Cromatografia de Papel

Roseli Soares
Slide Set by , created over 1 year ago

Slide Set on Cromatografia de Papel , created by Roseli Soares on 05/23/2018.

44
0
0
Tags No tags specified
Roseli Soares
Created by Roseli Soares over 1 year ago
IGCSE Chemistry Revision
sachakoeppen
Poetry revision quiz
Sarah Holmes
DEV I Part I
d owen
The GoConqr Guide to End of Term Exams
Sarah Egan
1PR101 2.test - Část 14.
Nikola Truong
HSC Economics
lydia le
One child policy, China- Population Control Case Study
a a
AQA Physics P1 Quiz
Bella Statham
The Cold War: An Overview_2
Andrea Leyden
GCSE AQA Biology 2 Enzymes, Digestion & Enzyme Uses
Lilac Potato

Slide 1

    Cromatografia de Papel
        Edielson Lopes Estevão Geisila Saar Ozéias Pedro da costa Rosangela Marquarte Roseli Soares  

Slide 2

    Cromatografia
    É um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases. Uma das fases permanece estacionária, enquanto outra se move através dela.. Durante a passagem da fase móvel sobre a estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fase de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais desses composto

Slide 3

    Caption: : Fonte:Oliveira,2015
        O botânico russo Mikhael Tswett em 1906 utilizou o termo cromatografia pela primeira vez, para descrever a separação de um extrato vegetal, utilizando colunas de vidro recheadas com partículas sólidas, arrastando os componentes com éter de petróleo.  
    História

Slide 4

Slide 5

Slide 6

      Quanto a fase móvel: 2.1. Gás inerte: cromatografia gasosa;  2.2. Líquido: cromatografia líquida; 2.3. Vapor pressurizado: cromatografia supercrítica;  2.2.1. Cromatográfica líquida em coluna .
      Clássica: em colunas de vidro, onde a fase móvel e deslocada sobre a fase estacionaria pela força da gravidade;  Alta eficiência: em colunas metálicas, onde a fase móvel é deslocada por pressões elevadas, obtidas com auxilio de uma bomba de alta pressão.

Slide 7

      Técnica simples;  Pequena  Boa quantidade de amostra; capacidade de resolução, Separação e identificação de compostos polares, como antibióticos hidrossolúveis, ácidos orgânicos e íons metálicos.
      É classificada como de partição líquido-líquido; Separação e distribuição depende da solubilidade; Geralmente água é utilizada como fase móvel e papel (celulose) como fase estacionária.

Slide 8

Slide 9

      Fase estacionária: utiliza como suporte folhas de papel filtro especiais para cromatografia que variam quanto à espessura em milímetros.Fase móvel: o eluente é um solvente puro ou uma mistura de solventes os principais eluentes são: Éter de petróleo; Tetracloreto de carbono; Benzeno; Éter etílico; Cicloexano; Acetato de etila; Clorofórmio;Etanol; Diclorometano; Ácido acético; Acetona; Água destilada. Metanol; Hoje em dia a técnica de cromatografia é muito difundida e utilizada para analises, tanto qualitativas, quanto quantitativas, em diversas áreas tanto na indústria quanto em pesquisa.

Slide 10

Slide 11

Slide 12

Slide 14

Slide 15

Slide 16

Slide 17

    Vantagens da Cromatografia de Papel
      Velocidade de análise :Com esta técnica, que é usual para obter separações em minutos ou mesmo segundos, em alguns casos. Portanto sistemas de coluna e de bombeamento de alta performance exigem alta pressão à medida que flui separações rápidas exigem rápido fase móvel e este por sua vez, exige pressões mais elevadas ver

Slide 18

      Alta resolução: alta resolução permite misturas muito complexas e separado, como alguns fluidos biológicos humanos, tais como urina. Amostras naturais são difíceis de lidar, mas com CII e programação resolução fase estacionária é notável.
        Resultados quantitativos: Métodos HPLC fornecer boas informações,qualitativa,realizando análise com precisão de 1%.

Slide 19

      Sensibilidade :Os detectores de proporcionar uma boa sensibilidade e o tipo de amostra geralmente medem até 10 ng (nanograma), outro mais especializado podem detectar quantidades muito pequenas.
      Vasta gama de aplicações:O HPLC não é um bom método de identificação em geral, é basicamente uma técnica de separação cromatográfica com alta resolução, mas não identificar o composto que dá o sinal obtido no cromatograma.

Slide 20

      Instrumentação caro; Analise qualitativos difíceis; Nenhum detector universal e sensato; Alto custo de operação; Experiência essencial .
    Desvantagens da Cromatografia

Slide 21

Slide 22

    Referências
    COLLINS, CarolCarolH. H. etetal, introdual, introduçção a mão métodos cromatogrtodos cromatográáficos, 6ficos, 6ªeded, ed. , Unicamp,Campinas,1995. ›NETTO, J. Z., CAZETTA, J. O. Cromatografia Plana, FunepFunep, Jaboticabal, 2005 , ›THE MERCK INDEX, 13th, ed. MerckMerck& CO., Inc., Usa, 2001.& 2001. ›BRAGA, G.L. Introdução a Métodos Cromatográficos. 6ª Edição ›COLLINS, C.H.; BRAGA,G.L.; BONATO,P.S. Fundamentos de Cromatografia. São Paulo: da Unicamp, 2006. 456p.