2

    Na análise da moralidade administrativa, pressuposto de validade de todo ato da administração pública, não é necessário avaliar a intenção do agente, na verdade pouco importa a ideia pessoal do mesmo.  
    8 - Cespe – INSS 2016

Slide 3

    Todos têm direito à certidões em repartições públicas, para a defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. Cabe habeas data a fim de se assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constante de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. É garantido ao usuário, na administração pública direta e indireta, na forma disciplinada por lei, o acesso a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observadas as garantias constitucionais de sigilo.
    10 - ESAF – STN 2008

Slide 4

    15 - ESAF – Prefeitura RJ 2010
    Como regra fere o princípio da impessoalidade atender a pedido de preferência para a prática de um ato, porém essa regra admite exceções.  

Slide 5

    17 - Cespe – Defensoria Pública/TO 2013
    A personalização do direito administrativo é consequência da aplicação do princípio democrático e dos direitos fundamentais em todas as atividades da administração pública.

Slide 6

    O cumprimento dos princípios administrativos - especialmente o da finalidade, o da moralidade, o do interesse público e o da legalidade - constitui um dever do administrador e apresenta-se como um direito subjetivo de cada cidadão. (cumprimento dos princípios constitucionais, mais que um dever do administrador, constitui um direito subjetivo de cada cidadão.)  
    18 - Cespe – Previc 2011

Slide 7

    O desfazimento da nomeação de um agente administrativo somente pode ocorrer depois de assegurada a ele a garantia do contraditório e da ampla defesa.
    23 - Cespe – MIN 2013
Show full summary Hide full summary

Similar

Normas, princípios e regras
Rafael Ferreira da Silva
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10