Metodologias Ativas

Description

Os métodos de ensino vêm se transformando nas últimas décadas dentro e fora de sala de aula e muitos professores, coordenadores e profissionais de Educação são desafiados a inovar e reconfigurar métodos de aprendizagem. Este curso ensina como transformar as aulas mais interessantes e ter uma resposta positivas dos alunos.
Cristiana Carvalho
Slide Set by Cristiana Carvalho, updated more than 1 year ago
Cristiana Carvalho
Created by Cristiana Carvalho almost 6 years ago
47
0

Resource summary

Slide 1

    Metodologias Ativas
    Escolhemos iniciar o nosso curso online com este primeiro tema de Metodologias Assertivas, principalmente por entender que o universo em sala de aula vem se transformando principalmente quando consideramos as novas tecnologias. O curso destina-se a profissionais da educação como professores, coordenadores ou gestores, assim como profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos educacionais que desejam inovar nas práticas educativas contribuindo para o processo de ensino aprendizagem de forma significativa, humanista, dinâmica e propositiva. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. 

Slide 2

    O curso é oferecido na modalidade EAD e utiliza-se de vídeo-aulas, textos, referências de leitura, encontros ao vivo pela internet, desenvolvimento de recursos tecnológicos móveis, hipermídia e redes sociais, além dos fóruns para esclarecimentos de dúvidas e construção dinâmica e colaborativa de materiais. 
    Procedimentos Didáticos-Metodológicos
    Caption: : Insurgência como exemplo de comunicação que vem da massa, do povo interligando a Educação como base para os movimentos sociais e articulações populares.

Slide 3

    Organização Curricular do Curso
    Conceito de Aprendizagem Ativa e Metodologias Ativas  Tipos de Metodologias Ativas e Estratégias Metodológicas Formas de aplicar metodologias ativas em sala de aula Avaliação em metodologia ativas 

Slide 4

    Requisitos e Critérios de Avaliação
    O aluno deverá ter conhecimentos básicos de informática, além de acesso a computadores, notebook ou tablete, com kit multimídia e acesso à internet.  Pré - requisito: diploma em licenciatura ou graduação.
    A avaliação da aprendizagem terá uma abordagem construtivista e será diagnóstica e formativa. Durante o curso serão avaliados a execução das atividades propostas, participação no fórum e ao final a criação de um projeto de aula utilizando as metodologias aprendidas.   

Slide 5

    O profissional com formação em Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem despertam no aluno o interesse  para o pensar, questionar, aprender a aprender e assumir seu papel como futuro transformador da realidade social.
    Perfil Profissional dos Egressos do Curso

Slide 6

    Perfil Docente e técnico envolvidos
    O desenvolvimento do curso proposto requer um corpo de instrutores devidamente qualificado, com experiência profissional comprovada na área de educação e conhecimento dos recursos tecnológicos aplicados no Ensino a Distância.  
    Certifcados  Certificado de participação para aqueles que cumpriram 75% da carga horária do curso e aproveitamento de 80% nas atividades.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha